Você sabe o que é dropshipping?

Também conhecido como remessa direta, o dropshipping é uma forma de aprimorar as vendas e aumentar o alcance e lucro de quem trabalha com marketplace.

Mas para isso acontecer, é preciso saber bem o que é dropshipping e como aplicar ele corretamente em seu negócio. Confira!

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócio em que sites de venda online não precisam de estoque para manter os produtos que vendem. Em vez disso, as mercadorias ficam armazenadas e disponíveis no estoque de um fornecedor.

Dessa forma, a loja dropshipping funciona apenas como uma vitrine virtual, onde o público pode visualizar o produto e suas informações.

Quando o cliente realiza sua compra no e-commerce, o vendedor retira sua parte do lucro da venda e fica responsável por solicitar a mercadoria ao fornecedor. Em seguida, o item é separado e enviado ao consumidor.

Assim, o responsável pelo marketplace não precisa ter uma reserva de produtos limitados e correr o risco de mantê-los no parados por muito tempo, já que utiliza o estoque de terceiros.

4 Vantagens do dropshipping para seu negócio

Como no modelo de negócio do dropshipping o vendedor atua como um intermediário responsável pela venda, essa é uma estratégia pode ser aproveitada para melhorar a atuação do marketplace.

Ausência de grandes estoques

Lojas online que trabalham com estoques próprios podem estar suscetíveis a dois problemas: gastos para manter o local de reserva de produtos e redução para o recebimento de novas mercadorias.

Com o dropshipping, o e-commerce não precisa mais se preocupar com nenhum a reserva de mercadorias ou com os custos de manutenção do estoque. Assim, o orçamento pode ser direcionado a outras melhorias para o negócio.

Ideal para quem está começando

O dropshipping é uma opção simples e prática para quem está começando na área do marketplace, tem boas ideias de negócio, mas não possui grandes investimentos.

Afinal, o principal responsabilidade do dono da loja virtual será se encarregar pela compra do cliente. As demais etapas ficam sob dever do fornecedor.

Com isso, é possível garantir parte do lucro da venda do produto, já que a separação e envio não são seus deveres.

Variedade de produtos

Por poder contar com estoques de diferentes fornecedores, o gestor do e-commerce pode oferecer maior variedade de produtos para seus clientes, desde mercadorias nacionais a internacionais.

Dessa forma, fica mais fácil alcançar um público maior, de modo que todos se concentrem no seu site e não nos concorrentes.

Até mesmo produtos fora de linha podem ser disponibilizados por meio de fornecedores.

Zero gastos com entrega

No dropshipping, a reserva e entrega do produto comprado pelo cliente é feita exclusivamente pelo fornecedor. Dessa maneira, o dono da loja virtual não precisa se preocupar com os custos de embalagem e de envio da mercadoria.

Caso o pedido não chegue corretamente no cliente, o próprio fornecedor deve resolver o problema. Trocas e devoluções também são responsabilidades do fornecedor.

Como manter um bom dropshipping?

Agora que você já sabe o que é dropshipping e quais são as vantagens de se usar esse modelo de negócio, veja como garantir a melhor estratégia para o seu negócio:

Escolha bons fornecedores

Atrasos de entrega, mercadorias danificadas ou até mesmo embaladas de forma errada podem resultar em avaliações negativas para seu site.

Por isso, é essencial escolher bons fornecedores para evitar problemas desse tipo.

Para tanto, cheque as avaliações, o histórico do profissional no mercado e o tipo de sistema de rastreamento utilizado.

Assim, você pode garantir uma boa entrega do seu produto, ao evitar que problemas recaiam sob sua marca.

Invista em produtos que tenham um diferencial

Com a popularização das lojas virtuais, é preciso se destacar. Por isso, foco em produtos exclusivos ou com diferenciais competitivos.

Trabalhar com fornecedores que tenham um bom estoque também é importante, pois evita que o público busque outras lojas para encontrar o que procuram.

Defina um nicho de mercado

Mesmo que a ideia do dropshipping seja trabalhar com estoque de fornecedores, é preciso ter bem definido o seu nicho de mercado.

Assim, você consegue planejar melhor suas vendas e quais produtos o seu público-alvo prefere.

Vale utilizar um bom marketing de conteúdo, para que o seu público chegue até o seu site e passe por todo o funil de vendas.

Trabalhe o pós-venda

Mesmo após a venda e a entrega do produto, é preciso dar atenção ao público. Essa etapa é essencial para coletar feedbacks e evidenciar possíveis lacunas que devem ser melhoradas.

Somente assim você irá saber o que precisa aprimorar no seu negócio, para garantir a permanência e consolidação da sua marca no mercado. Com boas críticas e avaliações em mãos, fica fácil adaptar seus produtos aos clientes e, assim, aumentar o lucro e expansão do negócio.

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