Mesmo quem ainda não pesquisou um imóvel para comprar ou alugar sabe o quanto esse processo costuma ser burocrático e cansativo: são dezenas de páginas de pesquisas abertas, filtros de preferências, formulários que devem ser preenchidos e horas de espera até que o corretor ou proprietário entre em contato por e-mail ou telefone. Por ser um processo de decisão que envolve diretamente o contato entre as partes e muitas dúvidas de ambos os lados, os chatbots podem ser a sugestão para facilitar tanto a vida dos corretores quantos dos potenciais inquilinos, quer ver?
Chatbot: seu próximo corretor é um robô
Em 2013 a pesquisa do Setor de Negócios Imobiliários do Google Brasil indicava que 60% dos processos de compra de imóveis eram feitos pela internet e que antes de efetuar uma compra o cliente acessava entre cinco a seis portais imobiliários. Assim, com clientes já utilizando os canais online para fazer a pesquisa dos imóveis, oferecer um canal de atendimento digital eficiente nesse meio é uma oportunidade.
É exatamente nessa brecha que os chatbots podem ser um diferencial para o mercado imobiliário: atendimento automatizado todos os clientes que serão levados ao site da imobiliária, através do tráfego, pago ou orgânico, gerado pelos investimentos feitos pela imobiliária.
Com a vantagem de automatizar processos e oferecer respostas instantâneas direto em aplicativos de mensagens que os clientes já costumam utilizar, os chatbots não precisam de login, formulários de contato ou download de aplicativos específicos. Especialmente no setor imobiliário, que exige o contato direto entre corretores, locatários e inquilinos, o chatbot pode ser um aliado estratégico, oferecendo um suporte disponível mesmo no fim de semana ou fora do horário comercial.
Na prática, um chatbot da imobiliária pode oferecer interações que ajudem tanto quem já é inquilino, com dúvidas comuns, como fiadores, pagamento ou questões contratuais, quanto auxiliar quem está buscando um imóvel para aluguel ou compra, oferecendo opções parecidas ao perfil pesquisado, confirmando horários de visitas ou oferecendo novidades que surjam na região do cliente.
Entre exemplos na prática, o Quinto Andar foi uma das primeiras empresas convidadas pelo Whatsapp para desenvolver chatbots dentro do aplicativo e oferecer aos clientes essa opção de contato. Correspondendo hoje a 40% do volume de atendimento, às interações por mensagens do aplicativo estão transformando o canal em uma referência de atendimento eficiente e dinâmico no setor imobiliário.
Dessa maneira, por ser um setor em que a venda ou aluguel envolve uma negociação direta e muitas dúvidas comuns, os chatbots podem favorecer, e muito, a simplificar processos e facilitar a rotina tanto dos clientes quanto dos corretores das imobiliárias, tornando o árduo processo de encontrar o imóvel ideal em algo mais dinâmico e eficiente.
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