Chatbots: a nova revolução dos aplicativos de mensagem está ao seu alcance.

Os chatbots estão mudando a forma como as marcas se relacionam com os seus consumidores. Com agilidade e imediatismo trazem soluções, eles inovam ao simular conversas cada vez mais reais, já que o robô consegue adequar as respostas, interagir e direcionar a conversa. Mas, além de apenas atender eles podem fidelizar clientes!

Hoje em dia temos os chatbots construídos pela lógica de automação ou com inteligência artificial, tudo depende do objetivo. Podem ser aplicados ao e-commerce como forma de orientar melhor sobre produtos e serviços, na geração de leads, pesquisas de opinião, agendamento/reservas e em campanhas de marketing como por exemplo a mais recente da Fanta com McDonalds.

Em meio a mudança cultural, vemos essa tendência no dia a dia, onde reduzimos o número de ligações diárias e recorremos mais às mensagens nos apps e chats. Em média, cada pessoa passa 85% do seu tempo utilizando cerca de 27 apps/mês, sendo a maior parte (quase toda) usando apenas 5 desses, de acordo com a Nielsen. Um exemplo disso é que o Facebook e o WhatsApp são o apps mais utilizados pelos brasileiros hoje. Em terceiro lugar, o Messenger já conta com mais de 30 mil bots.

O chatbot vem para agregar aos aplicativos de mensagem

Pesquisa da Gartner Summits aponta que até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático (chatbot) e também será um grande diferencial entre seus competidores de acordo com a Walker Information Inc. Confira as vantagens:

Imediatismo: o consumidor quer agilidade no atendimento e na resolução prática de seus problemas, o chatbot consegue trazer essa agilidade com conversas em tempo real.

Conveniência: o chatbot encontra mais receptividade em canais de uso constante por parte dos clientes e por isso a conversa acaba ocorrendo com maior facilidade.

Eficácia: simples e seguro, proporciona uma nova experiência para o usuário. Estão evoluindo com o tempo (o tempo todo) para que a conversa seja mais real e cada vez mais inteligente.

Personalização: consegue estar alinhado com a marca e segue a persona já adotada em seus canais, mantendo o tom de voz e provocando identificação .

Redução de custos: tanto pela agilidade quanto pela capacidade de absorção de volume, consegue reduzir custos em ações que antes seriam executadas manualmente. Ao automatizar ação, o que repetitivo ou recorrente se torna fácil de ser resolvido!

Em todos os casos de sucesso que temos hoje, todos tem um ponto em comum: têm como objetivo ajudar os usuários. O chatbot traz soluções e por isso adiciona valor!

A Chatbot Survey 2017 mostra que 75% executivos entrevistados planejam construir um chatbot para seus negócios neste ano e 96% acreditam que os chatbots vieram para ficar. E você, percebeu como o chatbot pode ajudar na estratégia do seu negócio

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

ctr

O que é CTR (Click-Through Rate)?

Saiba como calcular o CTR (Click-Through Rate) e porque ele é um dos indicadores mais importantes para suas estratégias digitais.
chatbot de vendas

Conversar com um robô: As pessoas estão preparadas?

Hoje a maioria das pessoas utiliza aplicativos de trocas de mensagens ao longo do dia. Como um bom exemplo, de

linkedin ads

LinkedIn Ads ou Google Ads? Qual o melhor para B2B?

A escolha entre LinkedIn Ads e Google Ads pode determinar o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing B2B.
marketing digital para advogados

Marketing em Redes Sociais para Advogados

Um dos maiores impedimentos para contratar um escritório de advocacia é a falta de presença online, então garantir que você

A importância do conteúdo para o marketing digital

Para o marketing digital, o conteúdo da sua empresa tem que agregar no cotidiano do seu cliente, com isso atrair
Answer Engine Optimization

O que é AEO (Answer Engine Optimization) ?

Com o advento das IAs, surge uma nova fronteira no marketing digital: o Answer Engine Optimization (AEO). Conheça tudo a