Se você já usou aplicativos como o iFood, 99Taxis, AirBnb ou até mesmo comprou pela internet e foi retirar o produto em uma loja física, você já pode dizer é um entusiasta do O2O.
O2O é a abreviatura do termo Online to Offline, usado para caracterizar serviços que mesclam o meio digital e o offline. Normalmente o ciclo se inicia no online e termina no mundo físico, como é o caso do iFood: você faz o seu pedido via aplicativo e recebe a pizza na porta da sua casa. Apesar desse tipo de experiência estar presente em toda web, seu “boom” se deve principalmente ao crescente uso do mobile, pois a maior parte dos serviços utiliza a geolocalização como recurso chave.
Mas, e aí? Você já parou para pensar como essa tendência pode ajudar no seu negócio? O conceito de integração On to Off pode impulsionar suas vendas através de anúncios de promoção, por exemplo. No Facebook, o objetivo “Obter Oferta” já está disponível e você verá o retorno sob o seu investimento no balcão da sua loja.
Explicamos melhor: pense em um desconto para qualquer produto ou serviço da sua empresa. Depois, escolha uma região, um perfil de público e um período de tempo para que essa promoção seja veiculada. Feito? Agora imagine esse público chegando até a sua loja com um e-mail que valida o desconto. Pronto, Online to Offline mais do que comprovado e impulsionando suas vendas.
Para se ter uma ideia, esse tipo de integração é uma das estratégias do varejo para combater a crise. Grandes marcas estão investindo não só em anúncios de conversão como o citado acima, mas estão de olho também infinito mar de dados e análises que o online pode trazer para o offline; é possível levar um consumidor até a loja física analisando o seu comportamento no meio digital.
Se você tem um restaurante no shopping, que tal enviar uma oferta para o casal que estava no cinema? 😉
Venha conversar com a gente para desenvolver ações de O2O e integrar essas duas realidades que vivemos.