Quais são os esforços que a sua marca faz diariamente para impactar clientes e gerar mais vendas? Será que a publicidade tradicional — como em TV, rádio e jornal impresso — chega realmente a quem tem interesse na sua empresa ou isso é um tiro no escuro, com resultados incertos? Ao contrário de canais offline, que possuem baixa possibilidade de segmentação, o Facebook permite a criação de anúncios voltados para públicos-alvo específicos e é uma plataforma de investimento importantíssima para marcas que querem se destacar na internet. Mas como anunciar no Facebook? Antes de responder a essa pergunta, um passo importante é entender por que o Facebook é uma Rede Social que merece a sua atenção e, claro, investimento.
Quais são os esforços que a sua marca faz diariamente para impactar clientes e gerar mais vendas? Será que a publicidade tradicional — como em TV, rádio e jornal impresso — chega realmente a quem tem interesse na sua empresa ou isso é um tiro no escuro, com resultados incertos? Ao contrário de canais offline, que possuem baixa possibilidade de segmentação, o Facebook permite a criação de anúncios voltados para públicos-alvo específicos e é uma plataforma de investimento importantíssima para marcas que querem se destacar na internet. Mas como anunciar no Facebook? Antes de responder a essa pergunta, um passo importante é entender por que o Facebook é uma Rede Social que merece a sua atenção e, claro, investimento.
Com 2 bilhões de usuários em todo o mundo e 130 milhões apenas no Brasil, o Facebook possui uma ferramenta voltada exclusivamente para a produção e veiculação de anúncios, o Facebook Ads. Com diversas opções de segmentação — como por idade, preferências e localização —, a plataforma permite que você direcione os seus esforços de publicidade para encontrar e atingir o público ideal. Quem nunca foi impactado por um anúncio que conversa perfeitamente com os seus interesses e hábitos? Além dessa ótima vantagem, um outro diferencial é sentido no bolso: o custo. O tema “quanto custa anunciar no Facebook” já foi abordado anteriormente no nosso blog e, reforçando, a boa notícia é que a plataforma não pede um valor fixo. Você não vai querer perder essa oportunidade, correto? Então vamos novamente à pergunta: como anunciar no Facebook?
A definição do objetivo e do público
Todo esforço de comunicação precisa começar com um passo extremamente importante: a definição do objetivo e, por consequência, do público. “O que é esse produto/serviço que eu estou oferecendo?” “Ele é feito para qual finalidade? E quem vai utilizá-lo?” “Eu quero que meu anúncio tenha abrangência regional, municipal, estadual, nacional ou mundial?”
Nesse momento, uma boa estratégia é avaliar como esse público se comporta. Voltando ao exemplo de beleza, além de interesses diretamente relacionados ao produto, pense em qual tipo de comportamento de consumo essa pessoa também pode ter. Se eu vendo um batom, o meu público possivelmente pode ter interesse, por exemplo, por máscara para cílios e posso fisgá-lo a partir dessa estratégia. Esse consumidor pode, inclusive, apresentar interesse por blogs de beleza e comportamento feminino e as possibilidades, a partir disso, são inúmeras.
O Facebook oferece diversas opções para segmentação e esse momento é extremamente delicado. Tente por algum tempo pensar de forma semelhante a de quem procura por seu produto ou serviço. É nessa plataforma que as pessoas curtem páginas, interagem e se expressam e esses são ótimos pontos de insight para direcionar a sua campanha a curto, médio e longo prazo.
Com essas informações em mente, e tendo em vista a meta atual da sua empresa, é hora de traçar o objetivo da campanha. Alguns exemplos são: cliques no site, conversões, envolvimento com a publicação e instalação de aplicativo. Não esqueça: as coisas mudam o tempo todo e sempre é preciso voltar a esse ponto para reavaliar se a sua tática continua válida e atual.
A decisão e distribuição do investimento
Depois que o objetivo e o público foram definidos, é hora de estipular o investimento. Como dito anteriormente, o Facebook Ads não determina um valor mínimo para isso. A jogada de mestre está em distribuir da melhor forma a quantia disponível e isso envolve pensar em cada detalhe: do raio de abrangência do anúncio ao público e formato escolhido. Assim, temos a garantia de um custo-benefício vantajoso.
A escolha do formato
Já que citamos anteriormente a necessidade de definir o melhor formato para cada tipo de estratégia, é hora de conhecer um pouco mais sobre algumas das opções oferecidas:
Carrossel
Esse é um tipo de anúncio que aparece no feed de notícias e apresenta uma sequência navegável de imagens ou vídeos. Por essa característica, é ideal para marcas querem detalhar ou mostrar produtos e serviços de forma mais dinâmica e atrativa, como as que têm e-commerces.
Canvas
O formato de anúncio Canvas foi desenvolvido especialmente para usuários de dispositivos móveis. Seu grande diferencial é possuir um design imersivo e em tela cheia dentro do próprio Facebook, sem que o usuário precise sair da plataforma para acessar o conteúdo. É perfeito para trabalhar branding e buzz e, portanto, para anunciantes que têm o objetivo de explorar o potencial criativo de um produto ou serviço.
Vídeo
Com anúncios em vídeo é possível apresentar recursos e funcionalidades de forma dinâmica. É importante que o vídeo não tenha mais de 15 segundos, já que, principalmente em dispositivos móveis, as pessoas têm preferência por conteúdos mais curtos e diretos. Esse formato é muito valioso para o trabalho com branding e alcance, ou seja, para produtos que precisam de demonstração ou têm uma história a ser contada.
Anúncios de geração de cadastros (Lead Ads)
Esse formato tem o objetivo de coletar informações de pessoas interessadas em uma empresa e é muito utilizado por empreendimentos voltados totalmente à conversão, como, por exemplo, construtoras. O anúncio de geração de cadastros é feito através de uma imagem, vídeo ou carrossel, seguidos por um formulário de cadastro.
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