Chatbots: a nova revolução dos aplicativos de mensagem está ao seu alcance.

Os chatbots estão mudando a forma como as marcas se relacionam com os seus consumidores. Com agilidade e imediatismo trazem soluções, eles inovam ao simular conversas cada vez mais reais, já que o robô consegue adequar as respostas, interagir e direcionar a conversa. Mas, além de apenas atender eles podem fidelizar clientes!

Hoje em dia temos os chatbots construídos pela lógica de automação ou com inteligência artificial, tudo depende do objetivo. Podem ser aplicados ao e-commerce como forma de orientar melhor sobre produtos e serviços, na geração de leads, pesquisas de opinião, agendamento/reservas e em campanhas de marketing como por exemplo a mais recente da Fanta com McDonalds.

Em meio a mudança cultural, vemos essa tendência no dia a dia, onde reduzimos o número de ligações diárias e recorremos mais às mensagens nos apps e chats. Em média, cada pessoa passa 85% do seu tempo utilizando cerca de 27 apps/mês, sendo a maior parte (quase toda) usando apenas 5 desses, de acordo com a Nielsen. Um exemplo disso é que o Facebook e o WhatsApp são o apps mais utilizados pelos brasileiros hoje. Em terceiro lugar, o Messenger já conta com mais de 30 mil bots.

O chatbot vem para agregar aos aplicativos de mensagem

Pesquisa da Gartner Summits aponta que até 2020, 85% das interações dos consumidores será conduzida por um mecanismo automático (chatbot) e também será um grande diferencial entre seus competidores de acordo com a Walker Information Inc. Confira as vantagens:

Imediatismo: o consumidor quer agilidade no atendimento e na resolução prática de seus problemas, o chatbot consegue trazer essa agilidade com conversas em tempo real.

Conveniência: o chatbot encontra mais receptividade em canais de uso constante por parte dos clientes e por isso a conversa acaba ocorrendo com maior facilidade.

Eficácia: simples e seguro, proporciona uma nova experiência para o usuário. Estão evoluindo com o tempo (o tempo todo) para que a conversa seja mais real e cada vez mais inteligente.

Personalização: consegue estar alinhado com a marca e segue a persona já adotada em seus canais, mantendo o tom de voz e provocando identificação .

Redução de custos: tanto pela agilidade quanto pela capacidade de absorção de volume, consegue reduzir custos em ações que antes seriam executadas manualmente. Ao automatizar ação, o que repetitivo ou recorrente se torna fácil de ser resolvido!

Em todos os casos de sucesso que temos hoje, todos tem um ponto em comum: têm como objetivo ajudar os usuários. O chatbot traz soluções e por isso adiciona valor!

A Chatbot Survey 2017 mostra que 75% executivos entrevistados planejam construir um chatbot para seus negócios neste ano e 96% acreditam que os chatbots vieram para ficar. E você, percebeu como o chatbot pode ajudar na estratégia do seu negócio

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Whatsapp Business

Como configurar o WhatsApp Business para minha empresa?

O WhatsApp Business foi desenvolvido especialmente para pequenas empresas, com o objetivo de otimizar o contato com os clientes. Saiba
busca paga

Busca paga e busca orgânica: diferenças, vantagens e desvantagens

O crescimento da publicidade no Brasil segue em potencial e a procura por anúncios de busca paga e busca orgânica

mudanças no google

7 estratégias para adaptar sua empresa às mudanças no Google

Descubra como adaptar sua empresa às mudanças no Google e prosperar no novo cenário digital impulsionado por inteligência artificial.

O que o termo de pesquisa “para mim” diz sobre o consumidor 2.0?

O termo de busca "para mim" representa uma mudança significativa no comportamento do consumidor e saem na frente as marcas
tipos de seo

Quais são os diferentes tipos de SEO?

Conheça os tipos de SEO existentes e como cada um atende a objetivos específicos e funciona melhor em determinados contextos.

IGTV como usar em suas estratégias de marketing de conteúdo

É bem provável que o Youtube seja o primeiro nome que vêm à sua cabeça quando o assunto é vídeo