A Inteligência Artificial afeta o mercado e as profissões?

Quando falamos na aplicação da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, um receio comum é que as máquinas possam, gradualmente, assumir funções de colaboradores, o que causaria desemprego e o fim de algumas ocupações atuais.  O que pouco analisamos, porém, são as novas possibilidades, oportunidades e profissões que essa tecnologia trará já nos próximos anos, causando uma mudança em diversas áreas.

Inteligência artificial X profissionais

Primeiro, essa mudança não é algo novo, nem exclusivo da Inteligência Artificial ou dos chatbots. As evoluções tecnológicas sempre causaram mudanças no mercado, com o fim e o surgimento de novas oportunidades. Basta lembrar, por exemplo, que até décadas passadas existia a função da telefonista, responsável para completar todas as ligações, até que esse serviço fosse automatizado e a profissão se extinguisse.

Hoje, estamos vivenciando algo semelhante: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2020, 5 milhões de pessoas podem perder suas funções atuais com a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas.

Calma, nem todo o emprego está perdido… Nessa evolução, quanto mais operacional e burocrática for a função, mais provável que ela seja substituída nos próximos anos pelo avanço da Inteligência Artificial, como o primeiro atendimento ao cliente com as interações dos chatbots, por exemplo, promovendo economia para as empresas e atendimento sete dias por semana para os clientes.

Já as profissões que envolvem criatividade, análise, planejamento, experiência do consumidor e desenvolvimento de tecnologias continuam em alta e serão, na verdade, cada vez mais solicitadas para etapas em que as máquinas não podem ainda atuar ou mesmo para deixar a experiência dessas tecnologias ainda mais personalizadas.

Preparando-se para o futuro da Inteligência Artificial!

Um paradoxo é que ao mesmo tempo que há reclamação da evolução da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, muitas empresas já têm dificuldade em preencher vagas que exigem uma habilidade analítica ou ligadas às tendências tecnológicas, por isso, estar preparado para essas novas demanda pode ser um diferencial real para já para os próximos anos.

Na verdade, estamos em um momento em que muitos cargos ainda serão alterados,  compreendidos e desenvolvidos. O que temos certeza, porém, é que a Inteligência Artificial e a evolução dos chatbots terá um impacto significativo já nos próximos anos em diversas profissões e estar preparado para acompanhar essa mudança poderá significar a estagnação ou a evolução de carreiras.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Chatbot e o setor de turismo

As soluções tecnológicas apresentam benefícios para diversos segmentos, principalmente para setores que têm a personalização e relacionamento com o cliente

tráfego orgânico

Converta até 6,8x mais clientes com tráfego orgânico

Se você ainda acredita que quantidade é tudo quando se trata de tráfego digital, talvez seja hora de repensar sua

Como funcionam as campanhas de rede de pesquisa do Google Adwords

Campanhas de Google Adwords, você com certeza já ouviu falar sobre elas. Entenda porque são essenciais nas estratégias de marketing
5 estratégias de marketing digital acessíveis para sua empresa

5 estratégias de marketing digital acessíveis para sua empresa

Se você está lendo isso, provavelmente já percebeu que o mundo mudou. A forma como as pessoas se conectam, consomem

política de privacidade do Facebook

Nova política de privacidade do Facebook

Cinco pontos importantes para você se manter atualizado com a nova política de privacidade do Facebook. Confira!
social commerce

Social Commerce: veja onde os consumidores estão comprando

As pessoas estão comprando cada vez mais pela internet! Saber tudo sobre social commerce é importante para identificar as melhores