Como obter mais visualizações no YouTube?

Os vídeos têm conquistado cada vez mais espaço dentro das estratégias de marketing digital, todo mundo quer ter mais visualizações no Youtube! Não é a toa que os profissionais, marcas e produtores de conteúdos vivem buscando como melhorar a relevância na plataforma. Por ser uma rede com amplas possibilidades, não há uma fórmula mágica para aumentar as visualizações de um vídeo, mas algumas coisas podem ajudar.

Para ter mais visualizações no Youtube, primeiro, é preciso ter claro o que são essas métricas. As visualizações são uma das medidas utilizadas pelo sistema de monetização da plataforma, que servem como critério para recompensar os usuários, de acordo com o tamanho do canal. Para as marcas, os números são úteis para monitorar se aquele conteúdo está fazendo sucesso entre a audiência ou se o tema não está despertando a atenção.

Quando pensamos em um planejamento de marketing digital, o Youtube costuma ser considerado um canal indicado para a produção de conteúdo de topo de funil, por isso, empresas que estão focadas somente em bater metas de vendas acabam deixando de prestar atenção no potencial da plataforma, que atende hoje cerca de 2 bilhões de usuários mensais. Já imaginou desperdiçar esse público todo?

Marcas que direcionam seus esforços para obter mais visualizações no Youtube, entregando informações para o público em todas as etapas do funil de vendas, atraem pessoas que possam se interessar pelo produto ou serviço oferecido, além de se tornar autoridade no segmento. Em outras palavras, produzir conteúdo estratégico em vídeo pode ser o segredo para triplicar as vendas!

Para ter mais visualizações no Youtube, entenda como funciona a contagem da plataforma!

O Youtube contabiliza a visualização de um vídeo assim que ele é aberto por um visitante, isso significa que não existe um tempo mínimo que deva ser assistido. Porém, se o usuário sair da página antes do fim, isso ficará registrado de maneira negativa na retenção do vídeo, que é um índice que calcula por quanto tempo as pessoas consumiram o conteúdo.

Prestar atenção na retenção é tão importante quanto querer ter mais visualizações no Youtube, porque ela auxilia o algoritmo a entender se o conteúdo é relevante ou não. Se a taxa retenção for baixa, ele entenderá que o vídeo não é interessante e deixará de mostrá-lo com frequência para outros visitantes.

Sua marca precisa ter mais visualizações no Youtube? Acompanhe essas dicas!

  • Produza conteúdos autênticos e que sejam úteis para a audiência

Sabe por que o termo “conteúdo relevante” é tão popular no universo do marketing digital? Porque o bom conteúdo atrai bons clientes! Lembre-se disso sempre que for desenvolver algo para suas redes sociais e não faça com que a pessoa desperdice seu tempo ao parar para assistir o que você disponibilizou.

A pergunta que você deve se fazer sempre que for elaborar um conteúdo é “Esse material vai realmente ajudar o público-alvo ou só irá promover a minha marca?” Se não for ajudá-lo, é melhor repensar.

Na hora de distribuir os conteúdos no Youtube, pense em criar playlists. Isso fará com que o próximo vídeo comece automaticamente assim que o título escolhido terminar. Se o espectador gostou do seu conteúdo, é provável que ele continue assistindo e gerando maior envolvimento e mais visualizações no Youtube.

  • Pense em cocriações e faça parcerias com criadores de conteúdos que tenham valores próximos aos da marca

O conteúdos criados em parcerias com outras marcas ou produtores de conteúdo são ótimos para atingir um público que ainda não é seu. Pense que o objetivo final das estratégias é gerar valor para o espectador, obter mais visualizações no Youtube e expandir seu grupo de clientes em potencial no topo do funil e, para tudo isso, quanto mais gente você impactar, melhor.

  • Explore os cards e as telas finais que a plataforma disponibiliza

Manter o indivíduo em contato com seu conteúdo por bastante tempo é ótimo para suas métricas no Youtube, porque a plataforma entende que, se alguém está altamente envolvido com seu perfil, há o interesse em assistir mais de seus vídeos e a entrega só irá melhorar.

Um card do YouTube é uma notificação que aparece no canto superior direito ao longo do vídeo e indica um conteúdo relacionado para os espectadores. Você pode colocar um card em qualquer momento do vídeo, para promover outro material sem prejudicar a experiência do usuário. A tela final funciona da mesma maneira, com a diferença de que o link será apresentado no final da transmissão. Uma boa estratégia é linkar um ou dois vídeos com os cards e usar uma tela final com a sugestão de inscrição no canal.

  • Compartilhe os conteúdos do Youtube nas outras redes sociais

Quando uma empresa possui uma boa presença digital, é natural que ela construa grupos de interesses em cada espaço. Aproveitar isso é uma maneira de levar pessoas para o canal e conseguir mais visualizações no Youtube. A dica aqui é ser criativo na hora de chamar a atenção das pessoas. Você precisa convencê-las a assistir!

  • Faça capas e títulos atraentes

Pode ser que algumas pessoas cheguem ao conteúdo depois de procurar pelo assunto direto no Youtube, mas pode acontecer também de outras chegarem pelas redes sociais e indicações de amigos. Seja como for, as miniaturas são essenciais para despertar o interesse a ponto da pessoa querer consumir o conteúdo. Para uma boa miniatura, utilize textos e imagens fiéis ao tema do vídeo.

Em relação aos títulos, eles devem ser atraentes para que o usuário sinta interesse em clicar. Como criar chamadas atraentes? Entendendo sobre o público-alvo, descobrindo porque aquele assunto é útil para ele e aplicando técnicas de persuasão.

Dica especial: aplique o SEO para Youtube

Assim como qualquer outro mecanismo de busca, o YouTube tem alguns critérios de classificação para organizar seus resultados de pesquisa. Trabalhar a favor deles é uma estratégia inteligente para atrair mais visualizações no YouTube.

Você já deve imaginar que tudo começa pelas palavras-chave, pois sem elas não há nada para otimizar. Comece fazendo uma lista dos tópicos interessantes, depois pesquise os termos para entender como os usuários buscam por esses assuntos. As palavras encontradas devem ser utilizadas nos conteúdos. Se você não souber lidar com essas pesquisas, conte com um profissional.

  • SEO para títulos de vídeo do YouTube

Um dos fatores que colaboram para o bom ranqueamento no Youtube é o título do vídeo. Para que o conteúdo seja classificado para uma determinada palavra-chave, ela precisa aparecer no título, de preferência no início dele. O ideal é formar uma frase que faça sentido com o termo escolhido e que seja atrativa.

  • SEO para descrições de vídeo do YouTube

A descrição do vídeo também precisa de atenção, já que é levada em consideração quando os resultados da pesquisa são organizados. Inclua a palavra-chave pelo menos uma vez, sempre com o cuidado de deixar o texto humanizado e com o tom de voz da marca.

  • SEO para tags de vídeo do YouTube

As tags do Youtube são invisíveis para os usuários, mas servem para criar relevância para os algoritmos. Preencha o espaço com termos ligados a palavra-chave primária e explore as variações dela, isso ajudará a classificar as consultas de pesquisa de usuários propensos a consumir aquele assunto.

Sempre que for pensar em uma estratégia de marketing com foco em ter mais visualizações no Youtube, seja generoso ao compartilhar informações e conhecimento. Esse espaço serve criar afinidade com a marca e gerar confiança, duas coisas fundamentais para melhorar os resultados de vendas!

Quer conseguir mais visualizações no Youtube da sua marca? Fale com os especialistas da Webcompany!

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