Chatbots para WhatsApp: um novo canal para as empresas

Imaginar uma rotina sem a agilidade e praticidade do WhatsApp já é improvável para muitas pessoas que utilizam o aplicativo para se comunicarem com amigos, clientes e colegas de trabalho diariamente, correto?

O aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil, que já conta com mais de 5,1 bilhão de usuários no mundo, hoje está presente mais 72% dos smartphones brasileiros, sendo que 88% deles são acessados diariamente, de acordo com o levantamento realizado pela OnDevice.

Com o lançamento do WhatsApp Business no começo deste ano, o WhatsApp agora já oferece para um número limitado de clientes as primeiras experiências oficiais de atendimento por chatbot dentro do aplicativo, o que promete facilitar ainda mais o SAC pela ferramenta.

WhatsApp Business: um novo canal para as empresas

Com o objetivo de se tornar um dos principais canais de atendimento ao cliente para grandes marcas, o WhatsApp Business representa uma evolução, com a monetização do app, novas possibilidades de atingir os clientes que já utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as empresas e a recente atualização da API, que visa facilitar a inclusão dos chabots para atendimento dos usuários em grande escala.

Mesmo que por enquanto a novidade esteja limitada para um número restrito de clientes, como bancos e grandes empresas, a previsão é que depois da fase de teste, o WhatsApp consiga manter a segurança e agilidade que tornam o app tão popular e expanda o uso de chatbots para as empresas que utilizem o WhatsApp Business.

Quais as vantagens dos chatbots para WhatsApp?

Na prática, a previsão é que os chatbots no WhatsApp tenham a mesma funcionalidade que no Messenger do Facebook, com a automatização de conversas para as marcas, que representa ainda mais agilidade, padronização e disponibilidade de atendimento ao cliente. Assim, resolver um problema, conferir preços ou tirar uma dúvida será possível com apenas algumas mensagens pelo WhatsApp, 24 horas por dia, sendo um benefício tanto para os clientes quanto para as empresas.

Com essa novidade, porém, os usuários não serão bombardeados por mensagens de marcas a todo momento: será necessário que o usuário escolha a opção de receber novas interações das marcas com as quais já teve contato, além de poder sinalizar a interação como spam quando desejado, o que irá ajudar a ferramenta a manter o controle e evitar práticas abusivas.

Para o WhatsApp, por sua vez, essa mudança com os chatbots representa a possibilidade de marcas e grandes empresas começarem a utilizar o aplicativo como principal canal de comunicação com os clientes, algo que hoje não seria possível pelo alto volume de mensagens recebidas.

Mantendo a segurança, praticidade e troca simples de mensagens, o atendimento pelo aplicativo representará uma grande oportunidade para marcas oferecerem um serviço de atendimento ainda mais eficiente e dinâmico, em diferentes situações.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

A importância da análise de dados de marketing para as empresas

A importância da análise de dados de marketing para as empresas

Quando falamos de marketing nos dias de hoje, não tem como fugir: você tem que olhar para os dados. Se
planejamento de conteúdo para redes sociais

Por que fazer um planejamento de conteúdo para redes sociais?

Não tem jeito, o marketing digital veio para ficar! Se você ainda tem dúvidas disso, saiba que, com um planejamento

site hackeado

Site hackeado: razões que podem colocar seu projeto em risco

Ter um site hackeado pode ser tão ruim quanto ter sua casa roubada. Talvez você pense que estamos exagerando, mas

Facebook Business Suite

Facebook Business Suite: entenda como o aplicativo funciona

O Facebook Business Suite é uma novidade que chegou para facilitar a vida das marcas que têm um trabalho intenso

DeepSeek

O que é DeepSeek? Conheça a Inteligência Artificial Chinesa

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o mundo em um ritmo acelerado, e a China tem se posicionado como uma

Tiktok para empresa

TikTok para empresas: será que vale a pena para a sua marca?

No auge do uso de smartphones e redes sociais no Brasil, diversas marcas se perguntam se é uma boa estratégia

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?