Aumente suas vendas com experiências personalizadas na web

Já faz um tempo que é possível criar experiências personalizadas para o cliente através dos rastreamentos de cookies e conteúdo inteligente. Mas não é disso que estamos falando! Personalizar experiências para aumentar as vendas e estreitar o relacionamento com o consumidor tem a ver com descobrir gatilhos emocionais e analisar necessidades e hábitos comportamentais para desenvolver materiais que façam a diferença na vida do cliente.

O foco das equipes de marketing deve ser entregar experiências pessoais para cada usuário que visitar o site ou acessar o conteúdo da marca. Para isso, há uma movimentação para a modificação das estratégias e isso deve ser aplicado até mesmo nos detalhes. Um bom exemplo é substituição das palavras “nós” ou “nosso” para “você” ou “seu”, que transmite ao leitor o sentimento de pertencimento.

A era das experiências personalizadas chegou

Todo o trabalho de comunicação da marca deve ser feito para falar sobre os problemas dos compradores e mostrar que você entende das suas necessidades. Dessa forma, eles acreditarão que você pode resolver suas dores e passarão a confiar mais no que você fala e vende. Além disso, as empresas devem priorizar a individualidade de cada cliente, sem nunca se esquecer de que os compradores esperam que as marcas se lembrem de quem são, estejam eles em um canal digital ou na loja. Pode parecer complicado, mas, na prática, todos podem fornecer essas experiências personalizadas.

Uma pesquisa realizada pela Segment com mais de 1000 consumidores descobriu que, em média, 7% expressaram algum nível de frustração quando sua experiência foi impessoal.

Confira a seguir outras descobertas do estudo:

  • A personalização estimula as compras por impulso: 49% dos clientes compraram itens que não tinham intenção de comprar devido a uma recomendação personalizada.
  • A personalização leva ao aumento da receita: empresas que se esforçam para personalizar a experiência do cliente obtém grandes resultados de vendas, pois 40% dos consumidores dizem que compraram algo mais caro do que planejavam por causa do serviço personalizado.
  • A personalização reduz a quantidade de devoluções: apenas 5% das compras por impulso foram devolvidas. Além disso, 85% dos compradores por impulso ficaram satisfeitos com o que compraram.
  • A personalização fideliza o cliente: 44% dos consumidores dizem que provavelmente farão outras compras depois de experiências personalizadas – geralmente, elas são bem sucedidas!

3 dicas de como entregar experiências personalizadas para seus clientes

Considere a jornada do cliente em todos os pontos de contato

Preste atenção em como você envolve seu cliente em todos os canais e pontos de contato da sua marca. Crie um mapa da jornada do cliente que rastreie o envolvimento dele ao longo do ciclo de vida e que servirá como um guia para todas as estratégias de marketing digital. Fazendo isso, você entenderá verdadeiramente as necessidades do cliente e melhorará a experiência com a sua marca.

Coloque o cliente em primeiro lugar

A chave do sucesso é colocar seus clientes no centro de tudo o que faz. Essa máxima da Quarta Revolução Industrial diz que as marcas devem priorizar o ponto de vista dos clientes, pedir feedback e alinhar toda a empresa em torno de uma visão coletiva da experiência do consumidor. Embora pareça simples agrupar seus clientes, a personalização da qual estamos falando requer muita atenção aos detalhes e uma caracterização individual, não apenas feitas para subgrupos.

Pense e trabalhe de maneira diferente

Adaptar o formato de trabalho e as estratégias de marketing não deve ser algo centrado apenas na conversão em vendas. É preciso promover mudanças culturais em toda a empresa para que o trabalho seja efetivo. Para oferecer experiências excepcionais aos clientes, você precisa ir além da tecnologia. Isso significa não apenas usar sistemas ultramodernos, mas transformar a maneira como você trabalha através de novas formas de pensar, processos aprimorados e uma cultura fortalecida construída com uma mentalidade de cliente em primeiro lugar.

Se você ainda não está oferecendo experiências personalizadas é hora de começar. Saber o que seus clientes precisam e entregar isso a eles pode ser a única coisa que os faça decidir comprar da sua empresa ao invés de ir para o concorrente!

Deseja começar a produzir conteúdos personalizados para seu cliente? Conte com a equipe Webcompany!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

O poder dos conteúdos em vídeo no marketing digital

O poder dos conteúdos em vídeo no marketing digital

Se você está lendo este artigo, provavelmente já percebeu que o mundo do marketing digital está em constante transformação. As

showcase page linkedin

Showcase page LinkedIn: como utilizá-las?

A rede social anunciou nos últimos dias duas formas de apresentar produtos: as atualizações de páginas e as Showcase Page

Os benefícios em divulgar sua marca no Instagram

As marcas podem e devem estar presentes dentro do Instagram, criando conteúdos relevantes para seus públicos nessa rede social

Encontre pessoas interessadas em seu tipo de produto ou serviço

Saiba como gerar leads qualificados para alavancar suas vendas.
tráfego pago

O tráfego pago pode afetar os resultados da busca orgânica?

Descubra como campanhas de tráfego pago podem influenciar indiretamente o desempenho do seu site nos resultados orgânicos do Google.

Como os chatbots estão acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor

Cada vez mais chegam ao mercado tecnologias auxiliares, como os assistentes de voz e os assistentes virtuais, o chatbot. A