Marcas que desejam aproveitar o crescimento do e-commerce para ampliar suas frentes de vendas devem optar por investir no melhor gateway de pagamento. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o serviço mais adequado para seu site pode ser um desafio.
Um gateway de pagamento é a plataforma responsável por viabilizar a conexão e transmissão de dados entre uma loja virtual, seus clientes e as instituições financeiras, como bancos e operadoras de cartão, para permitir que uma compra seja realizada. Tendo em vista que, só no primeiro semestre de 2020 foram realizadas 132,6 milhões de compras online e que a tendência é que os números sejam maiores, os lojistas precisam estar preparados para oferecer a melhor experiência ao usuário, e isso envolve escolher o melhor gateway de pagamento.
Qual é a importância de investir no melhor gateway de pagamento?
Cada gateway tem diferentes políticas, taxas de transações e recursos de integração, por isso, é preciso analisar cuidadosamente cada uma das características para entender quais colaboram com o processo de otimização dos processos de vendas.
Negligenciar a importância de selecionar o melhor gateway de pagamento pode gerar mais custos mensais e prejudicar seu negócio online a longo prazo. Além disso, como existem no mercado diversas modalidades de pagamento, com as variadas bandeiras de cartões, contar com um bom gateway de pagamento é a melhor forma de diversificar e conseguir atender às expectativas dos consumidores.
Pontos de atenção na hora de escolher o melhor gateway de pagamento para sua loja virtual
Tenha a certeza de que a cobertura abrange sua região de atendimento
Considere a localização da maioria de seus clientes para escolher um gateway que esteja disponível, pois isso evitará conflitos quando clientes forem realizar compras. Vale a pena dar uma olhada na lista de países com suporte para o gateway escolhido, pois, caso o país que você procura não estiver lá, será necessário enviar um e-mail para ter certeza da cobertura antes de assinar o contrato.
Fique atento as opções de pagamentos recorrentes
Se a sua empresa trabalhar com produtos ou serviços baseados em assinatura, como clube de assinatura, é fundamental escolher um gateway que permite pagamentos recorrentes, para que você não tenha que cobrar dos clientes manualmente todas as vezes.
No caso de cobranças mensais, o melhor gateway de pagamento é aquele que também ofereça os recursos avançados, como permitir que os clientes façam upgrade ou pause seus planos.
Segurança de pagamento
Você já deve imaginar que a preocupação com fraudes aumenta à medida que as compras pela internet crescem, por isso, faça o possível para garantir que os clientes estarão seguros em sua loja. Opte por um gateway que use o sistema Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), uma série de padrões implementados para proteger os dados do usuário e as informações de pagamento em todo o mundo.
Para verificar se o gateway mantêm a conformidade com PCI para proteger os dados de seus clientes, você pode entrar no site do Stripe e verificar se são compatíveis com PCI.
Valores e taxas de transação
De maneira geral, os gateways de pagamento cobram uma taxa para cada transação que processam em sua loja online. Esse valor costuma ser baseado em sua localização, modelo de cartão utilizado, quantidade de transações mensais e muito mais. Como taxas mais altas podem reduzir seu lucro e prejudicar a saúde financeira da empresa, tenha o cuidado de comparar as taxas de transação de vários gateways de pagamento antes de decidir qual usar.
Tenha claro quais são as taxas variadas
Além do valor cobrado por transação, você precisa analisar as taxas extras que a empresa pode cobrar, como por exemplo: taxas de configuração, taxas de manutenção de conta, cobranças de saques ou depósitos em sua conta bancária, taxas de estorno e muito mais. Dependendo de seus níveis de vendas a cada mês, ter uma alta quantidade de taxas pode ser um incômodo, especialmente se você está apenas começando.
Variedade de opções de pagamento para o cliente
Um dos fatores de sucesso para o e-commerce é oferecer a melhor experiência de compra para o cliente, por isso, encontrar o melhor gateway de pagamento, aquele que aceita pagamentos de tantos emissores e processadores de cartões diferentes, tem um impacto considerável.
Existem muitas opções no mercado, portanto, não tenha pressa na hora de escolher o melhor gateway de pagamento e avalie todos os critérios com atenção. Levante as principais necessidades da sua loja virtual e considere-as durante a escolha do melhor serviço para sua empresa.
Está precisando de ajuda para encontrar o melhor gateway de pagamento para sua loja?
Fale com a equipe da Webcompany Marketing Digital!