Como o Stories se tornou uma nova maneira de produzir conteúdos digitais?

Quando lançado em 2016, o Stories do Instagram era considerado uma tentativa do grupo Facebook em recriar o sucesso de postagens efêmeras que expiravam em 24h, na época muito associadas com o aplicativo Snapchat. Hoje, já consolidado, o Stories superou a quantidade de usuários do antigo rival e se tornou um hábito na rotina de muitas pessoas.

Com mais de um ano de existência o Stories conta com 300 milhões de usuários diários e tem a cidade de São Paulo como o segundo ponto mais acessado no mundo! Para mostrar a grande adesão à rede social, entre os 10 maiores produtores de Stories no mundo, cinco são brasileiros, com o destaque da cantora Anitta encabeçando essa lista.

Apesar da popularidade, muitas marcas ainda pouco utilizam a ferramenta ou desconhecem as características que podem diferenciá-la, quer ver?

Como as marcas podem explorar o Stories?

De acordo com o levantamento da Pontomobi, 53% das empresas utilizam o Instagram para suas estratégias digitais, porém, quando pensamos nos Stories ainda não é frequente ver conteúdos produzidos exclusivamente para a ferramenta, fora grandes campanhas mundiais. Muitas vezes, ainda vemos vídeos ou fotos replicados de outros canais, ou apenas a indicação do “veja mais” para sermos direcionados para outro site, como se o Stories ainda fosse um espaço menos importante dentro das redes.

Por expirarem em 24 horas, as publicações no Stories podem ser o canal ideal para divulgar conteúdos que precisam desse senso de urgência e exclusividade. Assim, cobertura de eventos, bastidores de lançamentos, promoções ou cupons de descontos podem ser divulgados por lá, o que ajuda a aproximar mais a marca dos consumidores e deixar a mensagem mais humanizada e informal.

Mais leveza nas publicações

Com a facilidade de pular de conteúdo com apenas um clique, atrair e reter a atenção desse público flutuante pode ser um desafio, por isso, pense nos conteúdos do Stories com mais descontração e leveza: posts institucionais, com muito texto ou elementos na tela não cabem nesse momento. São poucos segundos para conseguir fixar sua mensagem, por isso, ser direto ao ponto e oferecer um conteúdo diferenciado podem ser elementos importantes.

Para as marcas e produtores de conteúdos, assim, o Stories representa uma nova maneira de se aproximar do público (especialmente o mais jovem) e pensar em um conteúdo vertical, curto e que tenha prazo de validade definido. Por isso, como sempre reforçamos, contar com um planejamento bem executado e conhecer bem quem é seu público-alvo ainda são elementos indispensáveis para a eficiência da comunicação.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Social Listening

Social listening: 3 benefícios para sua marca

O Social listening é a prática de analisar as menções da marca para ter uma ideia do que as pessoas
gestor de tráfego

Gestor de Tráfego: de operacional a parceiro estratégico

No atual cenário do marketing digital, o papel do gestor de tráfego pago está passando por uma transformação significativa.
webinar

O que é webinar e como fazer?

Os webinars são uma ferramenta poderosa para atrair, engajar e converter leads no marketing digital. Saiba como aplicar em sua
o que é D2C

O que é D2C e como o Marketing Digital contribui para essa estratégia

Com toda a revolução digital que tem ocorrido nos últimos tempos, você já se perguntou o que é D2C? As

youtube

YouTube faz 20 anos! Qual seu impacto no marketing digital?

Você sabia que o primeiro vídeo do YouTube, publicado há exatamente 20 anos, tem apenas 19 segundos e foi gravado

gerar mais leads no LinkedIn

Entenda como funciona o LinkedIn ads

Para entender como funciona o LinkedIn ads basta pensar na ferramenta como uma forma de impulsionar o conteúdo da sua