Chatbots na saúde: Seu próximo médico pode ser um robô?

Na animação Operação Big Hero o carismático robô Baymax, o agente pessoal de saúde, era ativado sempre que um humano se machucava na sua presença, prestando os primeiros socorros e sanando dúvidas sobre cuidados médicos. Atualmente, mesmo sem o clima fantasioso da animação, a possibilidade de ter o atendimento por chatbots na saúde em clínicas e hospitais já é uma realidade.

Chatbots na saúde: com podem ajudar ?

A robótica voltada para saúde está em expansão: estima-se que a área crescerá 11,4 bilhões de dólares até 2020. Principalmente com o desenvolvimento de sistemas inteligentes, os chatbots na saúde interpretam e analisam dados médicos representarão uma economia anual de US $ 3,6 bilhões globalmente até 2022, de acordo com o relatório da Juniper Research.

Entre as vantagens dos chatbots na saúde temos benefícios tanto para os médicos, quanto para os pacientes. Nos hospitais e clínicas, os chatbots podem realizar o primeiro atendimento, tirando dúvidas sobre especialistas, horários de atendimento, localização e servindo como um atendente de consultório. Já para os médicos, sistemas de inteligência artifical poderão auxiliar ainda mais, com diagnósticos mais precisos que utilizam referências biográficas do mundo todo, o que ajudará a salvar ainda mais vidas em menos tempo.

Há também a possibilidade de desenvolver chatbots na saúde específicos para o tratamento de doentes crônicos. Em alguns países já há sistemas que detalham os horários de medicamento, dieta diária, datas das próximas consultas e dados clínicos. Tudo isso sem nem precisar instalar um novo aplicativo, quase como um enfermeiro virtual, disponível 24 horas do dia.

Doutor Robô:

De acordo com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), um estudo realizado com 11.000 pessoas em 12 países revelou que 55% dos entrevistados já estariam dispostos a serem atendidos por uma ferramenta online, por acreditarem que os cuidados seriam mais rápidos e acessíveis. Por outro lado, 40% ainda acreditam que apenas um médico humano saberia indicar o tratamento mais adequado, usando a intuição e o “toque humano”.

No mercado brasileiro as primeiras iniciativas em criar chatbots exclusivos para o setor da saúde, especialmente para tirar dúvidas de pacientes, já começaram a aparecer e deverão se tornar cada vez mais comuns. Assim, pensar em uma realidade próxima em que será possível marcar consultas e ter o diagnóstico confirmados por robôs não é algo tão impossível, mas uma solução que poderá fazer parte da nossa rotina.

Ficou curioso para descobrir mais como os chatbots vão mudar as interações entre marcas e clientes?

Fale com a gente deixe um robô trabalhar para você.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Analisar os dados das campanhas online pode aumentar as vendas. Saiba como!

Saber analisar e interpretar os dados das suas campanhas de marketing digital pode melhorar serviços, produtos e estratégias.
marketing digital para franquias

Marketing digital para franquias: como ter sucesso

O marketing digital para franquias vem tendo um papel cada vez mais importante no escopo do negócio. Confira 5 dias
livros de marketing digital

10 livros de marketing digital para aprimorar suas estratégias

Livros de marketing digital são fundamentais para quem quer se manter atualizado nessa área. Além de nos ajudar a aprofundar

campanhas de tráfego pago

Vale a pena investir em campanhas de tráfego pago?

Descubra como usar campanhas de tráfego pago para atrair seu público-alvo e impulsionar seu negócio com resultados rápidos e eficientes.

Entenda como o Marketing nas Redes Sociais influencia a decisão de compra

Por muito tempo as relações comerciais foram baseadas apenas no princípio de oferta e procura, com um lado que oferecia

marketing digital

História e evolução do marketing digital

Conheça a história e a evolução do marketing digital desde os anos 1990 até hoje, e entenda como as tecnologias