Clubhouse: como sua marca pode aproveitar a nova rede social

Quem caminha pelas ruas da internet já sabe que em todas as esquinas o assunto é o mesmo: Clubhouse! Brincadeiras a parte, a rede social chegou despertando a curiosidade de todos nós. Da parte das marcas, o desafio é saber como aproveitar a plataforma para se aproximar do público-alvo e melhorar os resultados de marketing digital.

Lançado nos Estados Unidos em março de 2020, o Clubhouse está disponível apenas para iOS. Apesar do acesso restrito, as pessoas já começaram a enxergar no espaço uma oportunidade para se conectar, trocar opiniões e desenvolver relacionamentos. Profissionais de marketing e influencers já marcaram presença tentando entender quais as vantagens da rede social. Ainda não se sabe muito, mas tudo indica que a magia está na interação mais próxima e em tempo real que os usuários podem ter.

Sobre o Clubhouse

Os fundadores do Clubhouse são dois ex-funcionários da Google, Paul Davison e Rohan Seth. Não é de se estranhar que as mentes por trás do conceito sejam tão inovadoras! O aplicativo surgiu de um projeto de solução para gravação de podcasts ao vivo e foi se transformando na ferramenta que temos acesso agora.

A dinâmica da rede é o que mais desperta atenção! Uma pessoa é responsável por criar a sala e seus convidados estão liberados para conversar. A audiência, limitada a 5 mil pessoas, pode participar “levantando a mão”, que é função disponível para chamar a atenção dos moderadores, e serem liberados para expressar suas opiniões.

O Clubhouse conquistou as pessoas pelo fato de que as rodas de conversas podem incluir celebridades, influenciadores e qualquer usuário que se dispor a conversar com o grupo. Imagine trocar ideias com profissionais que você admira? Esse é um grande atrativo!

O que as marcas precisam observar é que, diferente de outras redes sociais, no Clubhouse ninguém posta nada. Não tem feed e toda interação é feita dentro das salas de conversa. Isso significa que as estratégias que funcionam para outras plataformas não fazem sentido dentro do novo aplicativo.

Como sua marca pode mandar bem no Clubhouse

O aplicativo é orientado para experiências, dito isso, a prioridade deve ser pensar em como fazer um planejamento de conteúdo com que os usuários se conectem com a marca e entendam seu posicionamento. Pensar em fazer vendas diretas ou conteúdos falando apenas sobre seu produto ou serviço, como é o caso de alguns publiposts feitos no Instagram ou Facebook, pode prejudicar a imagem da empresa. Como os formatos de publicidade dentro do Clubhouse fogem dos modelos tradicionais, já que não é possível controlar completamente o que está sendo dito, é preciso ficar atento. O ideal é desenvolver a mentalidade de experimentar e tornar a vivência das pessoas melhor. Os criadores serão grandes parceiros para melhorar a visibilidade da marca!

Dicas úteis para fazer um bom trabalho no Clubhouse

Preste atenção na qualidade dos conteúdos oferecidos

Adeque os formatos e produza conteúdos que sejam realmente relevantes, para que não haja rejeição por parte da audiência. Considerando o perfil da rede social, a marca precisará também estar muito aberta a ouvir críticas ou elogios.

Escolha um moderador que faça sentido com a sua estratégia

A pessoa que você escolher para moderar a sala de conversa representará sua marca. Escolha um nome que te ajude com a visibilidade, mas que também transmita confiança e uma boa imagem perante o público-alvo.

Se for abrir uma sala, aproveite para monitorar e reunir informações sobre a sua comunidade

Não há dúvidas de que a plataforma abre inúmeras possibilidades para marcas. O desafio está em monitorar as ações. Afinal, como você vai saber se o trabalho está sendo útil para a marca? Em uma lugar sem likes e comentários, a única métrica visível para ser acompanhada é a quantidade de pessoas na sala e sobre o que elas estão falando. A princípio, será necessário fazer um trabalho manual de registros. Quem sabe logo os dados não ficam registrados automaticamente? Acreditamos que isso não irá demorar.

A chegada do Clubhouse movimentou o mercado de marketing digital e estamos todos de olho nessa plataforma que promete ter um papel especial nas estratégias das marcas. A recomendação é que você também ligue o alerta e prepare sua marca para uma presença criativa e direcionada para estimular a sua comunidade!

Quer melhorar sua presença digital?
Fale com a Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como vender no B2B usando o Marketing Digital

Como vender no B2B usando o Marketing Digital

O marketing B2B não é fácil. É mais desafiador do que o marketing B2C, simplesmente porque você está vendendo para

ugc

O que é UGC (User Generated Content)?

Entenda o que é UGC (User Generated Content), como ele influencia a decisão de compra e como utilizar no marketing

Chatbots para WhatsApp: um novo canal para as empresas

Imaginar uma rotina sem a agilidade e praticidade do WhatsApp já é improvável para muitas pessoas que utilizam o aplicativo

call to action

Call to Action: saiba tudo sobre CTA

Saber o que é um Call to Action é mais importante para suas estratégias digitais do que você imagina. Isso

tiktok para empresas

TikTok para empresas: será que vale a pena para a sua marca?

Com o crescimento do uso da internet e das redes sociais no Brasil, será que vale a pena investir no

Chatbots como canais de contato direto com o cliente

Os “robôs de conversa” são uma possibilidade tecnológica que encantam tanto as empresas quanto os clientes que buscam um contato