Conhecer os concorrentes é uma tarefa para qualquer empreendedor, sendo uma das principais partes do planejamento de marketing da empresa. Portanto, devemos traçar uma análise da concorrência onde identificamos quais são nossos concorrentes diretos, que são aqueles que vendem a mesma linha de produto ou serviço com o foco no mesmo público-alvo e também os concorrentes indiretos, que não vendem o produto igual, mas algo similar que pode levar alguma vantagem competitiva e disputar o interesse do seu público.
Após saber exatamente seus principais concorrentes, começamos a análise da concorrência e o trabalho contínuo de acompanhamento de seus objetivos, identificando suas principais ações, forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, sem deixar de se atentar nos seus produtos e preços. Não se esqueça que analisar a concorrência não é copiar o que ela faz, mas sim ter dados para saber o que funciona ou não e o que você pode melhorar para sair na frente em relação a ela.
Como identificar a estratégia dos concorrentes nas redes sociais?
Já sabemos que as redes sociais são o principal lugar para ganhar visibilidade para sua marca, sem contar que elas influenciam diretamente os usuários 24 horas por dia. Mas como vamos realizar a análise da concorrência nas mídias digitais para poder destacar o meu conteúdo dos demais?
Essa etapa de análise da concorrência é fundamental para identificar as estratégias e é importante reavaliar de certo tempo para saber se algo mudou, mas com certeza valerá muito a pena para se destacar. Observe os seguintes pontos de cada concorrente seu:
- Canais;
- Tipo e qualidade do conteúdo;
- Frequência de postagem;
- Principais tópicos abordados.
Tendo essas informações na mão, você pode avaliar a qualidade dos conteúdos, que basicamente é a junção do marketing de conteúdo, que possui direcionamento estratégico com foco no que a persona busca, atrelado ao design, boa comunicação na escrita e caso seu concorrente tenha site e blogs, é legal analisar como ele anda utilizando o SEO.
Como a análise da concorrência vai destacar sua empresa?
Após levantar todos os dados com a análise de concorrência, chegou a hora de colocar em prática as suas próprias estratégias:
Se inspire
Utilize os conteúdos dos seus concorrentes como base para inspirações dentro do seu nicho de mercado. A análise da concorrência permite entender como o seu mercado funciona e quais os melhores tipos de conteúdo atingem com eficácia o seu público-alvo, além de enxergar o que não deu certo também. Só inspirações, nada de cópia!
Marketing de Oportunidade
O marketing de oportunidade é o seu maior aliado na produção de conteúdo. Devemos estar atentos a datas importantes, acontecimentos e tendências novas que aparecem a cada segundo nas redes sociais. Você deve estar ligado a essa análise da concorrência e ser o primeiro a aproveitar isso para estar à frente, a criatividade é o limite!
Assuntos Quentes
Invista em assuntos quentes dentro de seu nicho de mercado ou até como posicionamento de marca, com a análise da concorrência conseguimos saber como os nossos concorrentes se comportam sobre esses assuntos.
Podemos dar um bom exemplo de assunto quente quando falamos sobre a pandemia do Covid-19. A maioria das marcas que tiveram um posicionamento adequado em relação a preservação da vida nesse momento tão delicado, ganhou grande admiração e respeito por parte de seu público-alvo.
Compreenda sua persona
A persona é o seu público-alvo de forma muito mais detalhada, onde identificamos exatamente o seu perfil, incluindo suas atividades favoritas, sonhos, desejos e principais dores. Isso nos permite a criar uma relação muito mais próxima e de contato exclusivo com o cliente.
Esteja de ouvidos abertos e sempre a disposição de seus clientes, dê atenção aos feedbacks que eles publicam nas redes sociais, afinal as pessoas gostam ter seus maiores desejos atendidos, sem precisarem fazer esforços. Compreender o comportamento do usuário garante com que o atendimento seja personalizado, fazendo com que as chances de fidelização sejam muito maiores.
Sua empresa está precisando de ajuda com a análise da concorrência para estar à frente nas redes sociais? Entre em contato com a nossa equipe!