Analisar os dados das campanhas online pode aumentar as vendas. Saiba como!

Um dos maiores benefícios que campanhas de mídia digitais trouxeram foi a possibilidade de acompanhar, quase em tempo em real, a resposta e interesse do público. Mesmo com essa facilidade, porém, ainda há muitas empresas e e-commerces que só param para extrair e analisar esses dados quando já existe uma queda brusca ou pouca eficácia das campanhas online. De acordo com uma pesquisa da Econsultancy realizada nos EUA, dois terços profissionais de marketing disseram que não têm analistas de dados para acompanhar todas as métricas das empresas em que trabalham.

Assim, seja um investimento em SEO, links patrocinados ou nas redes sociais, se você não avalia os resultados periodicamente, dificilmente conseguirá entender os erros que podem ser corrigidos, novos públicos que podem ser explorados e sucessos que podem ser replicados. Mais do que nunca, esse é o momento de perder o medo em encarar os dados e entender como eles podem te ajudar na prática!

Ao acompanhar os dados, logo você conseguirá ter um panorama atualizado de como se comportam seus consumidores, com uma noção de interesses, sazonalidades, ticket médio, região, hábitos de navegação… dados que podem te orientar desde a criação de novos produtos (baseados nos artigos com mais visita ou engajamento, por exemplo), como também adaptar estratégias de suas campanhas de marketing, com segmentações cada vez mais precisas.

Uma das dificuldades que as pessoas têm em analisar os dados de Analytics está relacionada ao pouco contato com as ferramentas, mas também às novidades do segmento, que torna a atualização constantemente necessária. Dessa forma, estar atualizado e treinado com as ferramentas de Analytics e saber como navegá-las não deve ser função apenas de um membro da equipe, mas uma responsabilidade compartilhada.

Dados só são úteis quando são fáceis de ler, assim, antes de compartilhá-los com seus clientes ou equipes, por exemplo, organize as informações de maneira ordenada e compreensível. Apresente os dados com uma sequência lógica, caminhado para um resultado ou mudança que você queira propor. De nada adiantará uma enorme quantidade de dados se não houver uma análise cuidadosa e precisa. Afinal, será durante essa análise que poderão surgir insights que orientam como oferecer um melhor serviço, site, campanha, atendimento…

Mesmo que você não seja um especialista na área, conseguir acessar, conferir e entender esses dados pode ir além do sucesso apenas de uma campanha, mas te ajudar com argumentos ainda mais fundamentados para mudanças de público ou produtos ainda mais assertivos, evitando os clichês e achismos que muitas vezes barram o desenvolvimento de uma campanha digital.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Os chatbots vão substituir os aplicativos?

Sempre que uma nova ferramenta online surge é normal que se compare com as tendências anteriores, assim, muitos entusiastas já

como vender mais imóveis

Como vender mais imóveis: conte com a ajuda de um chatbot

Possui uma imobiliária ou uma incorporadora e tem se perguntado, ultimamente, em como vender mais imóveis? Saiba que este artigo

Você sabe o que é CAC e LTV Entenda por que não acompanhar essas métricas pode prejudicar o seu negócio

Você sabe o que é CAC e LTV? Entenda por que não acompanhar essas métricas pode prejudicar o seu negócio

No mundo dos negócios, especialmente no ambiente digital, entender e monitorar métricas financeiras e de desempenho é de grande importância.

seo

Qual a influência do SEO no marketing digital?

Descubra como o SEO influencia o marketing digital, melhora a experiência do usuário e aumenta a visibilidade da sua marca.
Como fazer tráfego pago no Google Ads

Como fazer tráfego pago no Google Ads: passo a passo

Se você ainda não sabe como fazer tráfego pago no Google Ads, não se preocupe. Confira a seguir, o passo
Como uma agência de marketing pode trazer soluções para o agronegócio

Como uma agência de marketing pode trazer soluções para o agronegócio?

O agronegócio é um dos pilares da economia mundial, especialmente em países como o Brasil, onde a agricultura e a