Se até alguns anos atrás nossas recomendações e referências de compra se limitavam aos amigos e familiares mais próximos, as pesquisas online romperam as barreiras físicas. Assim, hoje com a pesquisa online, seja para buscar um restaurante, loja, hotel ou salão de beleza, é muito fácil acessar os buscadores para conferir os comentários, informações e preços antes mesmo de sair de casa, tomando a decisão de compra baseada nessas recomendações.
De acordo com um levantamento realizado pelo Google, o consumidor atual já forma uma opinião sobre o local muito antes de chegar presencialmente, apenas pelas recomendações e buscas realizadas online. Assim, a pesquisa já faz parte da própria experiência de compra, sendo uma etapa importante para que os consumidores possam aproveitar ao máximo o que o local tem a oferecer. Como exemplo, a pesquisa indica que a busca pelo termo “cardápio” cresceu 55% nos últimos dois anos em pesquisas mobile, o que é uma importante indicação de que os consumidores já querem chegar aos estabelecimentos com informações mais detalhadas do que será oferecido. Outro ponto indicado é que muitas pesquisas online estão atreladas aos preços dos estabelecimentos, procurando comparativos, opções que ajudem a economizar ou se planejar financeiramente.
Quanto ao peso dos comentários, o levantamento realizado pela MindMiners indicou que dos 91% dos entrevistados que já fizeram compra por meio de canais digitais, 83% deles davam mais atenção aos comentários negativos na internet que os positivos quando estavam buscando determinado produto, local ou serviço.
Como atender esse novo consumidor?
Como indicado pelo levantamento do Google, pesquisar produtos e serviços online tem o objetivo de criar a melhor experiência possível e não enfrentar dificuldades, arrependimentos ou imprevistos para o consumidor.
Com esse novo perfil de cliente, mais do nunca, as marcas devem estar alinhadas aos novos hábitos e oferecerem uma boa experiência, que comece ainda no ambiente online. Nesse sentido, ainda não ter o site otimizado para a navegação mobile, manter redes com informações desatualizados ou não responder as dúvidas e comentários dos usuários pode representar uma perda de possíveis novos clientes. Como sempre indicamos, estar bem posicionado nos buscadores, através de campanhas de redes de pesquisa e Google AdWords, também faz uma grande diferença para que os clientes que estejam interessados no seu produto te encontrem facilmente.
Além disso, sabendo que as pessoas buscam preferencialmente o preço, horários de funcionamento, depoimentos e contato, que tal deixar esses dados em evidência e facilitar a navegação para quem está interessado em consumir seus produtos ou serviços? Atender as necessidades desse novo consumidor com agilidade, pode ser o diferencial que fará ele escolher a sua experiência em vez de outras.