Chatbot grátis: restrições que podem prejudicar o seu negócio

Com o avanço da tecnologia e o crescente número de bots de conversas, há inúmeros tutoriais e softwares para criação de chatbot grátis. Muitos deles até com chamadas atrativas de “crie seu chatbot em 10 minutos” ou “5 passos para começar seu chatbot”.  Apesar de atrativos, o chatbot grátis tem limitações que podem prejudicar o atendimento ao cliente e gerar uma experiência negativa com a tecnologia.  

CHATBOT GRÁTIS: A IMPORTÂNCIA DA PERSONALIZAÇÃO

A grande vantagem dos chatbots é oferecer um atendimento ao cliente que esteja disponível 24 horas por dia por meio de chats e troca de mensagens padronizadas, solucionando as principais dúvidas e problemas dos clientes com agilidade, independente do horário.

Com redução no custo do atendimento ao cliente, os chatbots se tornam um diferencial para qualquer empresa. 

Ao utilizar softwares de construção de chatbot grátis, porém, parte da boa experiência dos chatbots pode ser prejudicada pela pouca opção de personalização das interações ou impossibilidades de configurações mais avançadas. Como resultado, as interações podem soar robóticas, desinteressantes ou mesmo não conseguir resolver as dúvidas e problemas dos clientes até o fim, causando ainda mais frustração no processo.  

Pense no chatbot como um aliado dos esforços das equipes de atendimento ao cliente e das suas ações de comunicação. Além de estruturar conversas, o chatbot deve ter a personalidade da sua marca, o mesmo tom de voz, e conseguir transmitir ao cliente a vantagem de atendê-lo 24 horas por dia, com apenas algumas mensagens, disponível no momento em que ele precisar.

CHATBOT GRÁTIS: ESTEJA DE OLHO NOS DADOS FORNECIDOS

Apesar da popularidade do chatbot grátis, dessa forma, a má aplicação da tecnologia pode ter mais prejuízos para a empresa e para os clientes. Além de não conseguir transmitir a personalidade e valores da sua marca, o chatbot mal configurado também não permite o acesso ao relatório e análise de como seus clientes estão utilizando aquela tecnologia e não oferece maneiras de aprimorar as respostas e interações.

Criar chatbots que sejam eficientes é um processo que exige constante avaliação e reajustes. O bot, dessa forma, deve ser sempre planejado e executado com uma estrutura que permita que o canal tenha identidade e seja, de fato, um ponto de contato com clientes, resolvendo principais dúvidas e solicitações direto nos chats. Utilizar a tecnologia sem adequações pode gerar mais frustrações que resolver problemas.  

 

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como usar o Google Trends para encontrar o melhor momento de mercado

Como usar o Google Trends para encontrar o melhor momento de mercado

Quando você está criando um novo produto, serviço ou marca, pode ser um desafio saber quando é o melhor momento

PageRank: entenda como funciona o algoritmo do Google

PageRank: entenda como funciona o algoritmo do Google

O PageRank foi criado por Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google. Ele mede a importância e relevância das

venda por atribuição

Venda por atribuição: entenda como ela pode melhorar seu processo de vendas

Você já imaginou como os conteúdos produzidos pela equipe de marketing podem auxiliar a equipe comercial? E como os vendedores

melhorar a velocidade do site

Velocidade do site: 5 dicas para melhorar seu desempenho

Para avaliar a velocidade do site, precisamos considerar o tempo que a página leva para ser completamente exibida em um

seo

Qual a influência do SEO no marketing digital?

Descubra como o SEO influencia o marketing digital, melhora a experiência do usuário e aumenta a visibilidade da sua marca.
Conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdo gerado pelo usuário: como aproveitá-lo no marketing digital

Um dado mercadológico nos inspira a olhar para uma tendência que pode melhorar os resultados de marketing digital: 92% dos