Como as marcas podem lidar com o novo comportamento do consumidor

Quanto mais o tempo passa, mais claro fica que o trabalho de marketing digital deve ser direcionado pelo comportamento do consumidor. A grande questão é que, quando se trata de seres humanos, as coisas mudam com frequência. O desafio das marcas é entender as alterações e ajustar o trabalho para conseguir manter a relevância na vida do público-alvo.

O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as percepções, atitudes e razões que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Dominar todas essas informações é fundamental para dar sentido ao trabalho de marketing digital, já que correspondem ao conhecimento de cada passo do cliente na jornada de compra e suas motivações. Independentemente do seu negócio ou setor, você precisa entender tudo sobre sua persona para planejar e ser assertivo.

O comportamento do consumidor mudou e ele está cada vez mais exigente!

O futuro é incerto. 2020 deixou isso claro e nos trouxe uma lição: é fundamental planejar o caminho, mas acompanhar os planos dia após dia, para garantir que estão alinhados com a realidade e o comportamento do consumidor é ainda mais importante. Para saber o quanto investir em marketing digital e ter um trabalho mais consistente, o segredo está em ser transparente e útil na vida do público-alvo, mas para conquistar essa relevância, é preciso saber com quem você está falando.

A partir do momento que você realiza uma pesquisa comportamental, analisa os dados da audiência, observa quais as preferências e com o que o público não se identifica, se torna capaz de desenvolver um trabalho centrado no comportamento do consumidor, identificando riscos, evitando crises e o mais importante: aproveitando oportunidades. São as ações focadas no presente da audiência que construirão a autoridade da marca no futuro.

Saiba o que sua marca pode fazer para manter a sincronia com  consumidor e ser percebida como autoridade

  • Seja proativo e comunique as pessoas que fazem parte da rotina da marca: informe seus clientes sobre o suporte que eles têm, os prazos de entrega e a segurança que existe na relação com a sua marca.
  • Capacite equipes: prepare seus colaboradores tão bem a ponto do cliente perceber como seu time é incrível. Compartilhe as informações de que precisam para se comunicar proativamente e responder às preocupações dos clientes e ensine qual tom de voz deve ser usado.
  • Esteja atento e avalie a experiência do cliente: o comportamento do consumidor atual demonstra que ele quer um acesso fácil às informações, portanto, revise a experiência com a marca para ter certeza de que tudo está claro e ele não terá dificuldade nenhuma.
  • Escute seus clientes: faça o possível para compreender profundamente e responder às mudanças nas necessidades dos clientes. Saiba que o que funcionou até hoje, pode não funcionar amanhã e a marca deverá ajustar seus processos para garantir a sobrevivência no jogo.

O comportamento do consumidor continuará mudando. Para não ficar para trás você deve:

  • Prepare-se para agir: entenda que seu futuro pode ser diferente do passado, não dá para fugir. O que você precisa é acelerar sua capacidade de avaliar e reagir às mudanças em sua empresa.
  • Acelere a transformação digital: o termo “transformação digital” não é novidade, mas muitas empresas ainda não levaram sua importância a sério. A realidade é virtual e o comportamento do consumidor já comprova isso, eles estão conectados a todo momento.
  • Identifique novas oportunidades: com grandes mudanças chegam novas oportunidades. Se você quer um futuro próspero, precisa estar com o radar sempre ligado. Encontre lacunas, priorize o desenvolvimento de soluções e trabalhe em busca do crescimento.

O comportamento do consumidor é o estudo que aborda a percepção que as pessoas têm sobre uma marca e suas motivações no relacionamento e na compra de seus produtos. Estar por dentro da maneira de viver e pensar do seu público permite que você elabore estratégias assertivas e tenha bons resultados de reconhecimento de marca e venda!

Você tem dificuldade para integrar o comportamento do consumidor ao trabalho digital?
Deixe a equipe da Webcompany Marketing Digital te ajudar!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

site profissional

Quanto custa criar um site profissional?

Está pensando em criar um site profissional mas não sabe por onde começar quando se trata de custos? Temos as
leads para imobiliárias

Leads para imobiliárias: o que você precisa saber para converter mais

Aprender a converter leads para imobiliárias pode ser mais simples do que você imagina. Se você atua no ramo imobiliário,

orçamento de tráfego pago

Como definir e controlar seu orçamento de tráfego pago

Você já se perguntou por que algumas empresas conseguem resultados expressivos com anúncios pagos, enquanto outras veem seu orçamento evaporar

Como fidelizar clientes com o atendimento ágil dos chatbots

Cada vez mais os consumidores exigem das marcas respostas rápidas. Em suas rotinas cada vez mais atribuladas, querem ter a

Quanto investir em tráfego pago para alcançar resultados relevantes?

Investir na internet tornou-se uma necessidade fundamental para negócios que precisam aumentar sua visibilidade e conversões. No entanto, uma das

Pilares para melhorar o engajamento digital

Diferente dos meios tradicionais, as redes sociais são plataformas de mídia mais dinâmicas, que exigem agilidade da marca para manter-se