fbpx
webcompany - Design Responsivo ou Design Adaptativo, qual o melhor para o meu site?

Design Responsivo ou Design Adaptativo, qual o melhor para o meu site?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Em uma realidade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e passam boa parte do seu dia navegando na internet, os sites precisam ter um visual atrativo e funcionar bem em todas as telas. É por isso que os termos design responsivo ou design adaptativo estão
sempre em discussão!

O design responsivo e design adaptativo compartilham um objetivo final semelhante: garantir uma ótima experiência do usuário em telas grandes, telas pequenas e em qualquer lugar por onde ele acessar. A diferença é que cada uma dessas técnicas tem seu próprio caminho para alcançar esse resultado, portanto, é fundamental entender como elas funcionam, para identificar a que mais se encaixa no projeto da sua empresa.

O que é Design Responsivo?

O design responsivo reorganiza o conteúdo com base no tamanho do navegador. Tecnicamente falando, as consultas de mídia CSS são usadas para definir um ou mais pontos de interrupção – resoluções de viewport nas quais elementos selecionados de um site se ajustam. Os pontos de interrupção costumam ser definidos para imitar os tamanhos de tela de dispositivos móveis populares, incluindo telefones e tablets.

Um exemplo fácil de visualizar é a navegação responsiva. Pense em uma barra de navegação de largura total exibida em telas maiores como desktops. À medida que a viewport diminui, é possível ajustar o menu para aproveitar o espaço disponível. Então, na menor das telas de celular, os tópicos de navegação do site ficam ocultos sob o menu principal.

Os layouts responsivos de várias colunas também são bastante populares. Os designers geralmente configuram de maneira que fiquem empilhados um sobre o outro em telas menores. Em telas de tamanho médio, como tablets, as colunas podem permanecer intactas ou empilhar parcialmente. O recurso é incorporado às especificações CSS, como o Flexbox, que ajusta automaticamente as colunas de acordo com o espaço da tela.

Vantagens do design responsivo

A principal vantagem do uso de técnicas de design responsivo é a experiência do usuário que se mantém boa em todos os dispositivos. A continuidade permite que visitantes frequentes encontrem o que estão buscando com facilidade, pois o design permanece o mesmo.

O outro benefício é que adicionar elementos responsivos ao CSS não é uma tarefa tão complexa, basta pegar o que está na tela grande e ajustar de acordo com os pontos de interrupção. Até sites mais antigos, projetados antes a popularização dos smartphones, podem ser adaptados sem muitos problemas.

Como o conteúdo e o URL de uma determinada página são os mesmos em todo o espectro de viewports, um design responsivo é melhor para o SEO, pois os mecanismos de pesquisa tendem a lidar com esses sites um pouco melhor.

Qual é a desvantagem do design responsivo?

Pode acontecer de alguns layouts de sites ficarem bem em uma tela grande, mas serem difíceis de gerenciar em espaços menores. Nesses casos, são necessárias grandes quantidades de rolagem, além disso, alguns elementos interativos ou de código podem ser muito lentos e pesados ​​para serem exibidos no celular.

O que é design adaptativo?

Também conhecido como “aprimoramento progressivo”, o design adaptativo é o processo de criação de vários layouts fixos para vários tamanhos de tela. Em resumo, um designer pode criar experiências completamente diferentes para telefones, tablets e desktops.

O processo costuma ser o seguinte: comece com algo mais básico e vá aprimorando a experiência para telas maiores. Quanto mais espaço na tela um usuário tiver, mais informações deverão ficar disponíveis.

Uma maneira de visualizar a diferença entre design adaptativo e responsivo é observando como um determinado site reage à medida que você redimensiona seu navegador da Web em um dispositivo de desktop. Um site responsivo ajustará continuamente o conteúdo à medida que você atinge pontos de interrupção específicos. Com um site adaptável, há uma ausência de um layout que muda constantemente. Em vez disso, novos pontos de interrupção podem trazer layouts completamente novos, alterando o conteúdo para melhorar o resultado final.

Vantagens do design adaptativo

Implantar um design adaptativo significa colocar os usuários em primeiro lugar, então, ao criar uma experiência separada para um tamanho de tela específico, podem ser retiradas informações importantes que estariam disponíveis se o site fosse responsivo.

Os usuários móveis, por exemplo, verão apenas os elementos de design e conteúdo que são relevantes para eles. O objetivo é que o site seja mais fácil de navegar e o conteúdo, mais fácil de ser consumido em uma tela menor. Então, à medida que mais tamanho de tela e poder de computação entram em cena, esses recursos extras são adicionados. O design adaptável fala sobre entender que a Web não é do tamanho único e que tudo precisa ser ajustado!

Qual é a desvantagem do design adaptativo?

Como você está criando experiências separadas, a implementação de técnicas de design adaptável pode consumir muito tempo. Se o projeto estiver com um orçamento ou prazo apertado, essa opção pode não ser a mais indicada.

Quando o assunto é o design adaptável, existe o risco da experiência do usuário ser inconsistente. A atenção aos detalhes é incrivelmente importante aqui, pois um site precisará fornecer uma aparência, sensação e funcionalidade separadas, mas semelhantes. Errar um detalhe ou tomar algumas decisões ruins no processo de design pode prejudicar a capacidade de usar o site em um ou mais dispositivos.

O SEO também é uma preocupação para sites que exibem edições somente para celular usando “ m.yoursite.com ” e similares. Isso não entra em jogo em todas as situações, mas ainda vale a pena considerar se o seu projeto é afetado.

Como escolher a melhor técnica para sua marca?

Da mesma maneira que quase todas as decisões de uma empresa são tomadas: analisando o tempo e o dinheiro disponíveis. Se você busca algo mais rápido e barato, os projetos responsivos são mais indicados. Se você utiliza produtos de terceiros, como os temas do WordPress, que geralmente vêm com um design responsivo, não há razão para se preocupar.

No entanto, sites maiores e com bastantes recursos orçamentários e de tempo podem se dar bem com o design adaptativo. Nesses casos, o design responsivo pode criar uma excelente experiência para cada dispositivo usando técnicas adaptativas. Tudo irá depender da realidade da sua empresa, mas o mais importante é sempre manter o seu site atualizado de acordo com as evoluções da internet..

Seja qual for a técnica escolhida, lembre-se de que a preocupação deve ser garantir que seu site funcione bem para todos os usuários. Por sorte, tanto o design adaptativo quanto o responsivo servem para esse objetivo, então, trace suas metas, levante os recursos disponíveis e escolha a técnica a ser utilizada!

Entre em contato com um especialista da Webcompany e tenha a melhor solução para o seu negócio.

 

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.