Entenda como gerar mais leads com chatbots

Cada vez mais conhecidos, os bots começam a ser explorados com outras finalidades além do atendimento automatizado, como uma ferramenta eficiente de relacionamento com clientes e conversão de vendas, com a geração de leads com  chatbots.

Como gerar leads com chatbots?

Leads são potenciais clientes que cadastram dados pessoais (como nome, endereço e telefone), em troca de um contato da equipe de vendas, cupom de desconto, conteúdo exclusivo ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Para as empresas, esses dados cadastrados oferecem uma oportunidade de estreitar o relacionamento e transformar esses visitantes em clientes assíduos. É justamente nesse cadastro e relacionamento que a geração de leads com  chatbots é  vantajosa.

Com atendimento disponível 24 horas por dia, mesmo nos fins de semana e feriados, há mais oportunidades de geração de leads com chatbots mesmo fora do horário comercial. Isso significa, na prática, a vantagem de atender aos visitantes que estejam procurando sua marca no momento em que eles estão mais relaxados e com disponibilidade de inserir informações necessárias nos formulários de conversão.

Para converter leads com chatbots, o bot pode ser programado para incluir as perguntas ao decorrer das interações ou oferecer um formulário estruturado para que os usuários respondam os campos de uma só vez. A quantidade de perguntas dependerá, em grande parte, da estratégia de cada marca, normalmente com dados mais relevantes, como localização, faixa etária e informações de contato.

Os chatbots, dessa forma, conseguem qualificar os leads com as informações que foram indicadas, só direcionando para as equipes de vendas aqueles contatos que tenham o potencial. Usando um termo muito conhecido pelas equipes de vendas, os chatbots ajudam a “esquentar os leads”.

Mantenha o relacionamento com os leads com chatbots

Além do cadastro, os chatbots podem estreitar o relacionamento com os potenciais clientes, enviando novas mensagens com lançamentos, promoções, produtos similares aos que foram pesquisados… Pense também nos atuais clientes: como eles já entraram em contato com o chatbot para dúvidas ou resolver algum problema, ofereça formulários de conversão com um conteúdo exclusivo (como o download de um e-book) ou um cupom de desconto para sua base e estimule novas visitas aos seus produtos.

Por transmitirem credibilidade e dinamismo, os leads com chatbots são gerados sem que o usuário precise sair do app de mensagem ou chat que preferirem. Com vantagens tanto para as empresas quanto para os usuários, os chatbots se tornam cada vez mais estratégicos e podem ir muito além do atendimento eficiente ao cliente, como canais de prospecção e de relacionamento.  

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Transformação digital

Transformação digital: etapas para criar uma estratégia de sucesso

De uns tempos para cá, o termo transformação digital tem chamado a atenção de empresas do mundo inteiro. Algumas pessoas

vibe marketing

Vibe marketing: um novo jeito de se fazer marketing?

O vibe marketing representa uma mudança fundamental na forma como concebemos e executamos estratégias de marketing digital.
Pesquisa por imagem

Pesquisa por imagem: a importância desse recurso no SEO

“Será que a pesquisa por imagem é realmente importante para as estratégias de SEO?” Sem dúvida alguma, a nossa resposta

facebook

Estudos do Facebook revelam que estamos cada vez mais conectados

Estudos do Facebook revelam que o uso do celular se tornou mais frequente, tornando indispensável revisar as estratégias de Marketing

O que o Machine Learning tem a ver com Marketing Digital?

Entenda como as novas tecnologias podem ajudar a oferecer o produto certo para a pessoa certa.

Saiba porque é tão importante investir em Inbound Marketing para e-commerce

Planejar as etapas do seu e-commerce é necessário para o sucesso de vendas na internet, mas para que as coisas