Webinar: o que é? Entenda como aplicar no marketing de digital

Vídeos se tornam cada vez mais populares na Internet: só para constar, o número de inscritos no  YouTube aumentou cerca de 800% nos últimos três anos, de acordo com o estudo Mídias Sociais 360º. Com apelo maior que os conteúdos “tradicionais”, entender as vantagens do webinar e utilizar essa ferramenta na estratégia de captação, relacionamento e conversão de leads pode ser um diferencial para sua marca.

Webinar: o que é? Inclua nas estratégias de marketing digital

De maneira geral, o webinar é uma palestra ou seminário transmitido online com curta duração (cerca de uma hora), seja um vídeo já editado ou ao vivo. Com a vantagem de atrair pessoas de diferentes localidades, o webinar tem a integração de chats, que permite a participação da audiência com dúvidas, comentários ou sugestões de temas enquanto o vídeo é exibido. Diferente de uma palestra presencial, há um número ilimitado de participantes, com maior alcance geográfico.

Com uma ampla relação de temas, o webinar pode abordar um tópico geral para atrair o público que ainda não conhece seus serviços, ter um foco bem didático sobre uma dúvida específica, ou mesmo ser um review de um produto ou serviço da sua marca, demonstrando as funções e benefícios ao vivo, por exemplo. Para atrair a atenção do público é possível utilizar um palestrante convidado ou mesmo profissional de referência da área para dar mais credibilidade ao debate transmitido.

Agora que você entendeu o que é webinar, pode estar se perguntando quais as vantagens dessa estratégia para o marketing digital, certo?  

Para as marcas, o webinar oferece o benefício de atrair visitantes pelo conteúdo que será transmitido e convertê-los em leads. Seja realizado por plataformas como o YouTube Live ou pelas redes sociais, o webinar pode atrair até mesmo potenciais clientes que ainda ainda não conheciam sua marca, mas se interessaram pelo assunto que será debatido na transmissão.

Com o tema, convidado, data, horário e a plataforma de transmissão já definidos, é possível gerar uma landing page para conversão, com um formulário em que os visitantes interessados no vídeo devem incluir dados como nome, telefone, e-mail e área de atuação, por exemplo. Com essas respostas em mão, a empresa pode manter o contato com esse lead oferecendo informações referentes ao webinar, além de estreitar relacionamento com novas oportunidades, promoções, serviços e produtos.

Webinar: o que é? As vantagens dos conteúdos em vídeo!

Como uma estratégia para atingir uma grande quantidade de pessoas, produzir um webinar não exige alto custos de investimentos, uma vez que não necessita de edição, trilhas ou efeitos de vídeo. Basta uma boa câmera, captação de som, iluminação adequada e uma conexão estável, podendo ser realizado até mesmo de celulares com boas câmeras.  

Mais importante que a técnica para o sucesso de um webinar é o roteiro definido e um bom apresentador e mediador para estruturar e dar fluidez para a discussão. É importante que o usuário tenha a sensação que está recebendo um conteúdo exclusivo e que cumpra com as expectativas geradas pela divulgação.

Depois de transmitido, o webinar ainda pode se tornar novos conteúdos, seja utilizando trechos do vídeo para divulgação nas redes sociais ou mesmo transformando as principais informações do debate em conteúdos para o Blog ou um e-book, que fornece ainda mais possibilidades de atrair leads que farão download do conteúdo mediante um formulário de conversão.

Entender o que é webinar e como utilizá-lo dentro das estratégias de Marketing digital pode ser um diferencial e tanto para as marcas capturarem leads qualificados.

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