Chatbots para WhatsApp: um novo canal para as empresas

Imaginar uma rotina sem a agilidade e praticidade do WhatsApp já é improvável para muitas pessoas que utilizam o aplicativo para se comunicarem com amigos, clientes e colegas de trabalho diariamente, correto?

O aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil, que já conta com mais de 5,1 bilhão de usuários no mundo, hoje está presente mais 72% dos smartphones brasileiros, sendo que 88% deles são acessados diariamente, de acordo com o levantamento realizado pela OnDevice.

Com o lançamento do WhatsApp Business no começo deste ano, o WhatsApp agora já oferece para um número limitado de clientes as primeiras experiências oficiais de atendimento por chatbot dentro do aplicativo, o que promete facilitar ainda mais o SAC pela ferramenta.

WhatsApp Business: um novo canal para as empresas

Com o objetivo de se tornar um dos principais canais de atendimento ao cliente para grandes marcas, o WhatsApp Business representa uma evolução, com a monetização do app, novas possibilidades de atingir os clientes que já utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as empresas e a recente atualização da API, que visa facilitar a inclusão dos chabots para atendimento dos usuários em grande escala.

Mesmo que por enquanto a novidade esteja limitada para um número restrito de clientes, como bancos e grandes empresas, a previsão é que depois da fase de teste, o WhatsApp consiga manter a segurança e agilidade que tornam o app tão popular e expanda o uso de chatbots para as empresas que utilizem o WhatsApp Business.

Quais as vantagens dos chatbots para WhatsApp?

Na prática, a previsão é que os chatbots no WhatsApp tenham a mesma funcionalidade que no Messenger do Facebook, com a automatização de conversas para as marcas, que representa ainda mais agilidade, padronização e disponibilidade de atendimento ao cliente. Assim, resolver um problema, conferir preços ou tirar uma dúvida será possível com apenas algumas mensagens pelo WhatsApp, 24 horas por dia, sendo um benefício tanto para os clientes quanto para as empresas.

Com essa novidade, porém, os usuários não serão bombardeados por mensagens de marcas a todo momento: será necessário que o usuário escolha a opção de receber novas interações das marcas com as quais já teve contato, além de poder sinalizar a interação como spam quando desejado, o que irá ajudar a ferramenta a manter o controle e evitar práticas abusivas.

Para o WhatsApp, por sua vez, essa mudança com os chatbots representa a possibilidade de marcas e grandes empresas começarem a utilizar o aplicativo como principal canal de comunicação com os clientes, algo que hoje não seria possível pelo alto volume de mensagens recebidas.

Mantendo a segurança, praticidade e troca simples de mensagens, o atendimento pelo aplicativo representará uma grande oportunidade para marcas oferecerem um serviço de atendimento ainda mais eficiente e dinâmico, em diferentes situações.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Glossário de Marketing Digital: entenda a diferença entre os principais termos

Não fique mais na dúvida! Nosso Analista de Marketing Digital, Eduardo Stangherlin, nos ajudou a montar um Glossário de Marketing

corretor de imóveis online

Corretor de imóveis online: saiba como um chatbot pode ajudar o mercado imobiliário

Cada vez mais as pessoas têm usado a internet para buscar a sua casa dos sonhos. Os portais imobiliários ficam

Mobile é o novo protagonista do Marketing Digital

Não sei você, mas a galera aqui da Webcompany já usa mobile para tudo: envio de mensagens por Whatsapp, acesso
Como implementar o marketing digital para indústria

Como implementar o marketing digital para indústria e aumentar seu ROI

Você já percebeu como a indústria está cada vez mais voltada para o digital? Não é apenas uma tendência passageira,

consistência nas redes sociais

Por que a consistência nas redes sociais é importante

Descubra por que a consistência nas redes sociais fortalece sua marca, engaja o público e gera dados valiosos para decisões
como colocar link no stories do Instagram

Aprenda como colocar link no stories do Instagram

Apesar de ser uma ferramenta popular, muita gente ainda não sabe como colocar link no stories do Instagram e otimizar