5 passos para implementar o marketing digital da sua empresa!

Começou o ano com a meta de implementar o marketing digital da sua empresa?

O desejo de ser reconhecido nas redes sociais, ter um site estruturado, publicar conteúdos interessantes, ter seguidores, deixar sua empresa no topo das buscas e melhorar os resultados em vendas está mais perto de alcançado do que você imagina. E, mais que um desejo, isso se tornou uma necessidade para as marcas. De acordo com o Relatório da CMO Survey, em 2018 houve um aumento de 8.9% nos investimentos online. Para comprovar essa tendência de mercado, não precisamos ir longe. Basta abrir o Facebook, Instagram ou Google e ver a quantidade de marcas – de todos os segmentos e tamanhos – que estão cada vez mais inseridos digitalmente.

Marketing digital é para tod@s!

Seja para uma grande empresa já consolidada ou um negócio regional que acabou de abrir as portas, o marketing digital oferece boas oportunidades de falar diretamente com o seu público, contanto que você tenha bem claro alguns passos iniciais para refletir, quer ver?

Quais canais são estratégicos?

Quantos mais canais eu tiver, mais pessoas verão minha marca, certo? Apesar de parecer coerente, cada vez mais é preciso ser estratégico na escolha de qual rede social você estará ativo, já que dependendo do seu público e segmento, o Linkedin poderá trazer mais retorno que o Facebook, o conteúdo com foco em SEO pode ter mais vantagem que um canal no Youtube, assim como o Twitter faz sentido para um grande portal de notícias, mas não agrega muito à um negócio regional, por exemplo.  Não adianta iniciar canais se não estiver disposto a mantê-los com conteúdos frequentes e investimentos.

Especialmente para quem conta com um orçamento limitado, ter uma estratégia bem definida para uma rede pode trazer melhores resultados que dispersar o investimento em várias frentes.

Defina objetivos para a sua marca

É cada vez mais importante ter claro qual o seu objetivo com a presença digital, já que há diferentes ferramentas que podem te auxiliar. Por isso, pense qual sua prioridade: estimular relacionamento, aumentar o tráfego do site, gerar visita para uma loja, divulgar um lançamento…  

Você pode até ter mais de um objetivo em mente, o que é normal, mas é importante ter claro qual será o papel de cada ação digital e aonde os esforços serão concentrados. Tendo em mente para onde você quer ir, o caminho a ser percorrido fica muito mais fácil! Com o seu objetivo definido, até mesmo a negociação e contratação de uma agência especializada em Marketing Digital será mais fácil e assertiva. Conte com a expertise dos profissionais para planejarem e executarem uma estratégia para que você chegue lá!

Esteja disposto a investir

Sabe aquela velha ideia de que na Internet não é preciso investir e que boas ideias se tornam sucessos virais? Especialmente com o Facebook e agora o Instagram reduzindo cada vez mais o alcance orgânico e o tempo de vida útil dos posts, é necessário ter em mente que para seu conteúdo chegar para mais pessoas e novos públicos é necessário SIM investir e ter uma boa estratégia de mídia online. Organicamente, sem investimento de mídia, o Facebook mostra seus conteúdos para menos de 1% da sua base de fãs, assim, mesmo que você tenha mais de mil fãs, por exemplo, seus posts serão exibidos apenas para 10 pessoas.  Por isso é tão importante ter a mídia como um ponto importante do marketing digital. A grande vantagem de investir no ambiente digital é que você consegue acompanhar de perto os resultados que o investimento traz, além de ser um espaço muito mais democrático em que, inclusive, microempresas conseguem investir.

Além dessa vantagem, as segmentações que as mídias digitais e google oferecem são cada vez mais elaboradas para que você invista, mas atinja exatamente quem precisa ser impactado! Conforme falamos anteriormente, definir objetivos são importantes e com o investimento não é diferente. Cada tipo de anúncio tem sua particularidade e pode ser mais ou menos apropriado para sua marca.

Arrume a casa para receber as visitas

A internet funciona como uma vitrine e, uma vez que você começa a atrair a atenção das pessoas, elas vão querer saber mais sobre você. Por isso, antes de começar a produção de conteúdos e investimentos em mídia, é necessário conferir se a casa está arrumada!

As informações de endereço, horários de funcionamento, telefones de contato, etc. devem estar atualizadas em todos os pontos de contato. As respostas aos consumidores estão em dia? Sua loja virtual tem estoque? Esses são alguns pontos básicos, mas muito importantes, para você que quer implementar o marketing digital na sua empresa.

Os números são seus amigos

Uma das maiores vantagens do marketing digital é poder acompanhar os resultados a qualquer momento e, se necessário, adotar mudanças rápidas nos rumos das campanhas. Tudo na palma da mão!

Apesar de muitos ainda terem medo dos números e alguns termos que podem até parecer difíceis, hoje as plataformas oferecem uma infinidades de dados que podem ajudar, inclusive, na criação de novos serviços, promoções e identificação de oportunidades de mercado. Por isso, ficar de olho nos números e entender o que eles querem dizer é indispensável para conseguir avaliar se sua presença digital está eficiente e sair do “achismo”. Não tenha medo de pesquisar, se inteirar e questionar os seus fornecedores em relação à performance das estratégias adotadas para o marketing digital.