fbpx
webcompany - 25% dos usuários globais só utilizam a navegação mobile

25% dos usuários globais só utilizam a navegação mobile

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Se hoje usar aplicativos pelo celular é algo banal, há 10 ou 15 anos parecia uma tecnologia saída direto de filmes de ficção. É por isso que cada vez mais estudos e pesquisas demonstram como a popularização dos smartphones e tablets afetou diretamente nossos hábitos e comportamentos, como o Estudo Global do Mobile, realizado e divulgado pela comScore.

A pesquisa analisou o comportamento de audiências da internet e de aplicativos móveis em smartphones e tablets, com um resultado que oferece um retrato global do impacto do mobile.

Assim, de acordo com a pesquisa, hoje o mobile já é responsável por mais da metade de todos os monitores digitais em 13 mercados. Em países como o México, Índia e Indonésia, esse número já ultrapassa os 75%, enquanto no Brasil a quantidade chega aos 73%, número superior ao da China (67%), Estados Unidos (63%) ou Canadá (59%), por exemplo.

Já o acesso “mobile only”, em que apenas o smartphone ou tablet é utilizado sem o uso do desktop, registrou um aumento de 22% para 29% no Brasil, uma tendência observada também em outros mercados. Para se ter ideia, na Índia e Indonésia esse número já chega quase aos 70%, com grande aderência tanto de homens quanto das mulheres.

O que as pessoas estão procurando no mobile?

De acordo com o estudo, hoje os aplicativos lideram a dominância do tempo gasto no mobile, representando 80% do tempo em que estamos com os celulares ou tablets. No Brasil, o tempo é ainda maior: 89%, o que demonstra um grande potencial para aplicativos de serviços, como o Uber, ou de comunicação, como o Whatsapp.

Na prática, esse comportamento está afunilando cada vez mais serviços e conteúdos exclusivos para navegação mobile, como as mensagens instantâneas, apps de comunicação e de clima, por exemplo. Não por acaso, as redes sociais e os aplicativos de mensagens estão entre as ferramentas mais populares no mobile, representando ¼ do minutos gastos no mobile.

Quando falamos em negócios, seja com serviços bancários ou compras online, hoje o mobile já ultrapassa o desktop em alguns países, como no Brasil, EUA e França, seja pela praticidade ou segurança, como demonstra o gráfico:

dL0i xQW591xvm29 3qpBjUvxXEC Jt5LsvYfoHnryuJDdi574VnVmiFB2vLLW1xIrLcVXwaikZbIEZs34ZHe7JK5hmMqzBnYE9QqN8WABKA XAZULCgfsE8RF2yUrT8TF3p0qOV - 25% dos usuários globais só utilizam a navegação mobile

Um dado curioso que a pesquisa revela é que apesar da navegação mobile crescer e amadurecer em diferentes regiões, hoje mais da metade dos usuários não baixam mais novos apps, especialmente entre o público entre 35 e 54 anos, que estão mais suscetíveis a deletarem os apps que não façam parte da rotina ou sejam antigos. Apenas os mais jovens, entre 18 a 34 anos, costumam procurar novos aplicativos para teste ou lazer. Na prática, a tendência é que novos apps comecem a estagnar e que o uso se concentre em aplicativos já consolidados, o que representará um desafio para quem deseja entrar neste mercado.

dhnsRkDvOaA1D4O7GXr4VQlnO WhzmmoZx k4jYldbSpKqt6gjqQNbxDAQiGUaQsw53FfhKKevHiT7HuX4hZgXKE386D0zIn77J79GeZ6yEAq3LUTJGgtA3B8t3h9XO8YEDeonUs - 25% dos usuários globais só utilizam a navegação mobile

Com a confirmação da expansão e consolidação do mobile em todo o mundo, resta saber se você (e se negócio) está preparado para atender essa nova realidade! Os canais digitais de sua empresa já são mobile?

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.