Marketing de conteúdo e inbound marketing: entenda as diferenças

O marketing de conteúdo costuma ser confundido com o inbound marketing. Isso acontece porque eles estão relacionados e cada vez mais populares nas empresas. Você já deve ter escutado sobre essa dupla! Embora os conceitos sejam parecidos, eles não são as mesmas coisas e a confusão pode prejudicar o seu investimento em marketing digital. Se você ainda não domina as definições de cada um, este artigo irá te ajudar.

O inbound marketing é focado em atrair a atenção das pessoas para que elas sintam vontade de relacionar e comprar com a empresa. Dentro das estratégias são utilizados vários canais e formatos, como vídeo, blog ou mídia social, para explorar os estágios de consciência, reconhecimento, consideração e decisão. Pense nesse trabalho como uma paquera, onde você faz de tudo para conquistar o cliente.

Já o marketing de conteúdo é uma tática que faz parte do plano de ação do inbound marketing. É o que e como você vai falar para seduzir a persona. O principal objetivo é produzir materiais que atraiam consumidores de forma orgânica para que eles queiram acompanhar a marca e ficar de olho nos conteúdos.

O marketing de conteúdo potencializa os resultados do inbound marketing

Partindo do princípio de que o inbound marketing é uma estratégia que atrai clientes ideais para o negócio por meio de conteúdo útil e informativo, o marketing de conteúdo é o caminho para que os resultados sejam alcançados. A partir do momento que você tem um site bem construído, conteúdos de vídeos que engajam e materiais em blogs que eduquem e capacitem o comprador a tomar uma decisão, as vendas digitais só têm a crescer.

Um bom trabalho de marketing de conteúdo consiste em criar conteúdo honesto, transparente e útil de forma consistente para a sua persona. Tudo começa com a identificação das dores e desejo. Do que seus clientes estão precisando e como você pode melhorar a vida deles? Depois de coletar essas informações, é preciso elaborar conteúdos e fazer publicações que reforcem a ideia de que a sua marca é a escolha certa.

Bons conteúdos geram um aumento no tráfego orgânico do site, que, por consequência, aumentam seu número de leads qualificados e abrem espaço para que a equipe de vendas feche mais negócios. Não há dúvidas de que sem o conteúdo, os esforços de inbound marketing não se sustentam. O contrário também é válido: sem uma estratégia de inbound integrada, o conteúdo não faz todo o trabalho sozinho. As duas coisas precisam se complementar!

3 diferenças principais entre inbound marketing e marketing de conteúdo

Não fique chateado se você também confunde os termos. O inbound marketing e o marketing de conteúdo estão interligados e compartilham o mesmo objetivo: educar os clientes em potencial para que eles cheguem até você quando estiverem prontos para comprar.

Para evitar confusões e reduzir as chances de erros, o ideal é que você entenda três pontos:

1. O inbound marketing e o marketing de conteúdo são gerenciados por duas funções diferentes dentro de uma empresa.

A pessoa responsável por sua estratégia de inbound marketing deve ter uma compreensão básica de todos os aspectos, para analisar o cenário em que ela se encontra. É um cuidado mais abrangente, que envolve o marketing de conteúdo, mídia social, SEO, otimização da taxa de conversão, promoção de leads e capacitação de vendas.

Já o responsável pelo trabalho de marketing de conteúdo deve construir um calendário editorial, construir processos de criação de conteúdo e produzir materiais atrativos para o público-alvo. São conhecimentos específicos!

2. O inbound marketing e o marketing de conteúdo têm resultados de entrega diferentes

Uma estratégia de inbound marketing completa envolve fatores que vão além dos conteúdos escritos, como publicidade paga, elaboração de um site e a construção de uma comunidade online. Por incluir outras atividades, os indicadores de sucesso variam quando comparados aos do marketing de conteúdo.

3. O inbound marketing e o marketing de conteúdo têm alguns objetivos diferentes

É bem verdade que o objetivo geral de ambos é aumentar as vendas, mas é impossível ser generalistas quando se trata de marketing digital – tudo aqui é sobre detalhes. Cada trabalho gera uma métrica única para avaliação e isso torna tudo mais assertivo.

Um dos focos do inbound marketing é a taxa de conversão do site, já para os profissionais de marketing de conteúdo, o que importa são as métricas de tempo em que os visitantes do site passam lendo artigos. Um trabalho de qualidade é feito em cima da análise de cada fator.

A consistência é fundamental para os resultados de inbound marketing

O relacionamento da empresa com a audiência faz toda a diferença para os resultados de inbound marketing. Se você não marca presença na vida das pessoas, dificilmente terá um espaço marcante na sua rotina. A regra é clara: mantenha a frequência e acompanhe a evolução dos resultados.

Uma estratégia eficiente mescla ações de resultados rápidos, como a publicidade paga e um trabalho de marketing de conteúdo estratégico, com artigos otimizados para SEO, por exemplo. Leve em consideração os objetivos da empresa e escolha as soluções mais adequadas.

Como usar o inbound e o marketing de conteúdo para expandir seus negócios

Fale com as pessoas certas: um ótimo trabalho pode ser desperdiçado se não for bem direcionado, portanto, tenha sua persona bem definida. Não adianta querer

Defina seus processos de criação de conteúdo: Para garantir que seu conteúdo tenha uma direção decisiva que ajude a aumentar as vendas, você precisará de uma estratégia de conteúdo. Antes de sair escrevendo, tenha claro quais são os objetivos, reúna o máximo de informações e levante os termos de SEO.

Estabeleça metas e acompanhe os resultados: avalie os indicados no final de cada mês para entender quais foram as atividades que trouxeram mais resultados para a marca e as que não foram bem aceitas. Você deve monitorar os números e identificar pontos a serem melhorados.

Quando pensar em como atrair a atenção do público-alvo para a marca sem precisar investir um alto valor em mídia paga, lembre-se do poder do inbound marketing. Junto do marketing de conteúdo, essa é a forma mais poderosa que sua empresa tem de converter clientes no universo digital.

Ainda não tem um trabalho de marketing de conteúdo consistente?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

algoritmo do facebook

Aprenda como funciona o algoritmo do Facebook

O algoritmo do Facebook continua sendo um mistérios para empresas e criadores de conteúdo que buscam aumentar seu alcance na
email marketing para empresas b2b

A importância do email marketing para empresas B2B

Você já parou para pensar por que algumas marcas conseguem manter um relacionamento duradouro com seus clientes, mesmo em mercados

e-mail marketing

As melhores práticas no envio de e-mail marketing

Descubra o segredo das melhores práticas de e-mail marketing adotadas durante todo o processo de criação e envio.

Influenciador Digital: será que vale a pena para a sua empresa?

Embora nos últimos tempos a figura do influenciador digital tenha conquistado cada vez mais espaço no mercado digital, muita gente

jornada de compra do B2B

Por dentro da Jornada de compra do B2B

Se você pretende começar 2021 direcionando seu trabalho e investimento de marketing digital de forma mais efetiva, sugerimos que comece

tráfego pago vale a pena

Será que tráfego pago vale a pena? Temos respostas!

Tráfego pago vale a pena? Desvendamos os prós, contras e segredos para lucrar com anúncios online. Leia o guia completo