Custo por Lead: existe um valor ideal? Como calcular?

O Custo por Lead (CPL) é “uma métrica importante para que você crie metas e entenda até onde consegue investir para captar leads”. Quem faz essa afirmação é o especialista Gustavo Esteves, no livro “Menos achismo, mais dados”.

Ainda de acordo com Esteves, essa métrica deve ser acompanhada pelo fato de estar atrelada à taxa de conversão dos leads em clientes e, consequentemente, o valor da vida útil deles na empresa.

Mas, será que existe um valor ideal de Custo por Lead? E como esse cálculo é feito? Questões como essas serão respondidas neste blogpost. Confira!

O que é o Custo por Lead (CPL)?

O Custo por Lead (CPL) é uma métrica de marketing que avalia o custo médio para adquirir um lead, ou seja, um potencial cliente.

Essa métrica é calculada dividindo o valor total investido em uma campanha de marketing digital pelo número de leads gerados nessa campanha durante um período específico.

A fórmula matemática para calcular o Custo por Lead é:

CPL = Custo Total da Campanha / Número de Leads Gerados

Por exemplo, se uma empresa investiu R$1000 em uma campanha que gerou 200 leads, o cálculo do CPL seria:

CPL = 1000/20O = 5

Isso significa que o custo por cada lead adquirido foi de R$5.

Entende-se que um CPL mais baixo indica eficiência na geração de leads, enquanto um valor mais alto sugere que a campanha não é tão eficaz em termos de custo.

Como saber se meu Custo por Lead (CPL) é bom?

Determinar se um Custo por Lead é considerado bom envolve vários fatores. Um deles é a análise do Retorno sobre o Investimento (ROI).

Entende-se que, se os leads gerados estiverem convertendo em vendas superam o custo investido para obtê-los. Assim, o CPL pode ser considerado bom, pois está gerando lucro.

A qualidade dos leads também é fundamental. Mesmo que o CPL seja baixo, se os leads gerados não forem de boa qualidade, isso pode impactar negativamente nas conversões.

Não deixe também de observar tendências ao longo do tempo! Se o CPL está diminuindo, pode indicar otimização das estratégias de captação de leads.

Comparar o CPL atual com campanhas anteriores da empresa também oferece insights valiosos sobre a eficácia das estratégias utilizadas.

Por fim, considerar o ciclo de vendas é essencial: em ciclos mais longos, um CPL mais alto pode ser aceitável se os leads forem de alta qualidade e converterem bem ao longo do tempo.

Como reduzir o Custo por Lead (CPL)?

Tendo em vista que você pode estar buscando estratégias para reduzir o Custo por Lead do seu e-commerce ou outro negócio, elaboramos uma tabela com táticas simples de serem implementadas. Observe:

Segmentação de público-alvo mais precisaRefine seus esforços de marketing para atingir um público mais específico e relevante. 

Isso aumenta a probabilidade de conversão e reduz o desperdício de recursos em leads menos qualificados.

Otimização das páginas de destinoMelhore a experiência do usuário em suas páginas de destino.

Deve-se garantir que elas  sejam relevantes, claras e direcionadas para a conversão.

Uso eficaz de palavras-chaveUtilize palavras-chave relevantes e específicas para atrair leads mais qualificados.

Assim, você reduz o desperdício de recursos em cliques de baixa conversão.

Testes A/BExperimente diferentes elementos, como títulos, call-to-actions (CTAs) e designs de página, para identificar o que gera melhor desempenho na conversão de leads. 

Isso ajuda a otimizar as campanhas para obter resultados mais eficientes.

Automação de marketingUtilize ferramentas de automação para nutrir leads e conduzi-los pelo funil de vendas de maneira mais eficiente.

De tal maneira, você aumenta as chances de conversão e reduz o tempo gasto em leads que não estão prontos para comprar.

Parcerias estratégicasColabore com outras empresas ou influenciadores para alcançar um público mais amplo de maneira mais direcionada.

Ao fazer isso, estará aproveitando redes existentes e reduzindo custos de aquisição de leads.

Ao desenvolver as táticas de inbound marketing que apresentamos, temos a certeza de que você conseguirá bons resultados ao calcular o Custo por Lead do seu negócio?

Bora se aprofundar no assunto? Veja agora como o inbound marketing para B2B ajuda a qualificar os leads.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

A importância do conteúdo para o marketing digital

Para o marketing digital, o conteúdo da sua empresa tem que agregar no cotidiano do seu cliente, com isso atrair
anthropic

Cursos e Guias Oficiais da Anthropic para o Claude

Anthropic Academy oferece 13 cursos gratuitos sobre Claude, MCP e API. Veja o que cada trilha cobre e como começar
leads para imobiliárias

Leads para imobiliárias: saiba como o chatbot pode te ajudar a vender mais

Capturar e converter leads para imobiliárias pode ser mais fácil do que você imagina. Principalmente se puder contar com o

ciclo de vendas

Como reduzir seu ciclo de vendas com marketing digital?

Reduzir ciclo de vendas é um objetivo que deve ter destaque dentro da gestão de uma empresa B2B. Confira agora
confiança

Construa confiança por meio do marketing digital

A confiança se tornou a moeda mais preciosa do ambiente online, onde milhares de marcas competem pelo mesmo espaço.

Revolução digital: parece distante mas ela está acontecendo agora

O ambiente do marketing mudou muito nos últimos tempos e grande parte das mudanças aconteceram por conta da Revolução digital.