O Google Tag Manager (GTM) é uma ótima ferramenta para implementar o rastreamento e monitoramento de websites. Se você precisa analisar e obter dados mais precisos sobre seu website, o Google Tag Manager torna esse processo muito mais fácil. Neste post do blog, veremos como funciona o Google Tag Manager (GTM) e o que fazer com ele.
O que é Google Tag Manager?
O Google Tag Manager é um sistema de gerenciamento projetado para simplificar o processo de adição, modificação e remoção de tags de websites. As tags são partes de código usados para rastrear e monitorar o comportamento do usuário em um website.
O Google Tag Manager (GTM) está incorporado à plataforma Google Analytics para que você possa rastrear seu website de forma mais fácil e eficiente. O GTM é uma ferramenta que lhe dá o poder do Google Analytics em cada página de seu website sem a necessidade de modificar cada página. Ele faz isso colocando todos os seus códigos de rastreamento em um local centralizado.
A outra grande coisa do GTM é que ele permite que você veja quais páginas foram tagueadas e quais ainda não foram, para que você saiba exatamente onde você precisa voltar e adicionar essas tags.
Como funciona o Google Tag Manager?
O Google Tag Manager funciona carregando em um código JavaScript junto com o conteúdo de seu site. O código (snippet) carrega um segundo arquivo JavaScript que contém todas as suas tags.
O código do Google Tag Manager manterá este segundo arquivo na memória e carregará novamente o arquivo cada vez que uma nova página for visitada. Ao manter as tags na memória, você evita a necessidade de escrever todas as tags em seu site cada vez que uma página é carregada.
Todas as tags são mantidas no segundo arquivo JavaScript, que é chamado de container. O Google Tag Manager lhe dá a possibilidade de adicionar e modificar as tags a partir de um local centralizado. Você pode facilmente criar um container e depois aplicá-lo em todas as suas páginas web. Quando você tem um container aplicado em seu website, o GTM JavaScript tratará de carregar o container, o que lhe permitirá então adicionar suas tags.
Benefícios de usar o Google Tag Manager
- Processo simplificado de tagging
- Não há necessidade de modificar cada página de seu site para adicionar suas tags. Você pode simplesmente adicionar o container ao seu website, e ele tratará de adicionar as tags a cada página. Você também pode adicionar as tags globalmente ou por página individual.
- Não há necessidade de modificar páginas existentes. Isto é especialmente útil se você estiver usando um construtor de websites como o WordPress. Você pode adicionar tags a cada página individual sem ter que modificar cada página do site.
- Fácil de modificar tags de páginas
- Se você estiver usando um container de nível de página, você pode adicionar e remover tags para cada página e ver quais páginas foram etiquetadas e quais ainda não foram.
7 coisas que você pode fazer com o Google Tag Manager
- Conectar ao Google Analytics
Instale quaisquer tags do Google Analytics para medir visualizações de páginas, fontes de tráfego, informações de campanha e conversões. - Acompanhar os eventos do website
Acompanhe eventos como visualizações de páginas, buscas, compras ou inscrições. - Conectar ao Google Ads
Instale as tags do Google Ads para medir a taxa de click-through, taxa de conversão e ROI. - Rastrear métricas do site
Rastrear métricas tais como visualizações de páginas, visitas, impressões ou métricas de engajamento. - Rastrear tarifas abertas de e-mails
Rastrear tarifas abertas de e-mails para saber se determinados e-mails estão sendo abertos ou quantas vezes eles estavam sendo abertos. - Rastrear cliques de e-mail
Rastrear quais links estão sendo clicados dentro dos e-mails. - Acompanhe os compartilhamentos de mídia social
Acompanhe quantas pessoas estão compartilhando seu conteúdo através das plataformas de mídia social.
Google Tag Manager para análise de dados
A análise de dados é o processo de examinar dados para identificar padrões ou tendências. Isto o ajudará a entender que tipos de conteúdo estão sendo mais compartilhados, que plataformas de mídia social estão trazendo mais tráfego, e que horas do dia estão trazendo mais tráfego.
Você também pode usar o Google Tag Manager para testes A/B rastreando uma página de controle e uma página experimental. Uma vez que os dados estão no Google Analytics, você pode comparar os dados entre a página de controle e a página experimental. Ao fazer isso, você poderá determinar qual página tem melhor desempenho e modificar a página que está trazendo menos tráfego.
Vamos para o GTM na prática!
Instale o Google Tag Manager e adicione seu código de rastreamento
Se você ainda não está usando o Google Tag Manager, então você precisa instalar o GTM em seu website. Você pode fazer isso visitando o site do Google Tag Manager e clicando no botão verde que diz: “Get Tracking” (Obter rastreamento).
Uma vez que o Google Tag Manager esteja instalado em seu website, adicione seu código de rastreamento globalmente ou por página.
Para adicionar seu código de rastreamento globalmente:
– Selecione a aba “Configuração de Tag”.
– Clique no botão “Google Analytics”
– Selecione “Google Analytics (Universal)” como seu método de implementação.
Para adicionar seu código de rastreamento por página:
– Selecione a aba “Container”
– Clique em “Novo”
– Selecione “Google Analytics” como seu método de implementação.
Como seguir os eventos do site
Para acompanhar um evento do site, crie um gatilho no contêiner do Google Tag Manager. Em seguida, você pode usar os campos de eventos do Google Analytics embutidos para definir uma regra de acionamento. Se houver um evento específico do site que você deseja acompanhar, você pode criar um evento personalizado no Google Analytics.
Se você quiser acompanhar quando as pessoas estiverem clicando em um link externo, crie um evento personalizado no Google Analytics quando o link for clicado. Então, você pode seguir este link através do Google Analytics usando o rastreamento de eventos.
Acompanhar variáveis do site
O Google Tag Manager permite que você adicione, modifique e remova as tags do site. Ao usar variáveis dentro de suas tags do Google Analytics, você pode criar relatórios mais precisos.
Por exemplo, digamos que você queira rastrear o número de pessoas que visitam seu website. Você pode adicionar uma tag do Google Analytics e adicionar o número total de visitantes do site como uma variável. Você poderá então ver o número de visitantes em cada página individual dentro de sua conta Google Analytics. Isto permitirá que você veja quais páginas estão trazendo mais visitantes e quais páginas estão trazendo o menor número de visitantes.
Conclusão
O Google Tag Manager é uma ótima ferramenta para implementar o rastreamento e monitoramento do site. Se você é alguém que está tentando usar a análise do website, o GTM torna este processo muito mais fácil. É uma ferramenta que lhe dá o poder do Google Analytics em cada página de seu website sem a necessidade de modificar cada página. Você também pode usar o GTM para testes A/B. Ao seguir os eventos do site e rastrear as variáveis do site, você pode criar relatórios mais precisos e saber que tipo de conteúdo está trazendo o maior tráfego.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil, mas se precisar de ajuda profissional para acompanhar a evolução de seu site via GTM, fale com um de nossos especialistas!