A importância do SAC 2.0 para as marcas

O consumidor está mais empoderado do que nunca! As redes sociais mudaram o relacionamento das pessoas com as marcas. 38% dos compradores online, em pesquisa da MindMiners, já compraram um produto por meio de post patrocinado em rede social como Instagram e Facebook. As redes sociais são ferramentas excelentes para uma marca se conectar com seu público. Mas mudaram também a forma como as pessoas se posicionam quando um produto ou serviço desagrada. As redes sociais dão voz ao consumidor e se alguém fica insatisfeito, a primeira atitude é fazer uma reclamação no Facebook da marca, por exemplo.

E é com esse tipo comportamento, negativo, que a sua empresa precisa se preparar para saber lidar e aprender a gerenciar as crises. Pois lá os consumidores estão atentos à experiência compartilhada também e são influenciados por comentários positivos e negativos, que acabam se tornando mais relevantes.

Tudo acontece muito rápido e o imediatismo é uma exigência latente. Isso explica o sucesso dos chatbots, a nova tendência tecnológica para atender essa demanda de forma inteligente e otimizada. Previsão da Gartner Summits aponta que até 2020 85% das interações dos consumidores será conduzida por inteligência artificial.

Independente do canal utilizado, algumas práticas são essenciais para o bom atendimento digital. É importante, antes de qualquer coisa, criar laços com os consumidores, estreitar o relacionamento com eles e mostrar que a marca está sempre disponível para ajudar e solucionar o problema. Além de tudo, planejamento é imprescindível! O comportamento na marca tem que estar alinhado entre todos seus canais digitais, além ter sempre à mão uma biblioteca de dúvidas frequentes e práticas recomendáveis para contornar possíveis crises. Sempre monitore tudo sobre sua marca, para estar bem informado e responder com agilidade!

Em situações negativas, o mais importante é evitar uma crise de imagem. Bater de frente com clientes insatisfeitos não é uma forma inteligente de resolver a situação, porque uma pequena reclamação pode tomar proporções gigantescas nas redes sociais, com milhares de curtidas e compartilhamentos. Por isso, reconhecer erros, ser transparente, prestativo e agradecer feedbacks é um comportamento importante. #ficaadica

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Marketing digital é tudo isso mesmo que dizem por aí?

O sucesso do Marketing Digital é real? Provavelmente, essa pergunta já passou pela sua mente em algum momento devido a

google e-e-a-t

Quer ranquear melhor? Entenda o Google EEAT (E-E-A-T)

O Google E-E-A-T se tornou um dos conceitos mais importantes para quem deseja conquistar visibilidade orgânica nos resultados de busca.

Chatbot é tudo igual? A importância da linguagem para diferenciar suas interações

Chatbot é tudo igual? À primeira vista as interações com robôs podem soar mecânicas, frias e distantes, certo? É por

linkedin ads

LinkedIn Ads ou Google Ads? Qual o melhor para B2B?

A escolha entre LinkedIn Ads e Google Ads pode determinar o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing B2B.
Conteúdo interativo

Conteúdo interativo: o que você precisa fazer para ter bons resultados

Se você quer chamar atenção das pessoas, precisa se diferenciar. O conteúdo interativo está aí para ser explorado de forma

A Revolução do Google Analytics 4 (GA4): migre agora!

Estamos na era da informação, um momento em que os dados são os verdadeiros catalisadores da transformação e crescimento empresarial.