Como o Stories se tornou uma nova maneira de produzir conteúdos digitais?

Quando lançado em 2016, o Stories do Instagram era considerado uma tentativa do grupo Facebook em recriar o sucesso de postagens efêmeras que expiravam em 24h, na época muito associadas com o aplicativo Snapchat. Hoje, já consolidado, o Stories superou a quantidade de usuários do antigo rival e se tornou um hábito na rotina de muitas pessoas.

Com mais de um ano de existência o Stories conta com 300 milhões de usuários diários e tem a cidade de São Paulo como o segundo ponto mais acessado no mundo! Para mostrar a grande adesão à rede social, entre os 10 maiores produtores de Stories no mundo, cinco são brasileiros, com o destaque da cantora Anitta encabeçando essa lista.

Apesar da popularidade, muitas marcas ainda pouco utilizam a ferramenta ou desconhecem as características que podem diferenciá-la, quer ver?

Como as marcas podem explorar o Stories?

De acordo com o levantamento da Pontomobi, 53% das empresas utilizam o Instagram para suas estratégias digitais, porém, quando pensamos nos Stories ainda não é frequente ver conteúdos produzidos exclusivamente para a ferramenta, fora grandes campanhas mundiais. Muitas vezes, ainda vemos vídeos ou fotos replicados de outros canais, ou apenas a indicação do “veja mais” para sermos direcionados para outro site, como se o Stories ainda fosse um espaço menos importante dentro das redes.

Por expirarem em 24 horas, as publicações no Stories podem ser o canal ideal para divulgar conteúdos que precisam desse senso de urgência e exclusividade. Assim, cobertura de eventos, bastidores de lançamentos, promoções ou cupons de descontos podem ser divulgados por lá, o que ajuda a aproximar mais a marca dos consumidores e deixar a mensagem mais humanizada e informal.

Mais leveza nas publicações

Com a facilidade de pular de conteúdo com apenas um clique, atrair e reter a atenção desse público flutuante pode ser um desafio, por isso, pense nos conteúdos do Stories com mais descontração e leveza: posts institucionais, com muito texto ou elementos na tela não cabem nesse momento. São poucos segundos para conseguir fixar sua mensagem, por isso, ser direto ao ponto e oferecer um conteúdo diferenciado podem ser elementos importantes.

Para as marcas e produtores de conteúdos, assim, o Stories representa uma nova maneira de se aproximar do público (especialmente o mais jovem) e pensar em um conteúdo vertical, curto e que tenha prazo de validade definido. Por isso, como sempre reforçamos, contar com um planejamento bem executado e conhecer bem quem é seu público-alvo ainda são elementos indispensáveis para a eficiência da comunicação.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

arquitetura de site

O que é arquitetura de site? (e o que ajuda no SEO)

A arquitetura de site é mais do que apenas organizar páginas, é o esqueleto digital que determina como usuários e
neuromarketing

Neuromarketing e a ciência do cérebro no marketing

O neuromarketing é uma disciplina que está transformando radicalmente o modo como as marcas se comunicam com seus públicos. Conheça!
tom de voz

A importância do tom de voz para todas as suas redes sociais

Fortaleça sua marca B2B com um tom de voz consistente em todas suas redes sociais e conquiste conexões duradouras com
O que significa PLR no Marketing Digital?

O que significa PLR no Marketing Digital?

PLR significa Private Label Rights e é um tipo de licença que permite utilizar um conteúdo propriedade intelectual para criar

Como escolher uma agência de marketing digital

Como escolher uma agência de marketing digital?

Escolher uma agência de marketing digital é a solução ideal para seu negócio se sua marca precisa ter mais visibilidade,

Inteligência Artificial no Marketing e a era da estratégia

Entenda como a Inteligência Artificial no Marketing está mudando o perfil dos profissionais dessa área e saiba o que você