Chatbots: tudo o que você precisa saber sobre esta revolução

Os chatbots são softwares de mensagem, uma tecnologia que chegou para revolucionar o atendimento. Eles já são utilizados por empresas de diversos setores. Os chatbots podem ser mais básicos, com pequenas automações configuradas para resolver questões simples como horário de funcionamento, segunda via de documentos e agendamento de horários. E também podem ser mais complexos, com recursos de inteligência artificial, sendo capazes de realizar ações mais complicadas. Nesse caso, é possível que o chatbot esteja integrado com outros sistemas da empresa.

 

Até 2020, 85% das interações dos consumidores será

conduzida por um mecanismo automático e será a

primeira opção para diferenciar uma empresa de seus

Competidores.  (Walker Information, Inc.)

 

Pesquisa da Mindbowser indica que 75% das empresas planejam criar um chatbot para o seu negócio ainda em 2017.  Esse resultado é consequência do perfil do cliente de hoje em dia, que está conectado em tempo integral e exige que a empresa esteja disponível sempre que necessário.  

O Brasil é um dos países com maior taxa de uso de aplicações de mensagens instantâneas do mundo, de acordo com estudo global da Kantar. 84% usam apps de troca de mensagens mensalmente.  Atualmente já temos cerca de 8 mil bots produzidos no país.

E por isso o chatbot é assertivo, pois o usuário já está na plataforma, não é preciso solicitar nenhuma instalação, é só se comunicar ali atendendo as expectativas do usuário.  

A Pesquisa Transformação Digital – Cliente deste ano detectou que a avaliação do consumidor sobre atendimento via robôs, teve aprovação de 51% dos entrevistados. 29% preferiam negociar uma dívida com um assistente virtual. 95% das empresas entrevistadas se preparavam para investir portais de autosserviço e assistentes virtuais (bots). E a tendência é que esse números só aumentem!

eMarketer prevê que até 2019,

65% da população no mundo

use aplicativos de mensagem.

O mesmo estudo indica que quando se fala de futuro, 96% dos entrevistados disseram que as formas de contato entre as empresas e seus clientes deverão acontecer por meio de canais digitais, sendo bots (39%) o mais votado, aplicativo (27%), portal de autosserviço (13%), mídias sociais (7%), WhatsApp (6%), chat (4%).

Quais são os benefícios dos chatbots?

A respeito dos benefícios, podemos citar a redução de custos com SAC, personalização de atendimento, engajamento e relacionamento. Análise recente mostra que, com os chatbots, 90% dos problemas em SAC podem ser resolvidos sem precisar demandar tempo da equipe de atendimento. Já os profissionais estimam que chatbots baseados em machine learning podem chegar a atender sozinhos até 80% dos chamados.

Deixe um robô trabalhar para a sua empresa. Fale com a gente!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

tráfego pago para sua empresa

Quando usar o tráfego pago para sua empresa?

Você está aproveitando todo o potencial dos anúncios de tráfego pago para sua empresa? Conheça os benefícios e o momento
o que é H1, como ela funciona, e como você pode utilizá-la para obter melhores resultados em SEO

O que é H1? Exemplos e Boas Práticas

Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que é H1, como ela funciona, e como você pode utilizá-la para melhores resultados
acelerar o crescimento da sua empresa

7 dicas para acelerar o crescimento da sua empresa

Este guia apresenta sete métodos comprovados que podem transformar sua empresa e acelerar o crescimento de forma consistente.

Como anunciar no Facebook? Descubra!

Como anunciar no Facebook? A ferramenta apresenta um ótimo custo-benefício, ampla variedade de segmentação e precisão de público: e essas
Agência de Inbound Marketing para Seu Negócio

Como escolher a melhor agência de Inbound Marketing para seu negócio

A adoção de estratégias de inbound marketing tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas que buscam crescimento

O que é marketing 4.0

O que é marketing 4.0: confira conceitos e exemplos

Você sabe o que é Marketing 4.0? Com a rápida evolução do mercado, o marketing também evoluiu com suas formas