fbpx

Vídeos para redes sociais: saiba como fazer a estratégia funcionar

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Basta rolar o feed para perceber que os vídeos para redes sociais estão bombando! Por ter um grande apelo visual, as imagens servem para contar histórias e encantar clientes, duas coisas importantes para melhorar o engajamento do público-alvo com a marca e melhorar as vendas. O desafio das empresas é produzir um material que seja atrativo o suficiente para prender a atenção das pessoas. Você tem conseguido?

Se você deseja mais obter mais visualizações, mais engajamento e mais respostas, os vídeos para redes sociais são a melhor opção entre os tipos de conteúdo digital. Dados do comportamento do consumidor apontados pelo site Breadnbeyond mostraram que 78% das pessoas assistem a vídeos online toda a semana, 55% destes assistem diariamente e que 72% dos usuários preferem aprender sobre um produto ou serviço a partir de vídeos. A aceitação dos conteúdos visuais tende a crescer nos próximos anos, por isso, a produção dos vídeos precisa ser feita com a máxima qualidade.

Principais fatores que prejudicam os resultados dos vídeos para redes sociais

Não ter um gancho

Para ter bons resultados com os vídeos para redes sociais, você precisa prender a atenção do público-alvo logo nos primeiros segundos. Se o seu roteiro não tiver algo especial no início do vídeo, é bem provável que as pessoas não continuem a assistir.

Quando você compartilha um vídeo no Facebook ou Instagram, deve ficar de olho na métrica chamada taxa de desistência, que indica onde as pessoas estão parando de assistir ao seu vídeo para fazer outras coisas. De maneira geral, essa métrica nunca será perfeita, mas ela indica o perfil do público e como você pode fazer um bom trabalho. Por exemplo, se as pessoas assistem, em média, apenas aos primeiros 10-15 segundos do seu vídeo, o ideal é colocar seu melhor conteúdo logo no início.

Você não coloca uma chamada para ação

Consideramos que os vídeos para redes sociais estão sendo bem aproveitados quando ele direciona o usuário para o caminho certo. Por isso, se você está publicando um material incrível, mas não está dizendo o que a pessoa deve fazer quando terminar de assistir, está desperdiçando o trabalho.

Você pode pedir aos espectadores que compartilhem seu vídeo, sugerir que leiam um artigo no blog, acessem o seu site ou indicar onde podem comprar o produto. Faça o que for melhor, só não esqueça de colocar sua chamada para atenção no final do vídeo.

A história apresentada não tem contexto nenhum

Ao produzir um vídeo, você está conversando com as pessoas e contando algo interessante para elas. Se a sua história não apresentar um contexto que faça sentido para a buyer persona, que não tenha relação direta com a utilização e os benefícios do seu produto ou que não seja direto, é provável que você não tenha bons resultados e as informações se percam pelo caminho.

Lembre-se de que os vídeos para as redes sociais são curtos e você não tem muito tempo para contextualizar o telespectador. Escolha um tema específico e elabore um discurso persuasivo. Quanto mais clara a mensagem, melhor.

Como melhorar a qualidade dos seus vídeos para redes sociais

Ofereça sua informações compartilháveis

Depois de pensar em um gancho para o vídeo, coloque a informação mais importante, aquela que o usuário vai sentir vontade de compartilhar. Não existe uma regra sobre o tipo do conteúdo, você pode dar dicas, contar uma história engraçada ou falar sobre termos técnicos. O truque é mostrar a relevância do conteúdo nos primeiros momentos para ganhar a confiança e abrir espaço para as ofertas.

Trabalhe o storytelling e tenha uma mensagem envolvente

Um dos maiores erros cometidos pelas marcas que produzem vídeos para redes sociais é escrever o texto como se fosse uma redação de faculdade ou qualquer outro documento formal. As pessoas querem se envolver e as palavras do seu vídeo precisam despertar emoções. As técnicas de storytelling servem para gerar identificação e transportar o telespectador para onde você quiser, ou seja, para um cenário onde seu produto ou serviço entra como um solucionador de problemas. Use e abuse das estruturas narrativas!

Na hora de escrever um roteiro, busque uma escrita leve, que faça com que pareça que a marca está tendo uma conversa pessoal com alguém, semelhante a como você conversaria com um amigo em um bar. Escreva o rascunho, leia o texto em voz alta e pense em como as pessoas se sentirão ao assistir o conteúdo.

Todos os profissionais de marketing concordam que os vídeos para redes sociais são ferramentas poderosas para contar a história da sua empresa e reforçar os diferenciais dos produtos ou serviços. A base para um material que traga resultados é o roteiro. Escreva uma mensagem clara, siga as etapas de execução e não esqueça de cuidar de cada detalhe para garantir que as publicações sejam estratégicas.

Se a sua marca ainda não produz vídeos para redes sociais, é hora de começar!
Fale com a Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.