Buyer Persona – como utilizar no marketing digital?

Você já deve ter ouvido ou lido sobre a criação de buyer-persona, mas sabe como esse recurso pode ajudar a criar conteúdos e campanhas mais próximas e interessantes para o público?

Personas são personagens fictícios que vão te ajudar a entender e identificar quem são os potenciais interessados e compradores dos seus produtos ou serviços. De maneira geral, elas funcionam como sínteses de consumidores ideais e são diferentes de uma simples definição de público-alvo, já que envolvem também a sensibilidade para analisar gostos pessoais, estilo de vida, valores morais… Para começar, além do tradicional ‘idade, profissão, gênero e escolaridade’ do público desejado, comece a pensar também no comportamento dele de maneira mais geral, com ídolos, hobbies, desejos.

O principal erro na criação de personas é cair em clichês e palpites, por isso, utilize diferentes ferramentas para ter mais dados sobre esse público, com análise de mercado, levantamento de concorrentes, aplicação de questionários, entrevistas pessoais e o uso do Audience Insights e do Google Analytics que podem dar dados relevantes sobre as pessoas que já mantém interesse sobre o segmento desejado.

Depois, comece a escrevê-lo como se fosse um personagem de ficção, com nome, idade, profissão, aspirações, valores, objetivos. Cada segmento terá particularidades nessa descrição, como a cor de cabelo que é irrelevante para uma escola de idiomas, mas que é fundamental para uma empresa de shampoos, por exemplo.

É possível que nesse processo de investigar o público você descubra mais de uma possível persona, o que é natural para produtos ou segmentos que atingem diferentes faixas etárias ou têm diferentes sugestões de uso. Identificar essas personas vai te ajudar, inclusive, a criar diferentes métodos de abordagem para cada público e momento de compra diferente.

Quais as vantagens de criar personas para o marketing digital?

No marketing digital essa ferramenta consegue orientar ainda melhor a comunicação, criando conteúdos e anúncios de forma ainda mais personalizada e próxima do público desejado. Assim, ao invés de tratar do público-alvo de maneira geral, você consegue visualizar para quem está escrevendo ou segmentando um conteúdo.

Assim, a criação de personas auxilia tanto na criação de conteúdos (já que você tem uma base dos hábitos e preferências do público), quanto na hora de segmentar os anúncios, conseguindo levantar interesses, termos-chave e marcas que tenham uma relação direta com o público que você deseja atrair, evitando que você gaste tempo (e dinheiro) falando com uma pessoa que não tem o perfil desejado.

Conhecendo os hábitos desse consumidor ideal, você também consegue entender quando, em que plataforma e dispositivos seu conteúdo terá ainda mais retorno.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como usar o Google Trends para encontrar o melhor momento de mercado

Como usar o Google Trends para encontrar o melhor momento de mercado

Quando você está criando um novo produto, serviço ou marca, pode ser um desafio saber quando é o melhor momento

Mobile é o novo protagonista do Marketing Digital

Não sei você, mas a galera aqui da Webcompany já usa mobile para tudo: envio de mensagens por Whatsapp, acesso
blog para B2B

Ainda vale a pena investir num blog para B2B?

Este artigo mostra por que o blog para B2B permanece como um dos investimentos mais inteligentes que uma empresa pode
remover um site do google

Como remover um site do Google?

Já imaginou querer remover um site do Google, mas descobrir que não tem mais acesso a ele? Pode parecer um

o que é D2C

O que é D2C e como o Marketing Digital contribui para essa estratégia

Com toda a revolução digital que tem ocorrido nos últimos tempos, você já se perguntou o que é D2C? As

palavras-chave

Como a escolha de palavras-chave afeta o seu site?

As palavras-chave são termos ou frases que as pessoas colocam nos mecanismos de pesquisa e que tornam possível encontrar o