Como manter meu site seguro?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Quando você constrói o seu site você investe muito tempo planejando, desenvolvendo, para finalmente colocá-lo no ar. Sabemos do contínuo trabalho que é feito todos os dias também de posicionamento de marca, desenvolvimento de conteúdo e aplicação das estratégias para alavancar o site, além de todos os dados da empresa e dos seus clientes ficarem registrados nele. Já imaginou perder tudo isso porque você não mantém seu site seguro?

Quando um site é invadido, muitas vezes ele fica fora do ar, fazendo você perder vendas em seu negócio, além de roubarem os seus dados e utilizarem de forma mal intencionada. Isso pode acabar com a reputação e a confiança que seus clientes tinham em sua marca, por isso é de extrema importância você se preocupar em manter o seu site seguro desde a criação dele.

Existem algumas soluções e aplicações que reforçam a proteção das suas informações para manter o seu site seguro. Confira:

5 dicas para manter seu site seguro

Senhas fortes

Muitas pessoas podem não acreditar que isso faz total diferença e, como possuímos contas em diversas plataformas e aplicativos, o caminho mais prático é criar uma senha de fácil memorização, mas nem sempre a mais fácil é o indicada, por isso é importante reforçar a criação de uma senha forte.

Para manter seu site seguro, escolha senhas complexas, com mais de 8 caracteres, que possuam uma combinação de letras e números. Essa regra vale também para validar as senhas de clientes, caso seja necessário para eles realizarem uma compra ou participar de uma área restrita.

Backups frequentes

O backup é mais uma precaução do que realmente uma solução para manter seu site seguro. Sabemos que na era da tecnologia, informação e conteúdo é gerado de forma cada vez mais rápida, por isso devemos nos preocupar em salvar nossos arquivos e dados fora do servidor do site, para evitar incidentes onde se acaba perdendo todos os dados.

Crie uma rotina de backups, preferencialmente com armazenamento em nuvem, que é de fácil utilização e você não corre o risco de ser roubado ou ter falhas no aparelho, no caso de HDs externos, pendrives ou outras mídias físicas.

Tecnologia Atualizada

Inúmeros sites são comprometidos todos os dias devido a software desatualizado e inseguro. A maioria dos ataques de sites é automatizada. Robôs estão constantemente examinando todos os sites que podem para oportunidades de exploração.

É importante atualizar seu site assim que uma versão da tecnologia utilizada em seu site for disponibilizada. Essas atualizações podem conter apenas aprimoramentos de segurança ou corrigir uma vulnerabilidade. Se seu utiliza o CMS WordPress, fique atento às atualizações de segurança e às novas versões dos plugins instalados.

Hospedagem Confiável

Fique atendo às hospedagens de site muito barata ou “ilimitadas”. Muitas vezes, apesar do preço atrativo, a empresa coloca milhares de sites em um mesmo servidor, o que acaba fazendo que as vulnerabilidades de outros sites afetem o seu. Além do fator segurança, procure saber quais outros sites utilizam aquela empresa de hospedagem e sua reputação no mercado, para que a empresa esteja comprometida com a qualidade do serviço.

Certificado de Segurança (SSL)

Os certificados SSL são usados para criptografar dados que trafegam entre o host (servidor da web ou firewall) e o cliente (navegador da web). Isso ajuda a garantir que suas informações sejam enviadas para o servidor certo e não sejam interceptadas. A ausência desse certificado também faz com que alguns navegadores apresentem o site como não seguro no navegador gerando uma experiência ruim para o usuário.

Alguns tipos de certificados SSL adicionam uma camada adicional de credibilidade porque o visitante pode ver os detalhes da sua organização e saber que você é uma entidade legítima.

Sua empresa está precisando colocar em prática as melhores estratégias para manter o seu site seguro? Fale com um especialista!