Rich media: entenda o que é e como explorar

O formato rich media não está nos seus planos de investimento? Saiba que existem bons motivos para incluir o mesmo em sua estratégia de marketing. Como permite criar anúncios interativos, o formato proporciona às marcas mais proximidade e melhor aceitação, duas vantagens trazidas pela interatividade. 

Também conhecido como mídia interativa, o rich media é um formato de anúncio digital em que são incorporados novos recursos a conteúdos de texto, imagem e audiovisual com o objetivo de tornar as abordagens mais atrativas. Além de ser uma forma de se destacar, o rich media tem um outro atrativo: o formato é personalizado e você pode monitorar os anúncios com precisão

Com o rich media o envolvimento do usuário pode acontecer não só pelos tradicionais cliques e visualizações, mas por outras ações que também são mensuráveis, como um anúncio interativo em que podemos acompanhar as taxas de cliques e a resposta dos usuários. 

Por que o rich media é importante? 

Uma das características mais interessantes do rich media é que ele é todo pautado na experiência do usuário. Os anúncios são de carregamento discreto, nos quais a imagem só aparece depois que todo o conteúdo é recebido pelo dispositivo. Esse formato é fundamental para gerar oportunidades de negócio e chegar ao nível máximo do marketing: o encantamento.

Os números do site Statista indicam uma curva de crescimento acentuada, mostrando investimentos em 2019 que representam US$12,9 bilhões só nesse tipo de anúncio nos Estados Unidos. Há, ainda, um relatório publicado pela Y Digital Media que mostra a performance superior do formato em relação aos tradicionais. O Brasil ainda está caminhando, mas já abre espaço para o crescimento pincipalmente quando temos objetivos de mídia atrelados a impressões e alcance do público. 

Onde investir em rich media?

Um diferencial do rich media é que ele pode ser explorado em grande parte do inventário Google porém normalmente é necessário a contratação de um terceiro para fazer essa veiculação que normalmente não está disponível nos gerenciadores de anúncios habituais.

Como apontado acima o formato apresenta taxas de interação aos modelos tracionais conhecidos principalmente atrelados aos banners A/B de display porém para ente formato também é necessário um nível maior de investimento, justamente por exigir uma maior nível de integração com o canais que veiculam o mesmo.

Um exemplo bem comum de rich media é a principal peça do Youtube, a “masthead”, que é a primeira peça visível da rede social, onde normalmente temos alguma interação com a mesma, com diversas opções de cliques distintas.

Bônus para finalizar: 3 boas práticas de rich media

  1. Invista bastante em vídeos
  2. Seja inovador sem ser invasivo
  3. Pense em interatividade e diversão

Se considerarmos que a curva de crescimento do setor de rich media é elevada, é um caminho comum fluir para os anúncios interativos nos próximos anos caso haja uma diminuição no seu custo por veiculação. Para aproveitar o melhor momento de investir em anúncios de qualidade, busque mais informações sobre o formato e entenda tudo sobre experiência do usuário. 

Quer planejar melhor seus anúncios?

Conte com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

O que é click bait

O que é clickbait e quais os riscos em utilizá-lo

Você sabe o que é clickbait? Essa tática muito utilizada na internet pretende gerar tráfego online, no entanto, é feita

Diversidade nas empresas: seu marketing está inclusivo?

Com debates cada vez mais presentes nas redes sociais, essa pode ser a oportunidade da sua marca se posicionar e
marketing digital para franquias

Marketing digital para franquias: como ter sucesso

O marketing digital para franquias vem tendo um papel cada vez mais importante no escopo do negócio. Confira 5 dias
Por que escolher uma agência digital focada em marketing para B2B?

Por que escolher uma agência digital focada em marketing para B2B?

A própria natureza do marketing para B2B significa que você tem que pensar diferente do que se você estivesse comercializando

Como reduzir o CPA alto nas suas campanhas de marketing digital

Como reduzir o CPA alto nas suas campanhas de marketing digital

Um Custo por Aquisição (CPA) alto é um grande desafio para muitos anunciantes. Esse indicador mostra quanto custa para converter

mais visualizações no YouTube

Como obter mais visualizações no YouTube?

Os vídeos têm conquistado cada vez mais espaço dentro das estratégias de marketing digital, todo mundo quer ter mais visualizações