Qual a importância de um CRM para o B2B?

A gestão da carteira de clientes é um processo que exige atenção, sobretudo quando pensamos em empresas B2B. É aí que se percebe a importância de um CRM para o B2B.

Por se tratar de um tipo de negócio muito mais complexo (de empresas que vendem para outras empresas), é essencial contar com estratégias que auxiliem o trabalho diário, como é o caso do CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de contatos focado no aumento do número de conversões e fidelização de clientes.

A importância do CRM para negócios B2B

Quando uma pessoa física decide comprar algum produto sua decisão é rápida. No entanto, em se tratando de empresas, o processo é lento e trabalhoso.

Isso porque não é apenas uma pessoa envolvida no processo de compra, mas a entidade como um todo. Sócios, colaboradores e equipes internas precisam tomar a decisão em conjunto. Logo, é de se imaginar que a venda seja ainda mais desafiadora.

Nessa perspectiva, se a empresa vendedora não tem uma boa organização e gestão da carteira de clientes, está fadada ao fracasso. E é antes disso acontecer que deve entrar em cena o sistema de CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de contatos focado no aumento de conversões. Nele, ficam armazenados dados sobre cada um dos seus consumidores. Então, o sistema organiza clientes segundo sua etapa no funil de vendas, além de manter estatísticas e dados mais relevantes à mostra.

O melhor é que ele pode ser personalizado à sua maneira, de acordo com as suas necessidades. Assim, é possível planejar todas as etapas com maior precisão e investir esforço nas áreas que mais precisam. Essa estratégia otimiza a rotina de trabalho da equipe de vendas que, consequentemente, fideliza clientes da maneira certa.

Entenda as dores e necessidades das empresas B2B

Com o CRM para empresas B2B, empresas conseguem coletar informações relevantes e entender quais são os principais problemas enfrentados por seus clientes. Dessa maneira, a comunicação se torna mais assertiva para que a persona avance no funil de vendas em busca de um produto ou serviço que supra e resolva suas necessidades.

Monitoramento do funil de vendas no CRM para B2B

Com o CRM você pode criar um funil de vendas. A visualização facilita o entendimento sobre o andamento das negociações e a tomada de decisão sobre as melhores estratégias de marketing.

Automatização de documentos

O CRM para empresas B2B também permite a automatização de propostas comerciais e orçamentos. Como as informações são preenchidas automaticamente, o time de vendas pode se concentrar em outras tarefas, como aquisição de novos clientes ou contato personalizado no pós-venda.

Melhora na gestão do tempo

Quando todas as informações ficam bem organizadas e explícitas, fica muito mais fácil melhorar a gestão do tempo e a produtividade da equipe de vendas. Afinal, os vendedores sabem exatamente para qual cliente precisam dedicar mais tempo e qual a melhor comunicação para alcançá-lo.

Com essa estratégia, o trabalho na empresa será mais produtivo, a comunicação assertiva e o processo de venda simplificado. A fidelização de clientes e melhora nos resultados é consequência.

Exemplos de Sistemas de CRM para B2B

Com a popularização da utilização de sistemas de CRM, atualmente existem inúmeras plataformas com preços muito acessíveis para que você comece hoje mesmo a organizar seu processo de vendas. Abaixo listamos alguns para você avaliar:

Quer ajuda para começar? Converse com os especialistas da Webcompany e descubra a melhor maneira de alavancar seu negócio.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

As vantagens da consultoria de marketing digital personalizada

As vantagens da consultoria de marketing digital personalizada

Você já se perguntou por que algumas empresas parecem ter um sucesso extraordinário online, enquanto outras lutam para se destacar

anuncios responsivos

O que são Anúncios Responsivos de Pesquisa no Google Ads?

Os anúncios responsivos de pesquisa trazem automação inteligente para o processo criativo sem tirar o controle das mãos do anunciante.
o que é bounce rate

O que é bounce rate no Google Analytics?

“O que é bounce rate?”. Essa é uma dúvida comum entre os profissionais iniciantes no marketing digital ou até mesmo

chatbots para facebook

Chatbots para Facebook Messenger já são realidade nas empresas

Para demandas crescentes, os chatbots para Facebook Messenger surgem como uma oportunidade de evolução no atendimento dos clientes.
Manutenção de Sites Wordpress

Guia completo de manutenção em WordPress

Manter seu site WordPress funcionando de maneira eficiente e segura é essencial para garantir uma boa experiência aos visitantes e

O que um chatbot gostaria de falar para você?

Algumas pessoas demoram um tempinho para saber o que querem fazer ou a verdadeira vocação, mas no meu caso, desde