Vantagens de um chatbot: é hora de modernizar o seu negócio!

Os chatbots estão por todos os lugares e já fazem parte da nossa rotina diária. Seja pelo WhatsApp, Facebook Messenger ou até sites institucionais, os bots garantem muitos benefícios para os clientes e, obviamente, para as empresas que os contratam. No artigo de hoje, vamos conversar sobre as vantagens de um chatbot.

Um chatbot nada mais é do que um robô, feito por um programa de computador, que simula a conversa humana por meios digitais. A tecnologia, que caiu no gosto dos consumidores e empresários, veio para ficar e promete revolucionar – ainda mais! – a forma que nos comunicamos com as marcas pela internet. 

Uma pesquisa da empresa de consultoria Gartner mostrou que, até o ano de 2020, 85% das demandas de clientes serão resolvidas sem a participação humana. A sua marca ainda não está preparada para atender essa demanda crescente? Não preocupe! Nós podemos te ajudar a desenvolver um robô com características do seu negócio. Confira as principais vantagens de possuir um chatbot para chamar de seu.

Vantagens de um chatbot: Disponibilidade 24/7

Uma das maiores vantagens do chatbot é que, ao contrário de nós humanos, ele nunca fica cansado, doente ou precisa tirar férias. Ele é feito para estar sempre disponível e operar seus comandos 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Sempre que um cliente quiser tirar alguma dúvida ou precisar de uma sugestão imediata sobre os produtos ou serviços da sua marca, o chatbot estará lá, de prontidão para ajudá-lo. Independentemente de ser em um final de semana, feriado ou fora do horário comercial. 

Vantagens de um chatbot: Garantia de satisfação dos clientes

Hoje em dia os consumidores estão mais exigentes com as respostas e soluções das marcas. Com as suas rotinas cada vez mais agitadas, eles não querem ter que enviar diversos e-mail, acessar dezenas de link e muito menos perder horas do seu precioso tempo em ligação com um call center para resolver seus problemas. Sempre disponível, com respostas ágeis e procedimentos assertivos para a resolução de problemas e demandas, o chatbot consegue encantar, conquistas e consequentemente fidelizar os seus clientes. E é sempre bom lembrar: um cliente satisfeito sempre volta a comprar os seus produtos favoritos e indica para a sua rede de contatos os serviços com quais mais se identifica .

Vantagens de um chatbot: Automação de trabalhos repetitivos

Sejamos honestos: ninguém gosta de fazer trabalhos repetitivos por um longo período de tempo. Nem eu, nem você e nem os membros da sua equipe. Sem exceções. Um chatbot pode ser um excelente aliado para resolver e automatizar tarefas morosas como o SAC, por exemplo. Além disso, um estudo mostrou que os humanos conseguem se concentrar em 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo. Ao tentar nos concentramos em mais itens, abrimos uma margem maior para a ocorrência de erros. No mundo corporativo e multitarefa em que nós vivemos, contar com a ajuda de um chatbot para realizar as tarefas repetitivas e de menor complexidade, significa desafogar e aumentar a produtividade da equipe de trabalho.

Vantagens de um chatbot: Redução de custos

Por fim, entenda que aproveitar das tecnologias do chatbot pode te ajudar a economizar. Um estudo da Business Insider mostrou que, ao automatizar ações de SAC com chatbot, é possível reduzir em até 30% o custo de atendimento ao cliente. Como já dissemos anteriormente, a ferramenta pode – e deve – ser utilizada para resolver problemas e responder simultaneamente centenas de dúvidas e elogios. Mas isso não quer dizer que o chatbot substituirá a força humana da sua equipe. Pelo contrário, ele contribuirá para que seus colaboradores permaneçam focados em casos complexos e que necessitem da sensibilidade humana.


Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato com o nosso time e conheça outras vantagens de se investir em um chatbot.

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email