Chatbots: 5 funções além do atendimento ao cliente

Muito além do atendimento eficiente aos clientes, os chatbots surgem com novas funções e objetivos

Pela eficiência e padronização, muitas vezes restringimos nosso conceito das funções dos chatbots apenas ao atendimento ao consumidor, quase como uma postura passiva de receber dúvidas e interações. Na prática, os chatbots podem ter funções que vão muito além do atendimento ao cliente, colaborando em diversas áreas, para diversos tipos de empresas.

Confira 5 funções do Chatbot que vão além do atendimento ao cliente.

Agendamento ou delivery

Já há chatbots em apps de mensagens, como o Facebook Messenger, com a missão de reservar hotéis ou fazer pedidos de comidas só pela troca de mensagens. Na página do Burger King Argentina, você pode fazer pedido de delivery do seu lanche preferido, com apenas alguns cliques, sem precisar baixar outro aplicativo para isso. Você tem um restaurante? Veja como os chatbots podem ajudar te ajudar.

Geração de Leads

Conseguir cadastrar informações como o e-mail, telefone, região e área de atuação dos seus clientes em potencial é fundamental  para as estratégias de inbound e para sua equipe de vendas. Há chatbots que já atuam com o objetivo de reter visitantes no site ou em chats e, através de perguntas por mensagens, conseguem obter as principais informações dos clientes com praticidade.

Novidades e Relacionamento

Depois que o cliente envia a primeira mensagem no Facebook Messenger ou futuramente no WhatsApp, o chatbot pode manter novos contatos, especialmente com novos produtos ou promoções, estimulando um relacionamento contínuo com o cliente e, consequentemente, podendo estimular vendas .

Pesquisas de satisfação

Pesquisas de satisfação são importantes para  melhorias de serviços, análise de mercado, entendimento do público. Porém, muitas pessoas ainda associam essas pesquisas com formulários longos ou dezenas de cliques, o que dificulta a participação. Com a vantagem de responder às questões sem sair dos aplicativos de mensagens, os chatbots transformam os longos questionários em uma maneira dinâmica de ter esse retorno. Inclusive, como já indicamos, 74% dos participantes de pesquisas por chatbots acharam mais fácil responderem diretamente pelos aplicativos, de acordo com os primeiros testes realizados pelo Opinion Box.

Chatbots como personagens  

Falar com um robô exerce uma curiosidade nas pessoas e algumas marcas estão aproveitando esse fascínio e a vantagem de interagir com o chatbot de uma maneira bem humorada, personalizada com personagem, com nome, gírias, personalidade… Na página da Prudence, a Conselheira Prudence, por exemplo, tem  o objetivo de dar dicas sobre saúde sexual e sempre oferece um dos produtos da marca associados com as dúvidas ou temas que foram escolhidos durante as interações. Essa é uma maneira divertida de passar um conteúdo sério e estar presente no dia a dia dos clientes.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

o que é gestor de tráfego

O que faz um gestor de tráfego?

Nos últimos tempos, a procura por um gestor de tráfego cresceu, mas você sabe o que este profissional faz? Entenda
e-mail marketing para varejistas

Estratégias eficazes de e-mail marketing para varejistas

O e-mail marketing para varejistas é uma ferramenta poderosa que permite alcançar clientes de forma eficaz. Conheça as vantagens!

Como montar um funil de vendas para B2B em 6 passos

Montar um funil de vendas B2B não precisa ser um trabalho complexo. Embora a jornada de compras nesse cenário seja

marketing agronegócio

Marketing no Agronegócio: estratégias para potencializar resultados

O marketing é essencial no agronegócio brasileiro. Vamos explorar as estratégias de marketing que podem melhorar os resultados, desde os

Omnichannel: como funciona a integração das lojas físicas com os e-commerces?

As separações entre as lojas físicas e os e-commerces podem prejudicar a experiência do seu consumidor, quer saber como?
site lento

Por que seu site lento está sabotando seu negócio

Descubra como um site lento está sabotando seu negócio! Aprenda técnicas práticas e avançadas para aumentar a velocidade do seu
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?