Chatbots grátis atraem pela praticidade, mas será que eles realmente trabalham em favor da sua empresa?
Com o crescente interesse pela tecnologia de atendimento automatizado, há cada vez mais plataformas que oferecem tutoriais para criação de chatbots grátis, dentro de sites ou aplicativos de mensagens, como o Messenger.
Anunciados com a vantagem de não precisarem de noções de programação para configuração do bot, os chatbots grátis são divulgados como uma solução disponível em “apenas alguns minutos”. A praticidade, porém, tem limitações que influenciam diretamente no bom desempenho do bot e o atendimento fica prejudicado.
Chatbots grátis: personalização é necessária
Ao mesmo tempo em que ajudam a popularizar a tecnologia, os chatbot grátis, por serem bem mais abrangentes e limitados nas configurações, não oferecem o nível de personalização que tornam o chatbots novos canais eficientes de atendimento ao cliente, se parecendo mais com uma secretária eletrônica online do que um assistente de atendimento virtual.
Com o planejamento de desenvolvimento adequado, o chatbot assume a persona da marca, interagindo com os cliente com a mesma linguagem e padrão que os outros canais de contato. Muito mais que resolver dúvidas com apenas alguns cliques, os chatbots se tornam parte importante da estratégia de marketing digital, inclusive na geração de leads para sua empresa.
Chatbots grátis: resolver problemas é uma prioridade
Não importa o canal: os clientes querem ter os problemas e dúvidas resolvidas de maneira eficiente. Caso o chatbots grátis não consiga atender com eficiência os principais problemas dos clientes nas primeiras interações, o atendimento humano se torna indispensável. Assim, o chatbot se torna apenas um elemento figurativo, que causa mais frustração no atendimento do que, efetivamente, um parceiro das equipes de SAC e vendas. O objetivo do bot deve ser aliviar os atendentes e agilizar o processo de vendas, não servir de ponte.
Chatbots grátis: dados são importantes
Outra vantagem de desenvolver os chatbots é conseguir ter acesso aos dados de retorno, como as dúvidas mais comuns, interações que os bots não conseguem resolver, número de clientes atendidos… Dados que ajudar, e muito, as equipes de vendas e atendimento a melhorarem os seus serviços. Utilizando plataformas de chatbots grátis, entretanto, o nível de acesso a esses feedbacks estará disponível.
Com a vantagem de oferecer um atendimento padronizado, mesmo fora do horário comercial, os chatbots se tornam vantajosos tanto para empresas quanto para os clientes. Como já comentamos em outros artigos aqui no blog, para que os chatbots explorem todo o potencial, é importante que haja um objetivo bem definido e planejamento para criação de canais eficientes e personalizados. Assim, por mais que os chatbots grátis ajudem na divulgação da tecnologia, as limitações impactam diretamente na qualidade do atendimento oferecido.
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