Além de facilitar, e muito, nas interações com clientes pelos chats, os chatbots também podem ser integrados ao dia a dia de diferentes áreas e funções dentro de empresas. Afinal, nessa evolução da inteligência artificial estamos apenas começando a explorar as possibilidades e uma delas é referente aos processos seletivos e funções de RH. Quer ver como os chatbots para RH podem ajudar sua empresa?
Os benefícios dos chatbots para RH:
Seleções de candidatos exigem tempo e dedicação, desde a divulgação da vaga, entrevistas e a escolha final entre os entrevistados. Com o auxílio de chatbots para RH, porém, é possível realizar uma “pré-seleção” no momento em que os interessados se candidatam a uma vaga, com uma série de interações pré-definidas que verificam se as capacidades e conhecimentos exigidos para aquela vaga serão cumpridos. Assim, antes de uma entrevista pessoal, os recrutadores já contarão com um banco de dados sobre os candidatos que vai além do currículo e já filtrou pessoas que não tenham um perfil compatível.
Se parece ficção-científica, a Unilever começou a utilizar em 2017 a inteligência artificial para encontrar jovens entre 18 a 26 anos, em geral estudantes universitários, para participarem do programa Futuros Líderes. Nos diferentes estágios do processo seletivo, as atividades realizadas (como provas online e entrevistas por vídeo), eram analisadas com a ajuda da inteligência artificial que verificava padrões de comportamento, palavras-chaves e os conhecimentos dos candidatos, ajudando a fazer contratações mais assertivas para cada vaga e perfil desejado.
Além de gerar um “banco de talentos”, os chatbots para RH também podem ser utilizados para agilizar o atendimento aos colaboradores, especialmente os mais jovens que estão acostumados a resolverem todas as pendências online. Assim, dúvidas comuns como horários, dia de pagamento, férias, valores da empresa, contatos de outros ramais, entre outros, poderiam ser facilmente respondidos por chatbots, sem precisar interromper o trabalho de membros da equipe.
Para o RH, dessa forma, há o benefício de contar com respostas padronizadas, eficientes e que podem ser conferidas mesmo fora da empresa pelos colaboradores, 24 horas por dia.
Mas os chatbots para RH vão substituir o contato pessoal?
Como sempre reforçamos, os chatbots não substituem o trabalho ou contato humano, mas deixam atividades diárias ainda mais práticas e padronizadas. Assim, um bom recrutador e as entrevistas pessoais ainda serão essenciais no processo de descobrir talentos, mas os chatbots para RH podem ser aliados estratégicos em ter um banco de talentos atualizado e com contratações mais assertivas, além de deixar informações do RH disponíveis para todos.
Assim, ficar alerta para as diferentes aplicações dos chatbots e como eles podem fazer diferença nos processos das empresas não deve ser mais uma opção do futuro, mas uma realidade. Para uma nova geração cada vez mais acostumada com interações digitais, ter uma entrevista de emprego com um robô logo vai ser tão natural quanto fazer compras pelo celular.