14 anos de Facebook – o que mudou no seu alcance?

Provavelmente você já deve ter percebido, mas hoje o Facebook comemora o Dia do Amigo. Sabe qual é o motivo? Há exatamente 14 anos essa rede social era lançada pra mudar completamente a forma com que as pessoas consumiam conteúdo, além de impactar diretamente nas marcas, que teriam o desafio de aprender a trabalhar com essa rede.

Atualmente, o Facebook já ultrapassou a marca dos 2 BILHÕES de usuários em todo o mundo e continua sendo a rede social mais utilizada, mas no começo ninguém sabia muito bem como a rede poderia impactar a vida de milhares de pessoas e, futuramente, de empresas também.

Quem se lembra do alcance orgânico?

Pois é! Lá no começo, a entrega dos conteúdos de páginas de forma orgânica era muito maior, já que a plataforma ainda estava estruturando o sistema de mídia. Em contrapartida, poucas pessoas sabiam utilizar esse recurso e por isso acabavam criando perfis pessoais que representavam empresas (aliás, é comum até hoje vermos essa prática, mas não é o recomendado).

Quando houve a possibilidade de criar anúncios para que as marcas alcançassem mais e mais pessoas, muitos profissionais tiveram que aprimorar seus conhecimentos para trabalhar com essa nova plataforma o que criou um mar de possibilidades e passou a permitir a segmentação por público, tornando-se mais eficaz e atingindo as pessoas certas definidas para cada empresa.

Com o passar dos anos, a plataforma foi se aprimorando cada vez mais para agradar os usuários, mudando seus algoritmos e selecionando o conteúdo que aparecia para cada pessoa de acordo com suas preferências. Inclusive, nós já comentamos aqui no blog sobre a última mudança.

O Facebook também aumentou seu leque de formatos para páginas, onde no começo era permitido somente imagem e texto, hoje temos gifs, vídeos, enquetes, notas, carrosséis e muitos outros que possibilitam criar diversas formas de dialogar com o público.

Em 2014, a empresa comprou também o Instagram e o WhatsApp que passaram a fazer parte de seu portfólio, mas com funcionalidades completamente diferentes.

A Webcompany trabalha com o Facebook desde o começo, gerenciando projetos de sucesso dentro da plataforma e ajudando diversas marcas a criarem um diálogo com seus públicos. Quer saber mais sobre o que pode ser feito para a sua empresa? Fale com a nossa equipe!

 

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

chatbots para facebook

Chatbots para Facebook Messenger já são realidade nas empresas

Para demandas crescentes, os chatbots para Facebook Messenger surgem como uma oportunidade de evolução no atendimento dos clientes.
blog dá resultado

Ter um blog dá resultado para minha empresa?

Marcas que estão antenadas nas principais tendências de comunicação digital percebem que investir em uma estratégia de blog dá resultado,

O que é Marketing H2H (Human to Human)?

O que é Marketing H2H (Human to Human)?

O H2H ou human to human, é o marketing que se concentra na conexão direta com os clientes, geralmente através

Chatbot para Instagram

Chatbot para Instagram: é possível?

Existe chatbot para Instagram? Se essa é a sua dúvida, saiba que você não está sozinho. Nesse artigo vamos discutir

Google Search Console

Google Search Console: o que é e quais os benefícios para seu site

O Google Search Console é uma ferramenta que muitos profissionais de marketing digital utilizam para acompanhar o desempenho de seu

Inteligência Artificial: preparados para a 4º Revolução Industrial?

Uma nova tecnologia que permite a mudança estrutural na forma de trabalho e produção, transformando aos poucos o dia a