Como o SEO pode ajudar na divulgação de pequenas e médias empresas?

Muitos ainda acreditam que o SEO é uma estratégia cara, difícil e inacessível para a maioria das pequenas e médias empresas, mesmo entre aquelas que já adotam outras estratégias de marketing digital, por exemplo.

Na prática, entretanto, o SEO está longe de estar ultrapassado ou superestimado: quando feito corretamente ele pode ser importante para a correta consolidação online, especialmente para novos empreendedores ou marcas. Tudo dependerá, porém, de como você vai atuar com o SEO.

O que é SEO?

O SEO, abreviação de Search Engine Optimization (ou otimização para mecanismos de busca), busca aumentar a visibilidade de um site de maneira orgânica (sem pagar anúncios) nos mecanismos de busca, como o Google, fazendo com que o seu conteúdo seja uma referência quando os clientes procurarem determinado serviço, produto ou palavra-chave, por exemplo.

Esse recurso é fundamental já que os consumidores muitas vezes procuram nos buscadores pelos produtos e contatos de marcas. Enquanto as grandes já estão na cabeça dos clientes, as pequenas e novas empresas devem aproveitar essas oportunidades para aparecerem e despertarem a atenção de novos clientes!

Muitos ainda acreditam que apostar em SEO é só trabalhar com palavras-chaves repetidas de maneira robótica e encher os conteúdos de links sem relevância, e esquecem que o verdadeiro SEO deve também focar na facilidade de navegação dos usuários e consumidores, agregando os quesitos técnico e criativo – uma combinação que pode ajudar a alcançar melhores resultados!

Razões para investir no SEO

Seu site deve estar preparado desde o começo do projeto. Além de um design atrativo e conteúdo informativo, seu site precisa carregar rapidamente e ter termos-chaves corretamente estruturados, para que os buscadores leiam corretamente seu conteúdo, posicione-o e os consumidores encontrem o que precisam rapidamente. No posicionamento do Google, por exemplo, sites que não são responsivos são penalizados, assim, suas páginas devem funcionar bem tanto no computador quanto no celular, sem perder a velocidade, por exemplo.

As pessoas normalmente confiam no ranking de busca exibido pelo Google, assim os primeiros lugares da pesquisa parecem bem mais confiáveis e qualificados que um resultado exibido na sétima página, por exemplo. Para se ter ideia, de acordo com o Search Engine Journal, 75% dos usuários nem vão além da primeira página quando fazem uma pesquisa. Assim, caso você comece a melhorar seu posicionamento, gradualmente, também vai deixando sua marca mais forte e consolidada!

Assim, a correta estratégia de SEO também é uma oportunidade de aumentar seu alcance e, consequente também a conversão de vendas. Melhorando o posicionamento nos buscadores, mais pessoas, mesmo aquelas que ainda não conheciam diretamente sua marca ou serviços, poderão clicar e conhecer seu site, descobrindo seus produtos. E o melhor: com o tempo você conseguirá acompanhar as informações desses visitantes, como a localização, dias e períodos mais atrativos, quanto tempo passam no site, os produtos com mais atração… dados que te ajudarão tanto na comunicação quanto no desenvolvimento de novos produtos.

Dessa forma, o SEO pode ajudar, e muito, nas suas estratégias de marca. Mas é preciso se atentar aos resultados a longo prazo, eles levam tempo, e é preciso estar sempre atualizado e gerindo as estratégias de SEO de acordo com as mudanças do mercado. Converse com a gente e saiba mais!

Índice

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email