Chatbot grátis: restrições que podem prejudicar o seu negócio

Com o avanço da tecnologia e o crescente número de bots de conversas, há inúmeros tutoriais e softwares para criação de chatbot grátis. Muitos deles até com chamadas atrativas de “crie seu chatbot em 10 minutos” ou “5 passos para começar seu chatbot”.  Apesar de atrativos, o chatbot grátis tem limitações que podem prejudicar o atendimento ao cliente e gerar uma experiência negativa com a tecnologia.  

CHATBOT GRÁTIS: A IMPORTÂNCIA DA PERSONALIZAÇÃO

A grande vantagem dos chatbots é oferecer um atendimento ao cliente que esteja disponível 24 horas por dia por meio de chats e troca de mensagens padronizadas, solucionando as principais dúvidas e problemas dos clientes com agilidade, independente do horário.

Com redução no custo do atendimento ao cliente, os chatbots se tornam um diferencial para qualquer empresa. 

Ao utilizar softwares de construção de chatbot grátis, porém, parte da boa experiência dos chatbots pode ser prejudicada pela pouca opção de personalização das interações ou impossibilidades de configurações mais avançadas. Como resultado, as interações podem soar robóticas, desinteressantes ou mesmo não conseguir resolver as dúvidas e problemas dos clientes até o fim, causando ainda mais frustração no processo.  

Pense no chatbot como um aliado dos esforços das equipes de atendimento ao cliente e das suas ações de comunicação. Além de estruturar conversas, o chatbot deve ter a personalidade da sua marca, o mesmo tom de voz, e conseguir transmitir ao cliente a vantagem de atendê-lo 24 horas por dia, com apenas algumas mensagens, disponível no momento em que ele precisar.

CHATBOT GRÁTIS: ESTEJA DE OLHO NOS DADOS FORNECIDOS

Apesar da popularidade do chatbot grátis, dessa forma, a má aplicação da tecnologia pode ter mais prejuízos para a empresa e para os clientes. Além de não conseguir transmitir a personalidade e valores da sua marca, o chatbot mal configurado também não permite o acesso ao relatório e análise de como seus clientes estão utilizando aquela tecnologia e não oferece maneiras de aprimorar as respostas e interações.

Criar chatbots que sejam eficientes é um processo que exige constante avaliação e reajustes. O bot, dessa forma, deve ser sempre planejado e executado com uma estrutura que permita que o canal tenha identidade e seja, de fato, um ponto de contato com clientes, resolvendo principais dúvidas e solicitações direto nos chats. Utilizar a tecnologia sem adequações pode gerar mais frustrações que resolver problemas.  

 

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

anúncios de busca

Dados do TikTok mostram oportunidades em anúncios de busca

O TikTok se tornou uma ferramenta de descoberta poderosa e os anúncios de busca estão demonstrando resultados impressionantes.
maturidade digital

Qual é o grau de maturidade digital do seu negócio?

Entenda o que é maturidade digital, descubra em que estágio sua empresa está e saiba como evoluir com ações práticas
google discover

Como seus conteúdos podem aparecer no Google Discover?

Estar bem posicionado no Google Discover pode representar até 70% da audiência de um portal. Saiba como otimizar seus conteúdos.
chatbot magazine luiza

Chatbot Magazine Luiza: conheça o grandioso sucesso da Lu

O chatbot Magazine Luiza, ou a Lu para os mais íntimos, foi criado pela rede varejista para ajudar no atendimento

Como funciona o Inbound Marketing para Indústria

Como funciona o Inbound Marketing para Indústria?

Diferente do marketing tradicional, que muitas vezes é intrusivo e centrado em vendas, o Inbound Marketing se concentra em atrair
youtube

YouTube faz 20 anos! Qual seu impacto no marketing digital?

Você sabia que o primeiro vídeo do YouTube, publicado há exatamente 20 anos, tem apenas 19 segundos e foi gravado