A produção de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para quem deseja crescer no meio digital. No entanto, para que seu plano dê certo, é preciso focar em como escolher as melhores palavras-chave para produção de conteúdo.
É preciso ter clareza sobre quatro pontos essenciais:
- Objetivo do seu negócio;
- Objetivo do seu conteúdo;
- Para qual público será direcionado e seu objetivo;
- Qual a posição da persona no funil.
Só assim é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave direcionada e de qualidade. Te explicamos o passo a passo a seguir.
1. Quais os objetivos de seu negócio?
A pesquisa de palavras-chave faz parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Essa é uma maneira eficaz de posicionar o seu negócio na primeira página (e quem sabe a primeira posição!) do Google.
As palavras-chave são aquelas palavras que eu, você e outros usuários utilizamos para fazer pesquisas nos motores de busca. Quando bem aproveitadas e utilizadas em uma página, seja em artigos, notícias ou páginas de produto, elas garantem que a sua empresa seja encontrada antes dos seus concorrentes.
Contudo, antes de focar na produção de conteúdo, pense nos objetivos do seu negócio. Você quer converter mais leads? Aumentar o tráfego? Melhorar a consciência de marca? A partir daí, fica fácil definir as palavras-chave corretas.
2. Quais os objetivos do seu conteúdo?
Todos os textos da internet têm um objetivo. Eles podem solucionar problemas, dúvidas, entreter ou convencer, por exemplo. E, para cada um desses estágios há uma palavra-chave ideal.
3. Head Tail vs Long Tail
Ainda no mesmo sentido, as palavras podem ser comerciais, informacionais, navegacionais ou transacionais. Elas são responsáveis por guiar o usuário do “eu quero saber” até o “eu quero comprar”. Isso significa que a escolha das palavras-chave para produção de conteúdo está intrinsecamente relacionada à jornada de compra. Aqui, além de se colocar no lugar do seu cliente, é preciso entender a diferença entre head tail e long tail.
Head tail
As head tail são palavras-chave menos específicas e mais simples, indicadas para a base da jornada. Nessa fase, o usuário quer respostas diretas. Alguns exemplos são:
- Marketing
- Lápis de olho
- Vestido
Como são abrangentes, são mais concorridas nos motores de busca.
Long tail
As palavras-chave long tail são termos longos e específicos, para usuários que já estão na última etapa da jornada de compras. Nesse caso, eles já sabem o que querem encontrar.
- Marketing digital para barbearia
- Lápis de olho Boca Rosa
- Vestido longo vermelho para formatura
Essas palavras têm menor concorrência.
4. Volume de buscas
O volume de buscas demonstra a quantidade de pessoas que pesquisam por aquele termo. Vale a pena investir nas mais buscadas e menos concorridas, pois são essas que podem te garantir o primeiro lugar no Google com facilidade.
Algumas ferramentas que vão te auxiliar nesse processo são:
- SemRush: indica o volume de buscas mensais, variações e o desempenho da concorrência;
- Google Trends: compara o volume de busca de diferentes palavras-chave, além de mostrar a frequência com que são buscadas, o crescimento do interesse e pesquisas relacionadas ao mesmo assunto;
- Google Keyword Planner: identifica o nível de concorrência entre palavras-chave, volume de buscas mensais, a complexidade das palavras e o número de acessos;
5. Definição da palavra-chave principal e sinônimos
Após escolher a palavra-chave principal, você pode escolher palavras-chave secundárias e sinônimos para enriquecer o texto. Dessa maneira, suas chances de alcançar a primeira página do Google serão ainda maiores.
Por fim, a pesquisa de palavras-chave exige muita análise e paciência, enquanto a produção do texto deve ser estratégica, seguindo as regras de SEO, para garantir que o usuário tenha uma boa experiência e se sinta satisfeito.
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