Com uma ascensão constante, o Instagram sinalizou um crescimento nos últimos três anos. Só no Brasil, são 50 milhões de pessoas ativas em seus perfis, com a segunda maior base de usuários do mundo.
Mesmo com tanta expressão, porém, algumas marcas ainda têm dificuldade em entender e aproveitar todo o potencial que a rede pode oferecer. Para auxiliar, indicamos algumas das principais dúvidas de quem está começando ou quer deixar o perfil com um aspecto mais profissional, confira:
As hashtags são realmente importantes?
Adicionar hashtags e a localização as postagens, quando possível, ainda são maneiras efetivas de divulgar seus conteúdos para pessoas que estão pesquisando sobre aquele tema na seção de busca, aumentando o alcance do post. Por isso, conhecer as # mais importantes para o seu nicho e público é importante para quem quer atrair novos seguidores. O cuidado, porém, é não colocar dezenas de hashtags sem critérios, o que pode dar uma impressão amadora ou mesmo atrair pessoas que não têm sintonia com seu perfil. A sugestão é ir adaptando as hashtags adotadas de acordo com o tema da postagem, valorizando o assunto tratado.
Seguir ou não seguir as pessoas?
Possivelmente você já começou a ser seguido por um perfil de marca no Instagram e acabou descobrindo produtos e serviços do seu interesse, certo? A prática de seguir alguém para ser seguido depois é algo bem comum, mas quando mal executado pode ser um incômodo, afastando potenciais clientes. Por isso, busque perfis de seguidores que tenham conexão com seus assuntos, seja pela busca em hashtags ou outros canais semelhantes.
Nesse sentido, vale uma reflexão: apesar de uma quantidade astronômica de seguidores impressionar à primeira vista, quantos deles estão realmente interagindo e engajando com seus conteúdos? Assim, crescer com uma base de fãs que tenham realmente sintonia com seus assuntos e serviços pode ser até mais trabalhoso, mas é fundamental para manter bons resultados.
Consigo anunciar no Instagram?
Atualmente já é possível fazer anúncios dentro do Instagram, com conteúdos sinalizados como “patrocinados” no feed de publicações. Com o potencial de aumentar a visibilidade e reconhecimento das marcas, a mídia no Instagram pode ter diferentes objetivos, seja impulsionando um conteúdo publicado (como ocorre no Facebook), ou com anúncios mais segmentados em geração de leads ou divulgação de e-commerce, por exemplo.
A ferramenta também está está de olho na divulgação dos Stories, anunciando a futura novidade de poder patrocinar até três stories em sequência, o que pode contribuir com os anúncios de lançamentos, ofertas de tempo limitado ou destaques de eventos.
Feeds organizados
Já reparou como um feed organizado, com identidade visual, dá uma noção maior de profissionalismo e credibilidade no Instagram? Uma dica é pensar como as postagens ficarão quando publicadas em sequência, buscando elementos de ligação entre elas, seja o mesmo filtro, estilo de imagem ou temática. Há até um aplicativo gratuito, o UNUM, que permite que você veja como o seu feed do Instagram vai ficar antes da publicação ser realizada.
No Instagram da Luggio, marca de artigos criativos de viagens, por exemplo, a identidade é reforçada tanto com o tom utilizado quanto os elementos ilustrados que são associados com os produtos da marca, reforçando essa ideia lúdica e divertida que a marca quer transmitir.
Minha empresa precisa estar no Instagram?
Com 800 milhões de usuários, sendo 500 milhões ativos diariamente, hoje o Instagram é um canal consolidado, principalmente entre as mulheres (que são 65% dos usuários) e os mais jovens, entre 18 e 29 anos, que representam 58% da rede. Assim, especialmente para as marcas que trabalham com foco em decoração, moda, viagem e estilo de vida o Instagram é uma importante ferramenta dentro da estratégia de comunicação online. Manter a frequência e qualidade das postagens, porém, é algo fundamental para quem quer se destacar entre tantos perfis.
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