fbpx
webcompany - Conteúdo interativo: o que você precisa fazer para ter bons resultados

Conteúdo interativo: o que você precisa fazer para ter bons resultados

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Se você quer chamar atenção das pessoas, precisa se diferenciar. O conteúdo interativo está aí para ser explorado de forma estratégica pelas marcas que precisam ser notadas em um mercado tão competitivo. No trabalho digital, mais do que aproximar clientes, o objetivo é reter sua atenção e aumentar engajamento. Sem dúvidas, só com a interatividade essas coisas serão possíveis!

Como você pode imaginar, milhares de conteúdos são publicados diariamente na internet, e os leitores estão cada vez mais exigentes em relação àquilo que consomem. Eles buscam informações úteis, conteúdos autênticos e estão de olho em quem é referência no assunto que procuram. Recorrer à criatividade, produzir conteúdo interativo e ficar ligado nas principais tendências do momento são opções que as empresas têm de atender a essas necessidades.

A boa notícia é que o espaço para conteúdo interativo é cada vez maior. Os profissionais e as marcas já entenderam que os formatos antigos não funcionam mais e estão reconhecendo as melhores práticas para criar conexão com a audiência. Produzir materiais realmente engajantes, que destaquem sua marca da concorrência e atraiam a atenção dos seus consumidores, é uma tarefa cada vez mais importante para gerar vendas no digital.

O que é conteúdo interativo?

Ao contrário dos materiais estáticos, o conteúdo interativo tem a ver com a ideia de diálogo entre a marca e o consumidor. Em vez de simplesmente ler um texto complexo, igual a tantos outros, o leitor tem acesso a peças mais elaboradas, composta por elementos que enriquecem a experiência. Esse tipo de publicação permite que o usuário tenha uma leitura ativa.

O conteúdo interativo tem um enorme potencial de atrair, nutrir, reter e fidelizar o público. Como não se limita à leitura do texto, ele reduz as chances de dispersão, porque o usuário precisa estar atento para interagir com quizzes, vídeos, imagens e outras peças que tornam a leitura mais interessante.

Vamos falar sobre ciência: você sabia que 90% da informação transmitida ao cérebro é visual? Além disso, as imagens são processadas pelo cérebro 60 mil vezes mais rápido, e apenas 20% das pessoas se lembram do texto que leram. Talvez você não imagine o que essas informações têm a ver com o marketing e o conteúdo interativo, mas imagine que sua marca está produzindo um ebook para captação de leads. Qual a melhor forma de torná-lo interessante?

Se o material for feito pensando na interatividade e na retenção da atenção, ele terá um bom texto, um conteúdo útil e poderá ter quizzes para testar o conhecimento – essas coisas facilitam a compreensão e aplicação das informações do ebook.

Boas práticas para criar conteúdo interativo

Qualquer conteúdo estático pode ser transformado em interativo. Sabe aquela landing page que tem um bom posicionamento no Google, mas não tem muitas conversões? Torná-la interativa pode ser a solução. É possível fazer isso, você só precisará tentar!

Para produzir conteúdo interativo que vá além do básico, e que possa se destacar na internet, é preciso que haja alinhamento entre os profissionais envolvidos e a etapa de criação do material. A publicação pode ser feita para atender qualquer objetivo, isso vai depender da realidade e necessidade da sua empresa.

Dicas para elaborar um bom conteúdo

Planejar antes de começar a criar: o planejamento é o pilar de qualquer estratégia. Ele serve como um norte para todos os membros da equipe, que visualizam com clareza o que se espera deles e quais caminhos devem ser seguidos. Por isso, nessa etapa, quanto mais detalhes, melhor. Não apresse as coisas.

Elaborar uma boa copy: na hora de escrever a publicação, o redator pode começar a pensar conteúdos que estimulem a interação. Essas informações devem ficar destacadas, para que todos da equipe saibam qual é o foco daquele material.

Cuidar de cada detalhe do design: além de trabalhar nas sugestões de interatividade apresentadas pelo redator, a etapa do desenvolvimento visual é importante para encontrar oportunidades para potencializar o engajamento do público. Esse é o momento de escolher elementos realmente interativos.

Revisar antes de publicar: nenhuma publicação deve ser feita sem antes ser avaliada, porque você precisa entender se o conteúdo está de acordo com a proposta inicial. Preste atenção se o tom de voz segue os padrões da marca e se a identidade visual é compatível com a mensagem que você quer transmitir.

A criação de um conteúdo interativo é bem diferente do processo de produção de materiais mais simples, mas isso não quer dizer que seja mais complexo, é apenas mais direcionada. Incluir a interação nos seus objetivos de marketing e comunicação fará com que sua marca se torne parte da rotina de seus clientes.

Ainda não sabe como produzir um conteúdo interativo?
Conte com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.