Posicionamento digital da marca: por onde começar?

Construir uma marca valiosa, que ocupa um lugar especial nos coração e mente do seu público é o objetivo de toda empresa. Isso é o que torna o posicionamento digital da marca tão importante, inclusive no mundo digital! 

De acordo com Kotler, o posicionamento é o caminho que a empresa deve seguir para que ela seja vista pelo público-alvo de maneira diferenciada. Na internet, isso é fundamental para o sucesso das estratégias, pois definir qual a forma que sua empresa quer ser percebida pelos usuários é o que vai direcionar as ações tomadas dentro do planejamento de marketing digital

Por que é tão importante cuidar do posicionamento digital da marca? 

Em poucas palavras, o posicionamento digital da marca influencia na percepção que o público tem sobre ela. Uma marca que se posiciona como especialista no seu segmento, publicando conteúdos de qualidade, oferecendo um suporte impecável na internet e conversando com o público de maneira sincera, pode facilmente ser reconhecida como autoridade máxima no assunto. 

E quando a marca deixa claro quais são seus valores e objetivos, o público se identifica e passa a acompanhá-la de perto. E nem é preciso dizer o quanto isso melhora os resultados de vendas, não é mesmo? É muito mais fácil converter, fidelizar e estabelecer novas conexões quando as pessoas gostam de você!  

2 passos para começar a definir o posicionamento digital da sua marca 

Agora que você já sabe o quanto é importante trabalhar o posicionamento digital da marca, está na hora de cuidar do seu.

  • Saiba tudo sobre o seu público 

Conhecer o público-alvo é essencial para entender qual é a melhor forma de se apresentar para ele. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir quem são os clientes em potencial, o que eles acompanham, onde buscam informações e quais são seus valores. Com a maior quantidade de informações em mãos, você pode criar a sua persona – um personagem fictício baseado em informações reais sobre seus clientes – que permite traçar quais são os seus interesses e de que forma você pode contribuir com a vida deles. Isso será importantíssimo para estabelecer o posicionamento digital da marca. 

  • Leve em consideração a essência da marca

Quais são as qualidades, a personalidade e o que a sua marca tem de exclusivo para oferecer? Esses são os fatores que tornam a sua empresa importante e também são os pilares que deverão ser reforçados no trabalho de posicionamento. Cada vez que você publicar um conteúdo na internet, o público deverá perceber essa essência, para assim poder se identificar com ela. 

Levar em consideração a personalidade da marca também é uma forma de manter um conteúdo harmônico, que mantém a mesma linha de comunicação em todas as plataformas e passa credibilidade para o público-alvo. 

O posicionamento digital está diretamente ligado a presença digital dela 

O posicionamento digital da marca não é algo que pode ser feito de maneira isolada, mas sim um processo contínuo. Estabelecer a conexão com o público é fruto de um trabalho bem estruturado e consistente. 

É necessário haver um planejamento estratégico com foco na presença digital da marca. Ele deve envolver ações de inbound marketing, definição de canais de comunicação, investimento em mídia, além de um bom trabalho de monitoramento das redes sociais. 

O posicionamento digital da marca não se estabelece do dia para a noite, mas um bom trabalho pode ajudar. Conte com a equipe da Webcompany!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Estratégias de marketing digital de longo prazo para um sucesso sustentável

Estratégias de marketing digital de longo prazo para um sucesso sustentável

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do marketing digital para o crescimento de qualquer negócio, certo? Mas,

InMail no LinkedIn

O que é o InMail no LinkedIn?

O InMail no LinkedIn representa uma das funcionalidades mais valiosas, transformando a maneira como profissionais se comunicam na rede social
botão do Whatsapp

Como utilizar o Botão do Whatsapp no RD Station

Que os aplicativos devem ser utilizados no marketing digital ninguém duvida, mas o botão do Whastapp é primordial para aumentar

Dark post

Facebook dark post: entenda melhor como funciona esse formato de publicação

Produzir anúncios mais assertivos é o objetivo de qualquer pessoa que trabalha com conteúdos no Facebook. Em um cenário em

seo para mobile

Saiba porque sua marca precisa investir no SEO para mobile

Com o aumento dos acessos à internet via celular, estão surgindo novos desafios e oportunidades dentro do marketing digital. Entre

Marketing de engajamento

Marketing de engajamento: o caminho para o alcance e autoridade

A vida na internet acontece a todo instante. Com tantas experiências disponíveis, o marketing de engajamento cresce e oferece às