Por que manter os investimentos em marketing digital após a pandemia?

Estamos todos ansiosos para o fim da pandemia, mas é importante dizer que isso não é motivo para encerrar o trabalho de marketing digital. Durante os períodos de quarentena, muitas empresas precisaram reforçar sua presença digital e outras puderam manter o faturamento com vendas virtuais, mas só as mais espertas seguirão executando e aprimorando essas ações.

A internet é o caminho mais viável para manter a relação próxima com clientes, leads e parceiros comerciais. Isso está mais do que provado desde o começo da pandemia do novo coronavírus, onde todos nós fomos convidados a habitar apenas o universo online. Entre equipes atuando em home office, apps de delivery garantindo acesso aos mais diversos serviços e as redes sociais encurtando as distâncias do isolamento social, o marketing digital foi muito valorizado – ao que tudo indica, isso deve permanecer!

Os dados mostram que a maioria das experiências digitais vieram para ficar. Um estudo do MarketingCharts, um centro de dados, gráficos e análises de marketing, levantou informações sobre até que ponto o uso do marketing digital contribuiu para o desempenho de empresas durante o ano passado. Mais de 30% se beneficiaram das estratégias de marketing digital para atingir os resultados esperados!

*Contribuição do digital para o desempenho da empresa

contribuição do marketing digital na pandemia

O relatório mostrou que a contribuição do marketing digital para o desempenho do negócio aumentou em média quase um terço no ano passado. A melhora foi ainda maior entre as empresas com mais de 10% das vendas atribuídas à internet. Que atire a primeira pedra os empreendedores que não precisaram recorrer às mídias online para continuar em contato com os clientes!

Manter esforço no digital é ainda mais importante depois que tudo voltar ao normal

Embora a pandemia tenha intensificado o uso do digital como estratégia, nada disso é novidade. O marketing digital sempre foi uma área de constante transformação. As empresas mais habituadas com o online sabem que é preciso se renovar a cada surgimento de novas tecnologias e mudanças de comportamento do mercado. Aliás, quando os hábitos do consumidor mudam de forma dinâmica, estar na internet é uma maneira da marca mostrar que está acompanhando isso. É por isso que muitas empresas fizeram das redes sociais o principal canal de comunicação neste período tão conturbado!

Durante os primeiros meses da pandemia, a parcela dos orçamentos de marketing digital dedicados às mídias móveis e sociais disparou. Os dados da MarketingCharts de junho de 2020 mostram que 23% dos orçamentos de marketing foram alocados para dispositivos móveis (contra 13,5% em fevereiro de 2020), enquanto outra parcela de 23,2% foi investida em mídia social (contra 13,3% em fevereiro de 2020).

Agora, pense por um instante: você realmente acha que as pessoas vão mudar bruscamente a rotina, uma vez que a internet proporciona a facilidade que elas desejam? Tudo indica que não! Conforme as tecnologias vão se aperfeiçoando, mais as pessoas demandam plataformas e canais digitais, o que torna o Marketing Digital pós-pandemia ainda mais essencial.

Tendências do marketing digital pós-pandemia para você ficar de olho

1) Transformação digital
A transformação digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia às soluções de problemas tradicionais. Se tem uma coisa que a pandemia do novo coronavírus trouxe para a realidade das empresas foi a necessidade de explorar a internet para lidar com a nova realidade. Nesse cenário, quem deixou para se preocupar com a modernização de processos depois, precisou se adaptar em dias ou horas. Um grande sufoco!

Cada vez mais marcas investem em estratégias de marketing digital e nos recursos tecnológicos, o que mostra que essa é uma tendência que veio para ficar. Quando o trabalho é orientado por dados e os canais de comunicação são escolhidos com cuidado para proporcionar a melhor experiência ao cliente, os resultados são melhores. As empresas mais comprometidas com o sucesso já compreenderam que o digital pode ajudar a economizar dinheiro e transformar seus negócios. Se a sua ainda não chegou a essa conclusão, saiba que a do concorrente provavelmente já.

2) Máxima personalização
As lojas varejistas que investiram no e-commerce e se propuseram a fazer marketing direto ao consumidor conseguiram manter as vendas nos últimos meses e, de quebra, puderam trabalhar seu alcance. No setor de serviço, a história é parecida. Independente do tipo de negócio, o marketing digital personalizado foi a solução para manter o faturamento e continuará sendo nos próximos anos.

A abordagem personalizada é uma tendência. Para seguir se destacando após a pandemia, utilize os dados adquiridos no trabalho e invista em abordagens que explorem as características de cada cliente, ou pelo menos, de cada grupo. As experiências da sua marca com o usuário devem fazer com que ele se sinta especial e único.

3) Produção de conteúdo criativo
Muitas empresas, com medo dos impactos econômicos da pandemia, paralisaram seus esforços na produção de conteúdo. Em contrapartida, aquelas que entenderam a importância de atrair a atenção do consumidor neste momento, dispararam em vendas. O conteúdo criativo permite que você ofereça um produto ou serviço sem que isso pareça uma propaganda e isso é bem aceito pela audiência.

Ao mapear as dores da persona e traçar os objetivos da marca, você pode pensar em estratégias de posicionamento. Além disso, se os conteúdos produzidos forem compartilhados, você ganha no alcance e reconhecimento da marca. O marketing de conteúdo está cada vez mais forte dentro do marketing digital e isso não vai mudar depois que a pandemia acabar. As pessoas andam sempre em frente!

Se a sua empresa não tiver estrutura suficiente para cuidar das estratégias de marketing digital, vale a pena procurar uma agência especializada para te ajudar. Todos nós estamos torcendo para que a pandemia do novo coronavírus tenha fim, mas sabemos que mesmo quando tudo isso passar, a internet seguirá com seu papel de importância no faturamento dos negócios!

Quer entender mais sobre as vantagens do o potencial do digital?
Fale com os especialistas da Webcompany!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

As melhores tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

As tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

No mundo acelerado de hoje, onde a tecnologia avança a passos largos, as empresas de todos os portes precisam se

Contingência Facebook ADS: por que é importante?

Os anúncios pagos em redes sociais são excelentes estratégias de Marketing Digital para as empresas alcançarem seu público-alvo e seus

Como reduzir custos e manter a eficiência do SAC

Hoje com a tecnologia dos chatbots é possível oferecer atendimento ao cliente de maneira automatizada, instantânea e com custos reduzidos

como medir o ROI no marketing digital

Qual é a melhor maneira de medir o ROI do marketing digital?

O ROI (Retorno sobre Investimento) do marketing digital pode ser medido de várias maneiras, dependendo dos objetivos e estratégias específicas

como vender pelas redes sociais

Como o Marketing Digital ajuda você a vender pelas redes sociais?

Vender pelas redes sociais atualmente é desafiador, porém pode trazer os melhores resultados com as estratégias certas. Saiba como impactar
o que é gestor de tráfego

O que faz um gestor de tráfego?

Nos últimos tempos, a procura por um gestor de tráfego cresceu, mas você sabe o que este profissional faz? Entenda