Os profissionais de marketing mais antenados já entenderam que saber como escrever um texto para blog é fundamental para os bons resultados da empresa. Se o marketing de conteúdo está cada vez mais forte, em parte, é porque os conteúdos mais densos, publicados no blog, são ferramentas poderosas de vendas.
Os blogs são uma ótima maneira de aumentar o tráfego, estabelecer autoridade no setor de atuação, incentivar o envolvimento do usuário e ampliar as oportunidades de networking. Dados do Optinmonster mostraram que 57% dos profissionais de marketing confirmaram que atraíram clientes por meio de blogs. Para que os clientes queiram se aproximar da marca por meio dos conteúdos, é preciso produzir materiais de qualidade. Quando for pensar em como escrever um texto para blog, tenha em mente que a informações precisam ser relevantes e atrativas para o leitor.
Apesar do marketing de conteúdo ser ótimo para impulsionar os resultados das marcas, o mesmo estudo mostrou que 65% dos profissionais da área mencionam que seu maior desafio é criar um conteúdo envolvente. Esse dado é preocupante, afinal, se o bom conteúdo vende, o de baixa qualidade prejudica a imagem da empresa!
Essas dicas irão te ajudar a entender como escrever um texto para blog que tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa
Estabeleça o nicho e encontre palavras-chave relevantes
Antes de começar a planejar os assuntos do seu blog, você precisa entender o que está por trás da intenção de busca do usuário, porque é isso que vai nortear sua produção de conteúdo. Quando souber que seu público-alvo está procurando ao digitar algo na barra de pesquisa, poderá falar o que ele precisa ouvir. Essa é uma arma poderosa para cativar o usuário!
Se você está tentando descobrir como escrever um texto para blog que seja encantador, a dica de ouro é: busque inspiração ao redor. Além de descobrir as dores do público-alvo, fique de olho nas principais tendências do Google, tópicos de pesquisa no Pinterest e no que está bombando no Instagram. A estratégia é unir os assuntos que estão em alta com coisas relacionadas a especialidade da marca.
Dicas rápidas que irão te ajudar a encontrar assuntos interessantes para o blog:
- Escolha um tópico que você goste para falar.
- Participe ativamente de fóruns e grupos de discussões.
- Acompanhe a seção de ‘pesquisas relacionadas a’ na página do Google.
- Encontre palavras-chave em softwares de SEO.
- Peça a ajuda de vendedores, se necessário.
Ganhe a atenção do leitor pelo título
Um bom texto é aquele que prende a atenção do leitor. Para fazer isso, você precisa saber escrever títulos atrativos. De acordo com a Copyblogger, 80% dos visitantes lerão seu título, mas apenas 20% continuarão a leitura até o fim do artigo. Isso significa que a maior chance de você comunicar sua mensagem está nos momentos iniciais.
O segredo para escrever um título que retenha a atenção é pensar como o leitor. O que será que ele gostaria de ler? Quais palavras podem despertar a curiosidade dele? Essas respostas irão mostrar o caminho. Pense em produzir conteúdos úteis e escolha bem as palavras!
Otimize para palavras-chave e produza conteúdos otimizados
Quem precisa saber como escrever um texto para blog deve aprofundar seus conhecimentos em SEO. Saber identificar as melhores palavras-chave e utilizá-las na construção do texto é uma forma de fazer com o Google entregue mais seus conteúdos, já que a plataforma recompensa apenas sites e conteúdo otimizados. Produzir textos otimizados também significa que você deve escrever um material com boa legibilidade e de fácil compreensão.
Antes de pensar em como escrever um texto para blog, entenda como seu conteúdo irá ajudar o cliente!
As pessoas passam a maior parte do tempo na internet buscando respostas, ou seja, o seu conteúdo precisa entregar o que elas estão procurando. Elas querem ler algo significativo, que não apenas solucione seus problemas, mas também as inspire a realizar ações para melhorar suas vidas.
Quanto mais publicações úteis você compartilhar, mais valiosa será sua entrega para o cliente. Dados mostram que 60% dos usuários buscam por opiniões na internet e que essas informações ajudam na fase inicial do processo de compra. Aproveite este espaço para se aproximar e construir autoridade. Produza materiais com uma boa introdução, faça perguntas, compartilhe estatísticas, crie comparações, conte uma história e trabalhe técnicas de copywriting.
Escreva uma meta descrição atraente
A meta descrição é o pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página sugerida quando você faz uma pesquisa no Google. É fundamental que ela seja bem escrita, para causar uma ótima primeira impressão enviando uma mensagem de abertura para o Google, caso contrário, os usuários verão um informativo aleatório do seu artigo.
Agora que você já sabe como escrever, fique de olho nas recomendações de SEO!
Crie backlinks para o seu blog
Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. Houve um tempo em que os backlinks foram a principal métrica para o rankeamento de uma página na web, mas já não é bem assim. Apesar de hoje em dia serem apenas parte de uma estratégia completa, eles devem ser trabalhados. Faça isso colocando seu link em frases que tenham conexão com o assunto em questão!
Utilize as redes sociais para compartilhar as atualizações do seu blog
Compartilhar as publicações do blog nas redes sociais aumenta a vida útil dos conteúdos e melhora a visibilidade no Google. Essa estratégia ajuda a atrair tráfego orgânico, reconhecimento e melhora a reputação da marca. Para ter mais sucesso, ajuste os URLs dos seus blogs.
Os links que você publica nas redes sociais ajudam o Google a indexar o blog, portanto, mais curtidas, compartilhamentos e comentários significam classificações mais altas.
Melhore a capacidade de resposta da página
Saber como escrever um texto para blog é apenas uma parte da estratégia de conteúdo, em seguida, você deve se preocupar com o tempo de resposta do seu site. A experiência do usuário precisa ser aprimorada para que ele sinta vontade de ficar em contato com as informações, isso significa que seu layout deve ser simples e permitir que os usuários naveguem facilmente.
Crie conteúdos otimizados para mobile
Os smartphones dominaram a vida de todos nós e as marcas precisam surfar nessa onda! A capacidade de resposta móvel é um fator importante de classificação do Google, então, uma experiência mobile ruim pode ser prejudicial para os resultados, mesmo que a versão para desktop funcione.
Incorpore diferentes tipos de mídia em suas publicações
Uma das coisas mais interessantes do blog é a possibilidade de mesclar conteúdos. Você pode incluir vídeos, imagens e até mesmo áudio para incrementar o tópico abordado e surpreender o leitor. Abuse da criatividade e faça o possível para tornar a leitura do seu material inesquecível.
Pensar em como escrever um bom texto de blog e conquistar a confiança da sua audiência é fundamental para os resultados e marketing digital. Uma publicação bem escrita pode atrair visitantes com potencial para se tornar clientes. Acredite: o conteúdo está com tudo e, no futuro, você vai desejar ter começado uma estratégia de produção de bons materiais hoje.
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