Como diminuir o tamanho das imagens do seu site com o Smush.it

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

As imagens que compõem blogs e sites são fortes aliadas para trazer toda a comunicação visual que prende a atenção dos usuários, mas muitas vezes elas podem ser pesadas, necessitando de muitos dados para carregá-las e consequentemente acabam deixando o site mais lento, comprometendo a sua performance. Esse é um cuidado que deve ser tomado durante a construção ou manutenção do site e para solucionar esses problemas temos a opção de utilizar o Smush.it nas plataformas em wordpress.

O wordpress é plataforma para gerenciamento de conteúdo (CMS) mais utilizada no mundo e com ele é possível administrar de forma muito prática todo o seu site. Dentro de suas inúmeras ferramentas, ele oferece centenas de plugins, que são extensões que podem ser instaladas rapidamente com funções específicas que ajudam na performance do site, como por exemplo, reforço da segurança, realização de backups, agilidade no carregamento, otimização de imagens e muito mais.

O Smush.it no wordpress atua como um plugin gratuito de otimização de imagens, fazendo isso automaticamente durante o download para os tipos de arquivos padrões (PNG, JPG, GIF, BMP e TIF). Com tamanho máximo de até 5 MB, permite uma redução de até 80%, garantindo uma ótima resolução e o bom é que também existe uma opção para otimização em grupo para imagens antigas do site.

Instalando o Smush.it no wordpress

É muito prático de instalar o Smush.it no wordpress, sua utilização também é bem simples e com certeza vai contribuir para sua página ter um melhor desempenho se for aplicado junto com todas às técnicas de SEO, melhorando o seu posicionamento orgânico nas buscas do Google.

Passo a passo

  1. Abra o painel inicial do wordpress;
  2. Visualize o menu localizado no lado esquerdo e clique na aba Plugins;
  3. Na página onde aparece todos os seus plugins, selecione Adicionar Novo na parte superior;
  4. No campo de pesquisa, localizado ao lado superior direito, busque por Smush;
  5. Clique em Instalar Agora e aguarde a finalização;
  6. Agora volte ao menu localizado no lado esquerdo e clique em Mídia;
  7. Na biblioteca de mídia, é possível localizar uma coluna escrito Smush, ao final de cada imagem;
  8. Selecione todas as imagens que deseja otimizar e clique em Compactar;
  9. Pronto, você otimizou todas as imagens do seu site!

Agora que você já tem o Smush.it no wordpress instalado em seu site, você pode perceber a real diferença no tamanho do arquivo de imagem que o plugin proporciona e ter os melhores resultados em termos de desempenho. Lembre-se também que é importante que todas as suas imagens tenham títulos amigáveis e os campos alt e title preenchidos para ter uma melhor posicionamento do Google.

Sua empresa está precisando saber como otimizar o seu site com as melhores práticas de SEO? Fale com um especialista!