Como configurar o WhatsApp Business para minha empresa?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

O WhatsApp Business foi desenvolvido especialmente para pequenas empresas, com o objetivo de otimizar o contato com os clientes, com opção de colocar informações da sua empresa, criar catálogos com seus produtos ou serviços. Além de poder dar um retorno mais rápido ao cliente, com a possibilidade de criar mensagens instantâneas, para tirar dúvidas comuns e até realizar o envio automático de notificações de ausência e o horário que ele poderá ser atendido novamente.

Mas, para começar a utilizar o WhatsApp Business é importante saber configurar adequadamente e alinhar as estratégias de marca corretamente. Afinal, ele entra sim como estratégia de marketing digital, pois sabemos que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no dia de hoje e ter a internet como seu maior parceiro é fundamental para crescer sua marca e alavancar os negócios.

A primeira dica para iniciar seus negócios no WhatsApp Business é pensar como você gostaria de ser abordado e tratado durante um atendimento virtual. Acredito que todos gostam de ter suas dúvidas e/ou problemas resolvidos de forma rápida e eficiente, ser tratado com educação e profissionalismo, com uma comunicação clara e um tom de voz de acordo com o estilo da marca, nada de achar que está mandando mensagem para seus amigos, viu?

Outro fator que muitas pessoas não gostam é ficar recebendo propagandas excessivas, se você optar por enviar algumas promoções, produtos/serviços exclusivos e informativos da marca, selecione realmente conteúdos relevantes e prefira perguntar antes se a pessoa quer entrar na lista de transmissão para receber os temas.

Vantagens do WhatsApp Business

Mensagens
Como já falado anteriormente, o WhatsApp Business te oferece a opção de criar mensagens automáticas, para sanar as dúvidas frequentes. Deixar mensagens de ausência, para quando a loja está fechada e disponibilizar os horários de funcionamento da empresa.

Métricas
No WhatsApp Business podemos acompanhar e analisar quantas mensagens foram entregues, lidas e recebidas ao destinatário e assim como classificar os clientes com etiquetas, como por exemplo novo cliente, novo pedido, pedidos pagos, pendentes ou finalizados.

Isso facilita muito na hora de você monitorar e saber o retorno que o seu WhatsApp Business traz para sua marca, além de poder traçar novas estratégias mais eficazes e descobrir que algo também que está aplicando pode não estar dando muito certo e alterar.

WhatsApp Web
Você pode tem a possibilidade de conectar normalmente seu WhatsApp Business no desktop, ok?

Segurança
Ao passar do tempo você pode ter sua conta confirmada no WhatsApp Business, com seu número de telefone verificado você consegue passar muito mais credibilidade para o cliente e mostrar realmente que eles estão conversando com uma empresa.

Configurando o seu WhatsApp Business

O WhatsApp Business é bem fácil de ser utilizado e não existe nenhum segredo. É basicamente as mesmas funcionalidades do WhatsApp tradicional que você utiliza no dia a dia para falar com seus amigos, familiares, entre outros.

Ele é gratuito, disponível para Android e IOS e possui a opção de migrar seu número pessoal para a conta comercial ou até criar uma conta com número de telefone fixo da própria loja já existente.

A principal diferença do WhatsApp Business, é a opção de Configurações da Empresa, o primeiro passo é adicionar o nome da sua empresa, depois você adiciona um sobre, o ramo do seu negócio, site, e-mail e horário de funcionamento. Lá também, você pode acompanhar as estatísticas e configurar as suas mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas, onde é possível salvar todas elas para enviar quando surgir as dúvidas frequentes.

Sua empresa está precisando desenvolver estratégias de marketing digital para serem aliadas do WhatsApp Business e alavancar suas vendas? Fale com um especialista!