Vendas online: por que a sua marca precisa abraçar essa oportunidade?

Diferentes perfis de público reunidos em um comportamento de consumo que cresce a cada ano: esse é o cenário que está sendo construído pelo varejo online. O hábito de comprar pela internet, que antes apresentava reticências pelo público, é hoje praticado através de diversas plataformas, do desktop ao mobile: resultado da combinação de inúmeros fatores, dentre eles, a possibilidade de comparação rápida de preços e a variedade das ofertas disponibilizadas para vendas online. O panorama é excelente e oferece uma oportunidade valiosa para as marcas no ambiente digital: é tempo de lucrar.

Um estudo encomendado pelo Google junto à empresa Forrester Research revela que as vendas online no Brasil devem dobrar até 2021. De acordo com a companhia, o segmento terá crescimento médio de 12,4% ao ano e atingirá um total de R$ 85 bilhões em vendas — um salto de 5,4% para 9,5% em participação de mercado. Os números surpreendem e reforçam ainda mais a necessidade de investimento no ambiente digital para a potencialização dos lucros.

Conhecer mais sobre o perfil do consumidor digital também é essencial para o sucesso das marcas nas vendas online. De acordo com dados do Sebrae Nacional, pessoas entre 35 e 49 anos lideram o ranking de compradores, com 36% de share, seguidos por indivíduos entre 25 e 34 anos, que somam 32%. O que poderia parecer difícil, não é. Consumidores entre 50 e 64 anos provaram também estar conectados e representam 16% dessa movimentação de compras.

O momento da decisão

A internet tem peso até mesmo em vendas online foram fechadas offline. Ainda de acordo com o estudo, 19% das vendas offline sofrem influência do meio digital. De acordo com a pesquisa Instagrammers no Brasil de 2016, 8 a cada 10 pessoas já tiveram compras inspiradas por algo que viram na internet. O fator já é claro para as gigantes do setor, que realizam atualizações constantes em suas ferramentas com o objetivo de gerar negócios. Como prova, Instagram Shopping e Facebook Market Place lideram o top of mind de recursos recém saídos do forno e reafirmam a atenção das plataformas para a oportunidade emergente. O notável crescimento de redes de inspiração, como Instagram e Youtube, também refletem um comportamento cada vez mais enraizado na sociedade atual: a busca por referências.

Uma mudança rápida

Transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas modificaram visivelmente o comportamento do consumidor ao longo do tempo. Com um volume de informações e ofertas cada vez mais expressivo, o decisor de compra deixou de ser um receptor passivo de conteúdos publicitários para se tornar um crítico exigente das melhores oportunidades. Menos influenciado por argumentos e extremamente bem informado, o novo comprador é, hoje, fisgado por estratégias de comunicação 360º: um trabalho diário e pautado na construção de histórias relevantes, que envolvem a marca em um contexto maior: a rotina do consumidor.

Para os que pretendem aumentar a sua fatia de mercado através de vendas online, o momento é mais que oportuno. Galgar os melhores resultados em um ambiente cada vez mais concorrido é tarefa que compete aos detentores do know-how de compreender a sinergia entre o melhor posicionamento nos mecanismos de busca, o conteúdo mais atrativo e as melhores estratégias digitais.

Dicas para vendas online

Utilizar uma estratégia de sucesso no comércio eletrônico é a chave do sucesso para todas as empresas que querem aproveitar as vendas online. Isso ajuda você a gerar reconhecimento da marca, aumentar o número de conversões e impulsionar suas vendas. Segundo as últimas tendências em ecommerce digital marketing strategy, para se destacar da multidão e superar sua concorrência, certifique-se de implementar as melhores estratégias de marketing para seu comércio eletrônico:

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

5 estratégias de engajamento online para investir na sua empresa

5 estratégias de engajamento online para investir na sua empresa

Você já se perguntou como criar uma comunidade vibrante ao redor da sua marca? Ou como transformar seus clientes em

real impacto da Covid-19

Estudo revela o real impacto da Covid-19 nas PMEs

Com a pandemia do Covid-19 desde março no Brasil, muitos setores foram impactados devido a mudança repentina de comportamento na

Descubra 5 curiosidades sobre os Chatbots!

Para não ficar por fora desta tendência separamos cinco curiosidades sobre os chatbots, expansão e futuro para você! A ideia

Chatbots em português: a linguagem faz diferença

Apesar de cada vez mais populares, no desenvolvimento de chabots em português ainda temos muitos exemplos de interações mecanizadas, sem

marketing offline

12 razões pelas quais o marketing digital é melhor que o marketing offline

Descubra por que o marketing digital supera o marketing offline em alcance, custo e eficiência. Compare 12 vantagens decisivas para
posicionamento de marca

Como o posicionamento de marca define o futuro da sua comunicação

O posicionamento de marca molda cada aspecto da sua comunicação, desde a escolha das palavras até os canais que você