Como saber que as suas ações de marketing digital funcionaram? Primeiramente estabelecendo objetivos e metas, depois mensurando resultados, e é nesse processo que entram as métricas e os KPIs (key performance indicators ou indicadores chave de performance). Eles são essenciais para entender se seus esforços e estratégias estão funcionando.
Mas vamos por partes, primeiro diferenciando o que são as métricas e o que são KPIs.
Métricas são números, informações mensuráveis, mas que isoladamente não fornecem um indicativo completo de desempenho do negócio ou de determinado objetivo de marketing. Exemplos: likes, shares, número de posts, visitas no site, taxa de rejeição…
Do outro lado estão os KPIs, que são compostos por métricas capazes de mostrar o progresso de ações e indicar resultados concretos, sendo relevantes para acompanhar o negócio. Exemplos: engajamento, geração de lead, taxa de conversão, número de cadastros, tempo de permanência no site…
Casos para entender melhor
Vamos considerar como exemplo, uma marca nova que quer aumentar sua exposição (se tornar mais conhecida e ser reconhecida) com ações nas redes sociais. Podemos dizer que o nosso KPI principal é a exposição da marca através da métricas de alcance e visualizações dos conteúdos. Mas paralelamente, a marca também está trabalhando com conteúdos que conversem com seus públicos, com outro objetivo: de promover um relacionamento e criar vínculo emocional com seu target e por isso o KPI principal seria o de Engajamento da marca, analisando as métricas de taxa de engajamento, análise sentimento dos comentários, tempo de permanência no site (área de blog), entre outros.
Vejamos outra situação: a sua concorrente que tem marca estabelecida, é bem reconhecida no mercado e está trabalhando com foco em gerar novos clientes Como já possui diversas ferramentas para conversão, suas ações de marketing tem como objetivo gerar os tão famosos leads. Logo, seus KPIs principais seriam Geração de leads, Custo de leads, e Taxa de Conversão, por exemplo, acompanhando as métricas de formulários preenchidos, downloads de ebook, inscrições em eventos, cliques, etc.
No digital praticamente tudo por ser mensurado! E são centenas de indicadores de performance que podem ser analisados, e por isso é importante ter um foco, escolher os principais e mais importantes que realmente traduzem seus objetivos e estão ligados intimamente aos resultados pretendidos. E não podemos esquecer que devem ser definidos desde o planejamento, por isso os objetivos têm que ser traçados de forma estratégica e alinhados com os indicadores.
Tenha muito cuidado com as métricas de vaidade, que são aquelas que não fornecem nenhuma inteligência a sua análise. No final de tudo o que vai importar é na hora da análise aprofundada dos dados, o momento de interpretar o que significam todos aqueles números, correlacionar, filtrar e extrair inteligência para compreender comportamentos!
Procure sempre profissionais capacitados para definição, análise e acompanhamento de suas ações digitais, já que irão fazer toda a diferença nos resultados para o seu negócio. Nós podemos ajudar você com uma equipe de marketing digital especializada, entre em contato!