fbpx
webcompany - 4 maneiras de reduzir o cancelamento de assinaturas de e-mail

4 maneiras de reduzir o cancelamento de assinaturas de e-mail

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

O e-mail marketing é uma das ferramentas de comunicação mais importantes, por isso, as empresas precisam cuidar de reduzir o cancelamento de assinaturas, manter uma comunicação bem alinhada e acompanhar de perto as razões dos descadastramentos. Se as pessoas estão deixando de ler seus e-mails, confira as dicas que trouxemos neste artigo!

Quem já trabalha com marketing entende que quando se trata de e-mail marketing, o desafio sempre será reduzir o cancelamento de assinaturas, porque nem sempre as pessoas se manterão interessadas no seu assunto. Em um momento ou outro, os usuários irão cancelar a assinatura, isso é natural. O que deve ser observado é a frequência dos cancelamentos e se o número está cada vez maior, porque se existe mais gente cortando relações do que mantendo proximidade, é sinal de que algo não está bem ajustado.

Antes de tentar reduzir o cancelamento de assinaturas, tente entender quais foram as motivações das pessoas!

Para te ajudar nessa descoberta, trouxemos os motivos mais comuns pelos quais as pessoas querem deixar de receber um e-mail marketing.

Eles já tiveram acesso ao benefício desejado

Pode ser que você tenha oferecido uma isca muito boa em troca do e-mail da pessoa, isso é bom. Ela se interessou, se cadastrou e recebeu o material que ela queria, mas isso não significa que ela deseja receber mais e-mails enviados por você. O usuário se descadastrar logo após receber o que era desejado é normal.

A segmentação não foi bem feita

Quando bem segmentados, os e-mails têm uma taxa de abertura muito maior do que os que são enviados aleatoriamente. Além disso, o ROI (Retorno sobre o investimento) é melhor, simplesmente porque você apresenta para a pessoa um assunto ou produto que é do interesse dela. O contrário também é válido, se a pessoa não se interessa pelo que tem recebido, não faz sentido continuar recebendo.

A frequência está mal definida

Não erre pelo excesso, mas também não faça falta. Essa é a frase perfeita para reduzir o cancelamento de assinaturas do seu e-mail marketing. Se você enviar e-mails diários, a audiência ficará incomodada e mais propensa a se descadastrar, por outro lado, não entrar em contato com a frequência suficiente, como apenas um por mês, gera cancelamento porque as pessoas poderão não se lembrar de você. Equilibre as datas de envio para trabalhar o reconhecimento de marca e construir um relacionamento com a audiência.

Estratégias para reduzir o cancelamento de assinaturas

1. Use Double Opt-In
Uma lista de opt-in dupla é aquela em que os assinantes devem confirmar que desejam começar a receber os contatos, geralmente clicando em um link que é enviado após a inscrição. Essa etapa oferece a garantia de uma lista de qualidade, a oportunidade de se comunicar com os assinantes imediatamente após eles se inscreverem e também deixa claro para o usuário que em breve outros e-mails chegarão.

2. Tenha uma boa segmentação
O princípio para os bons resultados no marketing digital é falar a coisa certa, para a pessoa certa, na hora certa, por isso, segmentar é fundamental. Personalizar os e-mails com base no interesse do assinante pode aumentar as taxas de abertura em 14,3% e resultar em taxas de cliques mais altas. Quanto mais específica for a segmentação, mais personalizado será o conteúdo enviado. Eles nunca vão querer se livrar de você, porque sentirão que está falando diretamente com eles.

3. Personalize o conteúdo
Depois de segmentar os contatos, é hora de mapear o conteúdo que será enviado para cada grupo. Isso ajudará na entrega de informação relevante no momento certo, melhorando o relacionamento e evitando as chances do usuário querer cancelar por conta da falta de interesse.

4. Faça a pessoa sentir que seu e-mail é exclusivo
Se o usuário entender que aquela mensagem foi enviada especialmente para ele, isso ajudará a reduzir o cancelamento de assinaturas. Não envie e-mails que contenham apenas conteúdos que podem ser encontrados no seu site, produza materiais exclusivos para sua lista, pense em premiações, dicas inovadoras, etc. As pessoas vão entender o valor de permanecer inscrito em sua lista e ficarão felizes em receber seu e-mail.

Manter um relacionamento próximo com sua base de contato traz inúmeros benefícios para a empresa, principalmente no que diz respeito ao trabalho de marca e número de negociações. Siga produzindo materiais de qualidade, aprimore o planejamento de envios e esteja engajado em reduzir o cancelamento de assinaturas.

Precisa de ajuda para reduzir o cancelamento de assinaturas?
Fale com a Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.